Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Sindicato de Itapecerica reune servidores, prefeito, presidente da Câmara e Autarquia da Saúde

Por Outro autor | 29/04/2011

sindicato1

Paulo SilveiraPlenário ficou lotado durante reunião do Sindicato

O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Itapecerica da Serra reuniu na manhã de sexta-feira, dia 29 de abril, os servidores da Autarquia Municipal Saúde IS. A reunião aconteceu na Associação Amigos do Parque Paraíso e teve a participação do prefeito Jorge Costa, da Superintendente da Autarquia, Michelle Sales e do presidente da Câmara municipal, o vereador Amarildo Gonçalves “Chuvisco”.

Pelo sindicato, participaram o presidente Adalberto Felix Rocha, o secretário Antonio Roberto Gomes e os diretores Marcos de Oliveira e Rosana Brito Moreira.

A reunião serviu para que os servidores tirassem diversas dúvidas em relação ao trabalho, bem como garantiu o empenho do prefeito na busca de diversas melhorias. Aumento salarial, implantação do regime estatutário de trabalho, plano de carreira e acerto de descanso semanal foram os itens discutidos.

O prefeito esclareceu aos participantes da reunião que o aumento salarial possível para este ano será o de 4,11% - negociado durante o ano passado com o Sindicato -, a ser concedido já a partir de 1º. de maio, juntamente com aumento do valor do Auxílio alimentação para R$ 80,00. A defasagem salarial, segundo o prefeito, poderá ser resolvida com a mudança de regime: “meu projeto é não ter salário na prefeitura menor que R$ 800,00”, revelou ele.
 
 
Mudança de regime
A mudança do regime de trabalho regido pela CLT (Consolidação das Leis do trabalho) para estatutário (lei municipal própria) gerou muitas perguntas da parte dos servidores. O presidente do Sindicato, Adalberto Felix Rocha, pediu ao prefeito que esclarecesse quais os benefícios que adviriam da mudança: “o maior benefício será a aposentadoria”, disse o prefeito. Pelo novo sistema, o servidor aposentado não receberá pela previdência nacional, mas pela caixa própria do município. Isso garantirá que todas as revisões salariais dos funcionários da ativa serão repassados também aos inativos.

A contribuição mensal para a previdência, que hoje varia de 8 a 11%, também será reduzida – segundo Jorge Costa, para 5% ao mês, em princípio. Isso também vai gerar um acréscimo no recebimento de salário. A prefeitura não recolherá mais o FGTS (Fundo de garantia por Tempo de Serviço), e o Sindicato vai insistir para que o valor seja acrescido ao salário.

O diretor de Políticas Sindicais, Marcos de Oliveira, solicitou que ao menos houvesse uma gratificação imediata às assistentes e auxiliares de enfermagem. Jorge Costa, no entanto, pediu paciência: “vamos aguardar a apresentação do plano de carreira”, disse ele, afirmando que a verba para as atualizações salariais precisam da avaliação do impacto financeiro das mudanças.
 
Plano de carreira
O prefeito informou que o Plano de Carreira está em fase final de estudo. “Os servidores da Autarquia estão se sentindo excluídos”, reclamou o presidente Adalberto Félix Rocha (já que a Saúde não havia sido incluída na comissão de estudos). A Superintendente da Autarquia, Michelle Sales, respondeu que a situação já estava resolvida, com a indicação de um servidor administrativo para a comissão.

O plano deve ser apresentado em quinze dias, conforme o prefeito. A Administração comprometeu-se a apresentar o plano aos servidores antes de enviar para aprovação da Câmara, afim de que os funcionários dêem as sugestões para o plano: “as reuniões podem ser no Delfim Verde, onde tem espaço”, sugeriu o prefeito, falando sobre o clube municipal – que tem estrutura suficiente para receber mais pessoas.

O vereador Amarildo Gonçalves explicou que a implantação do plano de carreira ainda vai levar algum tempo: “se formos rápidos, dois meses”, apostou.

Por último, foi discutida a questão do descanso remunerado para os funcionários que trabalham em regime de escala (conhecida como 3ª. folga). A superintendente da Autarquia, Michelle Sales, disse que isso será incluído na lei que vai implantar o plano de carreira. A promessa agradou aos servidores.

Após a reunião, o presidente Adalberto avaliou como satisfatório o resultado: “os pedidos dos servidores foram atendidos, dentro do possível, e somente o fato de podermos discutir com a Administração já é um avanço”, destacou. O prefeito Jorge Costa também considerou a reunião positiva: “assim vocês me dizem o que precisam”, falou aos servidores, “e eu também posso apresentar a minha situação a vocês”, completou.
 
Orçamento 2012
No mesmo horário, na sede da Prefeitura Municipal, o diretor José Antunes da Silva filho representava o Sindicato na 1ª. Audiência Pública do Orçamento municipal de 2012. A participação do Sindicato vai definir a apresentação de proposta da campanha salarial e de benefícios do próximo ano.

Paulo Silveira

sonia gonçalves rocha

bom dia aos cuidados,do prefeito jorge costa,eu não só gostaria de fazer um comentario como um pedido,para o prefeito,eu faço esse pedido em, nome de todas as mães que tem seus filhos matriculados,nas escolas do municipio de itapecerica da serra,dentro dos bairros,do jd jacira,santa julia,crispim etc. peço que o prefeito faça uma parceria com o prefeito de são paulo para que as crianças que estuda receba o leite para o seu,melhor sustento. gostaria que o prefeito analizasse que essas cianças nem todos os dias,suas mães podem comprar leite mas se as escolas,pudesse dar seria bom para elas,vamos compartilhar com mais esse alimento que a marta intregou quando estava no,cargo de prefeita,mas que agora pertence ao cassab mas não é justo só no municipio de são paulo ter entregas de leite para as crianças e no nosso municipio as crianças ficar em,falta desse alimento que é o leite. por favor espero respostas obrigada

Adriano

MARIO disse tudo,o que esse senhor fez??? Era morador do parque paraiso,procura algo que ele fez por lá??

mario

Fico indgnado ao ver esse tal de chuvisco falando sobre reforma administrativa, mudança de regime para estatutário e aumento de salários, isso não é de competência dele e nem do legislativo, diga-se de passagem é muito mal conduzido, alguém tem que colocar esse cara no seu devido lugar, faço a seguinte pergunta, o que esse tal de chuvisco fez como legislador nesses anos todos na camara? ai vai a resposta., com certeza não fez nada de notavél, e ainda que ser prefeito, mas esquece que o povo ainda vota e com certeza não elegerá um debíl para ciudar de nossa cidade, precisamos de pessoas comprometidas com o nosso povo e não desses aproveitadores de plantão. COM FÉ EM DEUS, NOS LIVRAREMOS DESTE MAL.

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

24/06/2017

Audiência Pública na Câmara Municipal debateu investimentos da saúde em Taboão

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou no último dia 14...

24/06/2017

Câmara Municipal de Taboão da Serra aprova LDO em primeira votação

Os vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 20,...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Polícia de Campinas apreende 2 toneladas de maconha que vinha para Embu

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.