Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Conisud visa resolução de problemas na região

Por Karen Santiago | 28/04/2011

seminario

Karen SantiagoGeraldo Cruz discursa observado pelos prefeitos, Chico Brito, Evilásio Farias e Jorge Costa

Com intuito de unir vários setores da sociedade civil a fim de somar esforços com o poder público visando à resolução de problemas comuns nas cidades de Taboão, Embu das Artes, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu que fazem parte do Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud), o prefeito de Embu e presidente do consórcio, Chico Brito recebeu nesta quinta-feira, dia 28 de abril, prefeitos, secretários e vereadores das cidades que se reuniram em um Seminário de Políticas de Desenvolvimento Regional.

Avançando na articulação conjunta de ações e na implantação de políticas públicas para enfrentar problemas e buscar soluções, o encontro objetiva a formação de Câmaras Técnicas, que serão compostas por representantes da sociedade civil e do poder público. O seminário tratou de projetos nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente: Saneamento e Resíduos Sólidos, temas debatidos durante divisão de cada grupo.

Otimista com a formação das Câmaras Técnicas, Chico Brito acredita que elas serão um importante e permanente fórum de debates, articulação estratégica e elaboração de projetos e políticas públicas em prol do desenvolvimento regional. “As câmaras servirão de instrumentos para a solução dos problemas regionais, porque não existe solução individual e sim de forma coletiva. Quando melhora a saúde em uma cidade, os moradores vão prá lá, segurança também é assim”, avalia.

Para ele, o serviço precisa ser municipalizado. “Com a criação das câmaras técnicas vamos dar um salto qualificativo para resolver os problemas regionais, com políticas públicas de qualidade para a população”, finalizou.

A câmara técnica irá debater o desenvolvimento econômico da região que terá uma missão no mínimo grandiosa: encontrar alternativas para fortalecer o desenvolvimento da região, superando as imposições e restrições estabelecidas para as áreas de mananciais.

O Deputado Estadual, Geraldo Cruz, salientou que a cidade vive um momento histórico. “Está é a 1a vez que estamos colocando sociedade civil na mesa. Acredito que a região tem um potencial muito grande, só não cresce com indústrias por ser área de manancial. Estou otimista com esse desenvolvimento da região”, pontuou.

Wagner Eckstein, presidente da Aversud e vereador de Taboão lembrou que o trabalho de forma unificada do poder público trouxe para a cidade a Universidade Federal e também a implantação do Samu regional para as cidades que não possuíam o serviço.

Atualmente a região tem várias lutas regionais em andamento. Entre elas estão à conquista do campus da Unifesp no Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, a usina de reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos, a ampliação de leitos do Hospital Geral do Pirajuçara e o Samu Regional.

Compareceram no seminário, os prefeitos de Itapecerica, Jorge Costa, Taboão, Evilásio Farias, Juquitiba, Cida Maschio secretários municipais e vereadores das seis cidades.

vanoir koehler

Parabens, por esse grande passo, e parabens prefeito Chico Brito por assumir a presidencia do consórcio isso demonstra que o senhor e seus pares tem uma leitura correta do grande momento consorcial que vivemos no Brasil, e temos muita esperiencia no que diz respeito as camaras setoriais, pois a primeira camara setorial do meio ambiente apresentada em Brasilia já com regimento foi a do nosso consórcio Vale do Jacui. hoje administro dois consorcios, totalizando 950 mil pessoas divididas em 46 municipios, onde tem municipio com 300 mil habitantes e municipios com 2 mil habitantes, só o consórcio bem administrado dá a respostas que os municipes querem e eleva a liderança dos politicos que tem visão administrativas. para problemas diferentes soluções diferentes para problemas comuns CONSÓRCIO ABERTO EM CAMARAS SETORIAIS. PARABENS.

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

13/06/2017

Municípios paulistas recebem R$ 443 milhões em repasses de ICMS

O governo do Estado de São Paulo deposita nesta terça-feira, 13/6, R$ 443,11 milhões em repasses...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.