Vereadores visitam área onde será construído parque ecológico

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 15/04/2011

Na semana passada uma comissão de vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra visitaram o local onde será construído o parque ecológico do Jd. Monte Alegre, uma reserva ambiental que será dedicada à conservação da mata atlântica e um local de estudos e preservação da fauna.

O projeto que transforma a área de 47 mil metros quadrados em parque municipal será votado pela Câmara Municipal em breve. A proposta, encaminhada pelo prefeito Evilásio Farias, criando o parque, está sendo analisada e debatida na comissão de redação e justiça e deverá ir para votação no plenário ainda no primeiro semestre deste ano.

Os vereadores Alexandre Depieri, Wagner Eckstein e Olívio Nóbrega, todos da comissão de redação e justiça, e o vereador Cido, visitaram o local acompanhados da secretária de Habitação, Edna Maciel e do diretor de meio ambiente da prefeitura, Alexandre Novoleti.

Segundo o presidente da comissão, Alexandre Depieri, a visita ao local foi importante para ajudar os vereadores a entenderem melhor o projeto. “Fomos até a área onde será construído o parque e conseguimos visualizar melhor o tamanho real desse local que será preservado, esse é um investimento para as gerações futuras”.

A área apresenta uma reserva de mata atlântica muito preservada, a fauna do local também é muito rica, principalmente as aves.  O parque não será aberto para visitações ao público, a utilização dele será estritamente voltada para a preservação e para o estudo por universidades e pelo departamento de meio ambiente.

De acordo com o vereador Olívio Nóbrega, a área deve ser preservada, pois é um dos poucos resquícios da mata atlântica na cidade. “Temos que garantir que esse local seja preservado, uma área verde como essa deve ser protegida por lei para garantir que os nossos netos possam usufruir dos benefícios que essa mata nos dá”.

O vereador Wagner Eckstein disse que a decisão de preservar a área é uma medida correta que garante que uma importante área verde vire patrimônio de Taboão da Serra. “A questão da drenagem das águas da chuva, do ar que recebe mais oxigênio, enfim, é um local que deve ser preservado para sempre”, garantiu.

A prefeitura espera conseguir verbas do governo federal e estadual para cercar o terreno com um alambrado para evitar invasões. No local existem pelo menos duas nascentes de água que serão analisadas para saber se são potáveis. O parque fica entre as ruas Coral e Maria Mari.


Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra

Crédito da foto: Eduardo Toledo | Divulgação
www.camarataboao.sp.gov.br
www.twitter.com/camarats


Comentários