Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Confusão adia votação das contas de ex-prefeito

Por Sandra Pereira | 20/04/2011

tab

Sandra PereiraVereadores ficaram reunidos por várias horas sessão acabou depois das 23 horas

Uma confusão generalizada se instalou na sessão desta terça-feira (19) na câmara municipal de Taboão da Serra durante a apreciação das contas de 2004 do ex-prefeito Fernando Fernandes. Os vereadores passaram quase três horas em reunião na tentativa de chegar a um entendimento, mas, foi em vão. No plenário, o vereador Wagner Eckstein liderou o esforço para retirar a votação das contas do ex-prefeito da pauta até a justiça delibere sobre o recurso apresentado pela câmara, após a juíza de Taboão cancelar a sessão que reprovou as contas do prefeito. A sessão desta terça foi a mais longa do ano acabou às 23h27.

Já os vereadores Paulo Félix, Olívio Nóbrega, Eloi e Carlos Andrade ficaram na ponta oposta defendendo a apreciação das contas. Sobrou para o presidente da casa, vereador Macário, que surpreendeu  todos ao acusar o colega petista Wagner Eckstein de tentar “enganá-lo” para retirar a votação da pauta.

“Vereador Wagner, só faltou senhor me chamar de idiota, querendo fazer com que eu retire a votação da pauta. Não estou aqui fazendo nada pela minha cabeça. Estou agindo como presidente que sou, inclusive com o seu voto”, disparou Macário antes de votar a favor do pedido de vistas por 10 dias depois que a votação ficou empatada.

Antes de Macário disparar críticas contra Wagner Eckstein o vereador Paulo Félix havia dito que o pedido de retirada das contas da pauta desmoralizava a presidência da casa responsável pela elaboração da pauta. Eloi afirmou que a elaboração da pauta é premissa da presidência, mas após ela se tornar pública passa a ser instrumento do plenário, e, segundo ele, não pode ser retirada. Eloi disse ainda que a recusa de apreciar as contas poderia prejudicar o processo político na cidade, especialmente para os pré-candidatos da câmara a prefeitura.  

O embate foi o mais forte desse ano na câmara. Os vereadores mais experientes que defendiam a apreciação das contas de Fernando Fernandes mostraram novamente que conhecer bem o regimento interno faz toda diferença para desempenhar bem as funções no legislativo. “Quem não conhece o regimento compre na banca de revista e vá ler”, ironizou Carlos Andrade enquanto justificava que o pedido de retirada da votação da pauta não estava embasado no regimento interno.

O vereador Paulo Félix, líder do governo do prefeito Evilásio Farias e relator das contas de Fernando Fernandes, defendeu a votação e anunciou que deu parecer favorável a aprovação, como fez em 2007. “Não sou amigo do poder. Sou amigo da justiça das coisas corretas. Não é porque o cidadão deixou o poder que eu vou pular no pescoço dele. Essa votação simboliza o novo tempo. O vereador Wagner quer disputar a eleição sozinho e vencer no tapetão”, afirmou Paulo Félix.

Ele ainda fez um discurso pedindo aos vereadores que fizessem a votação sob pena de resgatar o clima de tensão registrado durante a campanha de 2008. Paulo Félix argumentou que o clima de guerra não favorece a nenhum dos pré-candidatos da câmara.

Os vereadores Wagner Eckstein e Alexandre Depieiri argumentavam que era preciso levar em conta a decisão da juíza que cancelou a sessão de 2007 quando a câmara rejeitou as contas do ex-prefeito. A magistrada entendeu que os vereadores não deram direito de Defesa ao ex-prefeito.

“Se votarmos sem ouvir o Fernando Fernandes vamos incorrer no mesmo erro que a justiça apontou na votação de 2007.  O ex-prefeito deveria vir a câmara explicar como conseguiu derrubar a receita da cidade nos dois últimos anos de sua gestão. Como vereador gostaria de saber dele porque isso aconteceu ”, afirmou Wagner Eckstein.

Ele não respondeu a ataque de Macário e disse a Paulo Félix que as suas campanhas sempre foram feitas de maneira simples, na rua, de porta a porta.

21/01/2018

Mesmo em recesso, Câmara Municipal de Taboão da Serra continua com atendimento

Durante o mês de janeiro a Câmara Municipal de Taboão da Serra permanece em recesso parlamentar....

19/01/2018

Taboão da Serra inaugura sede do Corpo de Bombeiros

Já está em operação o novo Posto do Corpo de Bombeiros da cidade de Taboão da Serra. A sede...

16/01/2018

Inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Taboão será dia 19

Nesta sexta-feira, 19, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a deputada estadual...

01/01/2018

Estado envia R$ 57,5 milhões para investimentos em 126 municípios paulistas

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira (28) o repasse do 15º lote de...

26/12/2017

PSB quer Hugo Prado candidato a deputado estadual e Márcio França a governador

A expressiva liderança do jovem presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Hugo Prado,...

23/12/2017

Ney Santos cancela carnê do IPTU 2018; prefeitura vai cobrar igual a 2017

O prefeito Ney Santos anunciou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (22) o cancelamento do...

22/12/2017

Alckmin libera recursos para Itapecerica, Embu das Artes e Embu-Guaçu

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira, 21, no Palácio dos Bandeirantes, o...

22/12/2017

Moradores de Embu das Artes farão ato contra o aumento do IPTU dia 27

Após receber os carnês de IPTU 2018 com valores elevados pela atualização da Planta Genérica e a...

19/12/2017

TJ acata ADIN do PT e suspende taxa do lixo 2017 de Embu das Artes

O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), sugerida...

17/12/2017

Em clima festivo, Câmara de Taboão aprova novo estatuto da GCM

Em clima festivo e com discursos de elogios à Guarda Civil Municipal (GCM), os vereadores de...

23/01/2018

Mulher esfaqueada nas costas pelo marido luta pela vida internada no HGP

Uma moradora de Embu das Artes identificada como Cleusa Alves de Amorim, 35 anos, está internada...

23/01/2018

Empresa DPC faz transporte e destinação final de resíduos em São Paulo

A DPC serviços é uma empresa voltada ao mercado de coleta transporte e destinação final de...

22/01/2018

Joice Silva destaca união de poderes durante a inauguração do Corpo de Bombeiros

A inauguração da nova sede do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra aconteceu na manhã desta...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.