Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Exposição da Paixão de Cristo inicia em Taboão

Por Sandra Pereira | 14/04/2011

paixao

Sandra PereiraCultura invadiu corredor do Shopping Taboão  Galeria de Fotos

Assim Nasce uma Paixão é o nome da exposição que retrata os 55 anos da encenação da Paixão de Cristo em Taboão da Serra, realizada no Shopping Taboão, até o dia 24 de abril. Quem passou pelos corredores do shopping nesta quarta-feira (13) durante a abertura oficial da exposição se surpreendeu com a apresentação do sexteto de alunos do Liceu de Artes da cidade e pode acompanhar o documentário que resgata a história da encenação na cidade.

O diretor Manoel Nova que atuou,dirigiu e produziu a apresentação nos seus primeiros anos falou emocionado sobre as origens do espetáculo que anualmente arrasta multidões de fieis pelas ruas de Taboão da Serra até o Morro do Cristo.

“Nós fizemos tudo pela Paixão. Todo o elenco era como uma família, vencíamos todas as dificuldades. Naquele tempo a gente não tinha apoio da prefeitura. Todos trabalhavam e faziam a Paixão por amor, sem qualquer tipo de remuneração”, lembrou Manoel da Nova.

Para ele a maior diferença entre o espetáculo naquela época e atualmente é a profissionalização do elenco e o apoio da prefeitura que contribui para melhorar a qualidade do evento.

“O Mário Pazzini era motorista do caminhão do pai dele. Os outros também tinham as suas atividades e ninguém falava em cachê. Mesmo sem o caráter profissional percorremos várias cidades apresentando a Paixão”, contou.

Ele relatou que a encenação da Paixão de Cristo em Taboão aconteceu pela primeira vez em 1956 no galpão da igreja de Santa Terezinha e já no ano seguinte os artistas e o povo saíram em procissão como ocorre até hoje.

“Estamos empenhados em tornar o espetáculo melhor e maior a cada ano, e, com a participação efetiva da comunidade”, afirmou a secretária de Cultura e vice-prefeita, Márcia Regina (PT).

Ela falou do sentimento de orgulho da cidade de abrigar uma das maiores e mais tradicionais encenação da Paixão de Cristo de São Paulo.

O monsenhor Aguinaldo observou que a encenação da Paixão de Cristo permite um encontro com o Pai que nos enviou por meio do sofrimento de Jesus na cruz. “Quando vemos tanta violência no mundo nos vem a certeza de que só Jesus é o caminho para o seres humanos”, afirmou.

A coordenadora de Marketing do Shopping Taboão destacou a importância da parceria para realização da exposição, que é o resultado de pesquisa e concepção de várias áreas da secretaria municipal de cultura. “O Shopping agradece a confiança e a responsabilidade de assumir a exposição”, declarou.

Ao todo  24 imagens de pesquisa iconográfica do Centro de Memória e Documentação e a instalação plástica elaborada pelos atuais produtores e artistas envolvidos no espetáculo, assim como a exibição de um documentário áudio-visual do Núcleo de Cinema.

A estrutura conta com doze totens dispostos de maneira a uma visita de visualização tridimensional, um totem de TV para a exibição do documentário, disposição de dois suportes para exposição temática da maquete do cenário da Paixão de 2011, concebida de forma a permitir uma experiência estética intensa.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.