Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Sindicato de Itapecerica reune servidores, prefeito, presidente da Câmara e Autarquia da Saúde

Por Outro autor | 29/04/2011

sindicato1

Paulo SilveiraPlenário ficou lotado durante reunião do Sindicato

O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Itapecerica da Serra reuniu na manhã de sexta-feira, dia 29 de abril, os servidores da Autarquia Municipal Saúde IS. A reunião aconteceu na Associação Amigos do Parque Paraíso e teve a participação do prefeito Jorge Costa, da Superintendente da Autarquia, Michelle Sales e do presidente da Câmara municipal, o vereador Amarildo Gonçalves “Chuvisco”.

Pelo sindicato, participaram o presidente Adalberto Felix Rocha, o secretário Antonio Roberto Gomes e os diretores Marcos de Oliveira e Rosana Brito Moreira.

A reunião serviu para que os servidores tirassem diversas dúvidas em relação ao trabalho, bem como garantiu o empenho do prefeito na busca de diversas melhorias. Aumento salarial, implantação do regime estatutário de trabalho, plano de carreira e acerto de descanso semanal foram os itens discutidos.

O prefeito esclareceu aos participantes da reunião que o aumento salarial possível para este ano será o de 4,11% - negociado durante o ano passado com o Sindicato -, a ser concedido já a partir de 1º. de maio, juntamente com aumento do valor do Auxílio alimentação para R$ 80,00. A defasagem salarial, segundo o prefeito, poderá ser resolvida com a mudança de regime: “meu projeto é não ter salário na prefeitura menor que R$ 800,00”, revelou ele.
 
 
Mudança de regime
A mudança do regime de trabalho regido pela CLT (Consolidação das Leis do trabalho) para estatutário (lei municipal própria) gerou muitas perguntas da parte dos servidores. O presidente do Sindicato, Adalberto Felix Rocha, pediu ao prefeito que esclarecesse quais os benefícios que adviriam da mudança: “o maior benefício será a aposentadoria”, disse o prefeito. Pelo novo sistema, o servidor aposentado não receberá pela previdência nacional, mas pela caixa própria do município. Isso garantirá que todas as revisões salariais dos funcionários da ativa serão repassados também aos inativos.

A contribuição mensal para a previdência, que hoje varia de 8 a 11%, também será reduzida – segundo Jorge Costa, para 5% ao mês, em princípio. Isso também vai gerar um acréscimo no recebimento de salário. A prefeitura não recolherá mais o FGTS (Fundo de garantia por Tempo de Serviço), e o Sindicato vai insistir para que o valor seja acrescido ao salário.

O diretor de Políticas Sindicais, Marcos de Oliveira, solicitou que ao menos houvesse uma gratificação imediata às assistentes e auxiliares de enfermagem. Jorge Costa, no entanto, pediu paciência: “vamos aguardar a apresentação do plano de carreira”, disse ele, afirmando que a verba para as atualizações salariais precisam da avaliação do impacto financeiro das mudanças.
 
Plano de carreira
O prefeito informou que o Plano de Carreira está em fase final de estudo. “Os servidores da Autarquia estão se sentindo excluídos”, reclamou o presidente Adalberto Félix Rocha (já que a Saúde não havia sido incluída na comissão de estudos). A Superintendente da Autarquia, Michelle Sales, respondeu que a situação já estava resolvida, com a indicação de um servidor administrativo para a comissão.

O plano deve ser apresentado em quinze dias, conforme o prefeito. A Administração comprometeu-se a apresentar o plano aos servidores antes de enviar para aprovação da Câmara, afim de que os funcionários dêem as sugestões para o plano: “as reuniões podem ser no Delfim Verde, onde tem espaço”, sugeriu o prefeito, falando sobre o clube municipal – que tem estrutura suficiente para receber mais pessoas.

O vereador Amarildo Gonçalves explicou que a implantação do plano de carreira ainda vai levar algum tempo: “se formos rápidos, dois meses”, apostou.

Por último, foi discutida a questão do descanso remunerado para os funcionários que trabalham em regime de escala (conhecida como 3ª. folga). A superintendente da Autarquia, Michelle Sales, disse que isso será incluído na lei que vai implantar o plano de carreira. A promessa agradou aos servidores.

Após a reunião, o presidente Adalberto avaliou como satisfatório o resultado: “os pedidos dos servidores foram atendidos, dentro do possível, e somente o fato de podermos discutir com a Administração já é um avanço”, destacou. O prefeito Jorge Costa também considerou a reunião positiva: “assim vocês me dizem o que precisam”, falou aos servidores, “e eu também posso apresentar a minha situação a vocês”, completou.
 
Orçamento 2012
No mesmo horário, na sede da Prefeitura Municipal, o diretor José Antunes da Silva filho representava o Sindicato na 1ª. Audiência Pública do Orçamento municipal de 2012. A participação do Sindicato vai definir a apresentação de proposta da campanha salarial e de benefícios do próximo ano.

Paulo Silveira

23/06/2018

Vereador André Egydio convida população para coleta de doação de sangue

Na próxima segunda-feira, 25/06, das 9h às 16h, o vereador André Egydio (PSDB) faz um convite...

23/06/2018

Câmara Municipal aprova em primeira votação Lei de Diretrizes Orçamentárias

Na terça-feira, dia 19, a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou, em primeira votação, a...

20/06/2018

Pré-candidatura de Aprígio a deputado estadual é oficializada em Taboão da Serra

Em evento realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região em Taboão da Serra, o...

18/06/2018

TaboãoPrev presta contas durante audiência pública na Câmara Municipal

A autarquia municipal TaboãoPrev, responsável pelo fundo de pensão do funcionalismo público,...

18/06/2018

Câmara Municipal de Taboão aprova alteração da alíquota patronal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram, durante a sessão do último dia 12, um projeto de lei...

17/06/2018

Jones Donizette deixa secretaria para coordenar campanhas

Homem forte do governo do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, o secretário de Tecnologia e...

16/06/2018

Joice Silva, Érica Franquini e Cido da Yafarma recebem título de Embaixadores

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva, a vereadora Érica Franquini e o vereador...

15/06/2018

Ex-ministro Marcos Pereira visita Taboão e reforça aliança entre PRB e PSDB

O presidente nacional do PRB, e ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior, Marcos Pereira,...

15/06/2018

Vereador Dr. André da Sorriso faz blitz de incentivo à doação de sangue

Nesta quinta-feira  (14) o vereador Dr. André Egídio  e sua equipe promoveram uma blitz de...

14/06/2018

Chuvisco convida população para lançamento de sua pré-candidatura

O ex-prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, realiza o lançamento...

24/06/2018

ROMU prende homem acusado de tráfico de entorpecente no Jardim Salete em Taboão

Um homem foi preso na manhã deste domingo 24, acusado de tráfico de drogas no Jardim Salete em...

23/06/2018

GCM de Taboão morre em acidente de motocicleta na BR próximo a Embu

GCM Fidelis de Taboão da Serra morreu na noite desta sexta-feira 22, vítima de um acidente de...

23/06/2018

Vereador André Egydio convida população para coleta de doação de sangue

Na próxima segunda-feira, 25/06, das 9h às 16h, o vereador André Egydio (PSDB) faz um convite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.