Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Final de semana cultural em Embu e Taboão

Por | 15/04/2011

paixao1_1

Sandra Pereira Imagens que mostram o calvário e a história da encenação, são apresentados na exposição que comemora a Paixão de Cristo, em Taboão

O final de semana em Embu das Artes e Taboão da Serra será ideal para quem gosta de eventos culturais. Em Taboão, as opções variam desde os mistérios da dança Indiana que vai invadir o Cemur, neste sábado a partir das 15h à exposição que retrata os 55 anos da Paixão de Cristo da cidade, no Shopping Taboão.

Em Embu, a opção é a V Semana Literocultural, de 15 a 24 de abril. A semana conta com lançamento e feira de livros, debates sobre literatura e novo Acordo Ortográfico, no Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29), além de Recital Itinerante na Escola, um programa de dramatização poética e musical, com participação dos grupos Circo do Sô Léo, Coletivo Poético e Cia. Tearte. A entrada é gratuita.

No cinema do Shopping Taboão, as estréias são Pânico 4 (terror) e Eu sou o número 4. O filme que está encantando os apaixonados por cinema é a animação Rio (do mesmo diretor da Era do Gelo). 'Rio' conta a história de uma arara que resolve deixar sua vida em uma gaiola numa pequena cidade dos Estados Unidos e partir para o Rio de Janeiro.

O Shopping Taboão oferece ainda a oficina “Minigourmets”. Instalados numa minicozinha de cenografia lúdica, os pequenos terão direito ao uso de uniforme – avental e chapéu de mestre-cuca – para preparar pizzas, pirulitos, biscoitos e muffins com chocolate ao leite ou branco com confeitos de finalização dos pratos. Um espaço para crianças de até 3 anos está reservado junto aos pais e os minigourmets confeccionarão um livro de receitas.

E para comemorar a Paixão de Cristo que está a todo o vapor em Taboão, o evento ganhou a exposição “Assim Começa uma Paixão”, que será apresentada no Shopping Taboão de 08 a 24 de abril. Esta exposição é resultado de uma pesquisa do Centro de Memória e Documentação, departamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e visa coroar o trabalho de 55 anos na realização deste evento que atrai uma multidão de pessoas para a cidade.

Imagens que mostram o calvário, a participação popular, a crença religiosa, a emoção e o talento dos artistas taboanenses em 24 fotos. Também outros objetos compõem a exposição: figurinos, apetrechos cênicos de várias épocas e a maquete do cenário e do palco que serão utilizados na próxima paixão.

Além das imagens que resgatam a história da encenação, quem visitar o acervo poderá ver também um documentário, produzido pelo Núcleo de Cinema da Secretaria. "Uma plástica elaborada pelos atuais produtores e artistas diretamente envolvidos no espetáculo", relata Wladimir Raeder, coordenador do Centro de Memória e Documentação de Taboão da Serra.

Serviço:
Oficina de Dança e espetáculo “Arpana. Uma oferenda aos deuses”.
Data: 16/04/2011
Horário: 15h00
Local: Cemur
Endereço: Praça Nicola Vivilechio, s/n, Centro de Taboão da Serra

Semana Literocultural (Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29)

Expoesia e Exprosa (Sala Ana Moisés)
16/4, sábado
Feira do Livro de Embu das Artes
10h - Debate “O Acordo Ortográfico na Literatura”
• Márcio Amêndola (Jornalista, poeta e historiador embuense)
• Gil Felipe (ator, diretor e dramaturgo português)
• Jerusa Guijen Garcia (bacharel em letras, mestre em comunicação social, especialista em divulgação cientifica, representou o Brasil na missão de Cooperação Internacional entre Brasil e Timor Leste em 2005 e 2006)
15h – Debate “Inovações Literárias”
• Chiu Yi Chih (poeta, performer, filósofo, mestre em filosofia grega na USP).
• Gabriel Kolyniack (poeta, flautista e editor da Revista Córrego).

17/4, domingo
Feira do Livro de Embu das Artes

Exposição Assim Começa uma Paixão e Minigourmets
Shopping Taboão: Rodovia Régis Bittencourt, km 271,5
Realização: Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.