Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

15 mil assistiram Paixão de Cristo em Taboão

Por Sandra Pereira | 23/04/2011

cristo

Sandra PereiraEncenação da Paixão de Cristo é o maior e mais tradicional evento de Taboão da Serra Galeria de Fotos

A 55ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra emocionou os moradores e visitantes que vieram prestigiar a maior e mais tradicional encenação da Paixão da região. A organização do evento estima que 15 pessoas participaram da encenação nesta sexta-feira, 22. A encenação contou em detalhes a emocionante história de Jesus Cristo, que após mostrar ao mundo a imensidão do seu amor por meio de milagres e pregações que atraiam multidões foi crucificado e ressuscitou ao  terceiro dia como havia dito aos seus discípulos.

A encenação da Paixão de Cristo acontece em Taboão antes da emancipação da cidade. É o evento maior e mais tradicional do município. Por essa razão a expectativa em torno dele é grande. Esse ano as novidades foram o palco maior e com dois acessos facilitando a interação com o público, cenários novos, figurino, som e iluminação mais profissional. Ao todo 120 atores e figurantes se revezaram na apresentação dos momentos mais marcantes da história de Jesus. O ator Heric Alvarez, que atua há sete anos na Paixão foi o Cristo pela primeira vez.

cristo1

Jesus reparte o pão para a última ceia com os discípulos


A encenação da Paixão de Cristo começou no Parque das Hortênsias. No grande palco montado no local artistas voluntários da comunidade retrataram os momentos mais emocionantes da trajetória de Jesus Cristo na Terra vivendo como homem. Nas cenas bem construídas o público viu passagens como a tentação de Jesus no deserto, a expulsão dos mercadores do tempo, o perdão a Maria Madalena, a cerimônia do lava pés, a última ceia, a traição de Judas, a prisão e condenação de Jesus.

Após Jesus ser flagelado pelos soldados romanos e tomar a cruz os artistas arrastaram a multidão de fiéis saindo do Parque das Hortênsias em direção ao Morro do Cristo. No trajeto que passou por várias ruas do centro de Taboão Jesus foi chicoteado pelos soldados, humilhado e por várias vezes encontrou com sua mãe Maria e a Maria Madalena, a pecadora que ele havia salvo das pedradas por ter sido acusada de adultério.

cristo3

Jesus foi preso pelos soldados romanos e levado para julgamento

No Morro do Cristo uma multidão esperava a chegada de Cristo. Carregando a pesada Cruz que simbolicamente representa o peso dos pecados da humanidade Jesus subiu ao monte onde viveu os últimos instantes de sua vida e partiu para o Pai após a crucificação.

cristo4

Começa a dor e o flagelo no caminho do calvário sob a chicotadas dos soldados de roma

Os artistas conseguiram mostrar todas as humilhações que Jesus sofreu momentos antes de entregar sua alma ao Pai e dar o último suspiro de sua vida terrena. Ele foi crucificado com dois ladrões e prometeu a um deles que creu no Messias estar no mesmo dia ao seu lado no paraíso. Depois de ser morto Jesus foi limpo, envolvido em um pano branco e sepultado. Três dias depois ele ressuscitou triunfante depois de vencer a morte, seu último desafio como homem.

Antes da ressurreição de Jesus o público assistiu as cenas de arrependimento tardio de Judas Escariote depois entregar o salvador mundo para ser morto. Atormentado ele se enforcou numa árvore.

Uma grandiosa queima de fogos marcou o fim do comovente espetáculo. A palavra paz apareceu escrita em chamas numa espécie de painel. Entre lágrimas, gritos e alegria o elenco da Paixão comemorava o sucesso da encenação de 2011. Segundo o monselhor Aguinaldo a encenação foi uma das mais emocionantes dos 21 anos em que ele está a frente da organização do espetáculo.

cristo5

Final do espetáculo aconteceu em grande estilo no Morro do Cristo


21º

Devaki Dasley Rangel

Gostaria muito de agradecer muito a todos pq como sitado anteriormente sem a entrega a dedicação de todos sem e seção, não haveria espetáculos. Desculpa a todos que d uma forma ou outra eu ofendi por nervosismo do trabalho. Todos os de parabéns.

