Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Conisud visa resolução de problemas na região

Por | 28/04/2011

seminario

Karen SantiagoGeraldo Cruz discursa observado pelos prefeitos, Chico Brito, Evilásio Farias e Jorge Costa

Com intuito de unir vários setores da sociedade civil a fim de somar esforços com o poder público visando à resolução de problemas comuns nas cidades de Taboão, Embu das Artes, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu que fazem parte do Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud), o prefeito de Embu e presidente do consórcio, Chico Brito recebeu nesta quinta-feira, dia 28 de abril, prefeitos, secretários e vereadores das cidades que se reuniram em um Seminário de Políticas de Desenvolvimento Regional.

Avançando na articulação conjunta de ações e na implantação de políticas públicas para enfrentar problemas e buscar soluções, o encontro objetiva a formação de Câmaras Técnicas, que serão compostas por representantes da sociedade civil e do poder público. O seminário tratou de projetos nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente: Saneamento e Resíduos Sólidos, temas debatidos durante divisão de cada grupo.

Otimista com a formação das Câmaras Técnicas, Chico Brito acredita que elas serão um importante e permanente fórum de debates, articulação estratégica e elaboração de projetos e políticas públicas em prol do desenvolvimento regional. “As câmaras servirão de instrumentos para a solução dos problemas regionais, porque não existe solução individual e sim de forma coletiva. Quando melhora a saúde em uma cidade, os moradores vão prá lá, segurança também é assim”, avalia.

Para ele, o serviço precisa ser municipalizado. “Com a criação das câmaras técnicas vamos dar um salto qualificativo para resolver os problemas regionais, com políticas públicas de qualidade para a população”, finalizou.

A câmara técnica irá debater o desenvolvimento econômico da região que terá uma missão no mínimo grandiosa: encontrar alternativas para fortalecer o desenvolvimento da região, superando as imposições e restrições estabelecidas para as áreas de mananciais.

O Deputado Estadual, Geraldo Cruz, salientou que a cidade vive um momento histórico. “Está é a 1a vez que estamos colocando sociedade civil na mesa. Acredito que a região tem um potencial muito grande, só não cresce com indústrias por ser área de manancial. Estou otimista com esse desenvolvimento da região”, pontuou.

Wagner Eckstein, presidente da Aversud e vereador de Taboão lembrou que o trabalho de forma unificada do poder público trouxe para a cidade a Universidade Federal e também a implantação do Samu regional para as cidades que não possuíam o serviço.

Atualmente a região tem várias lutas regionais em andamento. Entre elas estão à conquista do campus da Unifesp no Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, a usina de reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos, a ampliação de leitos do Hospital Geral do Pirajuçara e o Samu Regional.

Compareceram no seminário, os prefeitos de Itapecerica, Jorge Costa, Taboão, Evilásio Farias, Juquitiba, Cida Maschio secretários municipais e vereadores das seis cidades.

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.