Vereador Macário participa da implantação do Parlamento Metropolitano

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 29/04/2011

Uma reunião na Câmara Municipal de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, dia 25, definiu a data para implantação do Parlamento Metropolitano (ParlaMet), que irá reunir os vereadores das 39 cidades da Grande São Paulo. O presidente da Câmara de Taboão da Serra, Macário, participou do encontro e disse que o no dia 9 de maio um grande evento irá marcar a oficialização da criação do Parlamento.

De acordo com Macário, a união dos municípios da Região Metropolitana irá debater soluções para problemas comuns. “Hoje é impossível discutir problemas como o lixo, o trânsito e o transporte público sem pensar em uma saída para toda a Grande São Paulo, não vemos mais as divisas entre os municípios, temos que pensar no macro”, disse.

O encontro desta segunda-feira, a última reunião antes do lançamento oficial do Parlamento Metropolitano, definiu algumas ações que serão feitas até a data. “Vamos apresentar moções de apoio ao projeto dentro das Câmaras Municipais, essa é uma forma de mostrar que todas as cidades são favoráveis a implantação do parlamento”, disse Macário.

Para o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, questões como os mananciais e o depósito de resíduos sólidos, essa precisam ser resolvidas com diálogo. “Sempre a pressão de São Paulo sobre as outras cidades é maior. No caso do lixo, é importante trabalhar tanto o nível de controle sócio-ambiental nas regiões de aterros, quanto maneiras de compensar isso, inclusive no curso da deposição”.

Dimensões

O Parlamento Metropolitano reunirá 547 vereadores, somando as 39 Câmaras Municipais. Ele representará uma área de 7.943 km², onde vivem aproximadamente 20 milhões de pessoas. O PIB da região é de R$ 572 bilhões, o que corresponde a 57,7% do total do Estado, e 18,8% do PIB nacional.

Eduardo Toledo

Comentários