20º

lenilda rodrigues de farias

PARABENS: ERIC ALVAREZ . VC NAO FOI SÓ UM ATOR VC É O ATOR

19º

Rose Ferreira

Parabéns á todos que fizeram, mais uma vez, a "Paixão" brilhar no cenário desta cidade. Luiz e toda a equipe, PARABÉNS!!!! Parabéns tambem ao fotografo, as fotos são perfeitas, dignas deste espetáculo. Abraços à todos os amigos da Cultura, Rose Ferreira.

18º

Cida Bertozzi

Quero dar Parabéns a todos os participantes deste belíssimo espetáculo, adorei nunca tinha assistido,fico muito orgulhosa por você meu amigo Gau, Beijs.

17º

Joel Macedo

Quero dar os parabéns a todos os Participantes da 55ª Paixão de Taboão vi as fotos na internet e apreciei os detalhe do cenário, pude ver a maquete na exposição do Shopping Taboão e fiquei deslumbrado. Os figurino e de melhor qualidade, Tenho que dar meus parabéns para ator Heric Alvarez que fez o papel de Jesus, conheço seus trabalho e sua trajetória és digno desse personagem Excelente ... Em especial queria agradecer a Bia Couto tive o prazer de presenciar o profissionalismo e a dedicação do seu trabalho nos bastidores do CEMUR se mostrou a disposição de ajudar na medida do possível a paixão do pirajussara junto com Luiz Domingues , sou muito grato por isso, SOMOS PARCEIRO deixo para o final de coração meu agradecimento para Márcia Regina Secretaria de Cultura e Turismo ajudou também a paixão do pirajussara com o palco e iluminação, A 55ª Paixão de Cristo teve salto de Qualidade e Superação de todas expectativa. PARABÉNS EQUIPE DA CULTURA

16º

Gau Ferreira

Agradeço os elogios pela cenografia, apesar de ser só mais um complemento dentre tantos outros que compõem a Paixão de Cristo. Parabéns a todos e todas que participaram deste grande espetáculo!!

15º

wladimir raeder

Belíssima fotos!

14º

Luiz Domingues

Prezada Sandra, parabéns pela matéria, Quero agradecer a todos que nos ajudaram direto ou indiretamente, sobre tudo a nossa Vice-Prefeita e Secretária de Cultura e Turismo Profª Márcia Regina da Silva, que fez a coordenação geral da produção da 55ª encenação da Paixão de cristo e confiou, a mim, a direção geral das edições 2009/2010 e 2011. Uma abraço especial ao cenógrafo e artista plástico Gal Ferreira, que brilhantemente criou a cenografia, ao David Lima, figurinista que pelo terceiro ano consecutivo encheu nossos olhos com sua criatividade, ao Devak Dasley que dirigiu as cenas dos soldados romanos, Soldados de Herodes e guardas de Caifás, a Eliane Weifürter que dirigiu as cenas de todo o povo, ao coreógrafo Tony Sá, que trabalhou a expressão corporal do elenco, ao Alexandre Miano que dirigiu cenas do parque das Hortênsias e Bia Couto que dirigiu cenas do Morro do Cristo como também fez a produção de adereços, ao Ademir Leocádia da trilha musical e efeitos sonoros, ao Sandro Ferreira iluminador do espetáculo, aos Contra-regras: Giselly Nery, Lenilda Farias e Wellington da Silva, ao Marcelo Patrick e Daniel Fagundes da Associação Fique Vivo que gravaram e editaram os diálogos e vozes desta encenação, ao Wladmir Raeder e Gustavo Gonçalves pela cobertura incansável, pela captação e edição de imagens e pela exposição da Paixão de Cristo no Shopping Taboão, aos pirofágicos Rager Luam e Everton Lima. A todos fotógrafos e jornalistas. A todos os funcionários da Secretaria de Cultura. Um abraço com carinho a todo o público! Aos atores e atrizes, quero dizer que foi um privilégio, ver nascer a cada ensaio o trabalho de interpretação de cada um de vocês. Quero afirmar aqui: não seria possível fazer esse grande espetáculo se não fosse à colaboração de cada um aqui citado. Muito obrigado e um grande abraço a todos! Jesus: Heric Alvarez Narrador: Maira Galvão João Batista: Kenny Rogers Herodes: Edison Lupe Herodíades: Thais Pimentel Salomé: Josy Nonatto Palaciano: Vinícius Santos Judas Iscariotes : Carlos Moreno Diabo1: Rager Luan Diabo 2: Will Fabulous Barrabás: Erley Santos Caifás: Adelmo Rosa Cleopas: Adelmo Rosa Pilatos: Luiz Bezerra Flavio Lucio: Wellington Astorga Claudia Prócula: Natasha Lamark Pedro: Aparecido Isidoro Júnior Homen 1: Everton Vasconcelos Homem 2: Walker Meira Souza Nicodemos: Agenor Lucena Testemunha 1: Valdete Conceição Testemunha2: Mayara Brasil Perseguidor de Pedro: Thayara Cristine Perseguidor de Pedro: Jane Freitas Maria mãe de Jesus: Eliane Weifürter Maria Madalena: Joselma Costa Verônica: Liniane Christh dos santos Dimas: Anderson Ferraz Gestas: Everton Lima de oliveira Longinos: Devak Dasley Rangel Petrônio: Marcos Vinícius Damasceno Maria (irmã de lázaro): Graça Vicente e a Todo o elenco do povo. Luiz Domingues Diretor do espetáculo Paixão de Cristo de Taboão de Serra

13º

lenilda rodrigues de farias

a reportagem esta linda muito linda mas quero dizer que na paixao de cristo entre todas as cenas a mais emcionante na minha opiniao foi pilatos e claudia de mais na quele momento da cena 19 ou seja a penultima foi so choro na plateia o ator que fez pilatos fez carandirú 2 e varias novelas como escrava izaura filmes entre outros trabalhos e natasha lamark alem de bela boa atriz fez a cena brilhar mais e mais meus agradecimentos a voceis que sabem dar valor o que é bom sandra que deus te ilumine sempre ass: de produçao leniyfarias

12º

William Fernandes

Tive essa grande oportunidade de interpretar esse grande marco da paixão de cristo que é a tentação no deserto, interpretando o DIABO, eu, fiquei muito surpreso com a retribuição do publico e o carinho, gostaria de agradescer muito BIA COUTO,DIRETO DO MORRO E PRODUÇÃO, JOSY NONNATO SALOMÉ, EDISON LUPE HERODES, TAIS PIMENTEL, RAGER LUAN DIABO I, ENTRE MUITOS, pela força, e pra mim foi a melhor paixão de cristo que poderiamos imaginar, e ao povo muito BRIGADO PELO CARINHO. Beijos

11º

Luciana Santana

Achei a apresentação bonita, mas os guardas eram abusados mesmo e tinha muita gente bebendo no caminho do morro. É uma pena as pessoas agirem assim num momento como esses.

10º

jussara

Nao gostei de ver a quantidade de jovens que havia bebados e bebendo vinho e pinga na festa. A nossa juventude está realmente perdida - nem na paixao eles param para pensar...

jose benicio de almeidal.com

acei muito lindo que Deus abençoe a todos que fizeram parte desta encenaçao

Ednea Ramos

Parabéns a todos pela apresentação simplesmente belíssima.

Josias Patriolino - Itapecerica da Serra

Sandra, parabéns pelas fotos e pela reportagem! Eu participo da Encenação, e desta vez fui um dos guardas de Caifás. Francisca, acho que houve um excesso sim, mas os soldados romanos queriam realmente fazer acreditar que viviam naquela época, daí a preocupação em dar espaço à passagem de Cristo e dos ladrões rumo ao Calvário (o que tirou um pouco do espaço dos espectadores). Parabéns ao Héric Alvarez (Jesus), ao Adelmo Rosa (meu chefe, Caifás) e a todos os demais. Agradeço mais uma vez ao Luiz Domingues pela oportunidade de me fazer viver dentro deste espetáculo de fé e emoção. Obrigado mesmo, de coração!

Francisca Maria almeida gomes

Achei muito bonita a apresentação, apesar que foram pladas passagens importantes, por exemplo Jesus lava e beija os pés dos apostolos e faltou o beijo. Não gsotei da maneira como os atores estavam tratando as pessoas durante a procissão, haviam uns 2 ou 3 mais preocupados em chamar a atenção do qeu em contraccenar, p´ra mim eles estrapolaram, trataram agente aos gritos, com arrogâancia e ignorância, tirando eles o trabalho em si foi muito bonito.....PARABÉNS

Francisca Maria almeida gomes

Achei bonita a apresentação, apesar de ter faltado algumas coisas, por exemplo no lava pés, Jesus lava e beija os pés dos apostolos e ele não beijou, dentre outras coisas. Haviam uns 2 ou 3 atores que faziam os soldados que trataram agente muito mal durante a procissão, deixaram bem claro a arrogância e ignorancia, estavam mais preocupados em chamar atenção do que em contracenar, tirando eles vocês estão de PARABÉNS..emcontracenar, tirando eles

valdemir

Acho muito emocionante á encenaçaõ de cristo na sexta feira santa.È uma das coisa mais tristes e mais emocionante que pode existir neste mundo.ver Cristo sendo sacrificado por nós.Que ele perdoe nossos pecados.

raquel amorim

na minha cidade sao joao del rei mg tambem temos a insenaçao da paixao de Cristo e belissima, parabens a cultura

Edson Emaq

Parabéns Sandra Pela Materia, aliás tudo que você Publica é lindo, faz sentido pena que não pude ir mais já me falaram que foi lindo!...

Dayse

Sandra parabéns pela reportagem,e eu queria dizer que eu nunca tinha visto a encenação mais fiquei sem palavras e muito lindo que pena que as fotos não passa nem a metade da emção vivida pessoalmente e de mais parabéns a todos que de auguma forma participou para que este evento grandioso acontecese

29/05/2017

Taboão teve duas mulheres palestrantes na 1ª Virada Feminina de São Paulo

Taboão da Serra teve duas representantes entre as palestrantes da 1ª Virada Feminina ocorrida...

26/05/2017

1º Fórum de Cultura & Arte de Embu das Artes acontece neste sábado (27)

A Secretária Municipal de Cultura irá realizar no próximo sábado (27), O primeiro Fórum...

25/05/2017

Abolição da escravatura é comemorada com atividades culturais em Taboão

Dia 13 de maio é comemorado a Abolição da Escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada...

22/05/2017

Seminário com autoridades debate racismo em Itapecerica

Raças, credos e gêneros, todos juntos discutindo uma sociedade sem discriminação, mais...

10/05/2017

Festa de Santa Cruz anima público com diversidade de cultura popular

As secretarias de Cultura e a de Turismo da Prefeitura de Embu das Artes realizaram nos dias 5,...

05/05/2017

Ricardo Ozcar lança segundo CD no Pé da Serra em Embu

Explodiu! Na véspera de feriado, 30/04, a Casa de Shows Pé da Serra, em Embu das Artes, foi o...

13/04/2017

Encenação da Paixão de Cristo de Taboão acontece nesta sexta (14)

A maior e mais tradicional Paixão de Cristo da região acontecerá nesta sexta-feira, 14, no...

12/04/2017

Em Taboão, Desfile de 7 de Setembro abordará “A Evolução da Arte do Mundo”

Após ouvir sugestões de diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e...

09/04/2017

Prefeitura de Taboão inicia inscrições para o Coral da Cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra abre neste mês de abril as inscrições para o Coral da Cidade....

06/04/2017

VIII Noite da Pizza da Músicos do Futuro acontece neste sábado em Taboão

A Associação Músicos do Futuro, entidade parceira da Prefeitura de Taboão da Serra, realiza...

29/05/2017

Acidente com um vítima fatal travou o trânsito na Régis Bittencourt em Taboão

Uma pessoa morreu por conta de um acidente grave envolvendo 5 veúlos no começo da noite deste...

29/05/2017

FF sinaliza que poderá dar abono para os servidores públicos em Taboão

O prefeito Fernando Fernandes sinalizou com a possibilidade de conceder abono salarial aos...

29/05/2017

Diário Oficial de São Paulo será publicado exclusivamente em versão digital

Seguindo uma tendência do mercado global e caminhando em direção a um futuro moderno e...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.