Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Pedestres reclamam de calçadas em Itapecerica

Por Karen Santiago | 10/04/2011

calcada1

Karen SantiagoCalçada próximo a Escola Municipal, Porcino está repleta de buracos; pedestres também reclamam das demais calçadas

A determinação da promotoria para que a padronização das calçadas de Itapecerica seja cumprida, já está em vigor, algumas já estão com a metragem mínima de 2 metros de largura, mas muitas ainda continuam como antes, sem condição necessária para o pedestre utilizá-la.

As reclamações dos moradores continuam a mesma, segundo apurou a reportagem do Jornal na Net. “As calçadas estão em péssimo estado. Muitos buracos, com ondulações, escorregadias, com poste no meio do caminho e estreitas demais, obrigando o pedestre a andar pela rua”, reclamam os pedestres.

Silvia, Karina e Lúcia, leitoras do site, relataram acidentes causados pela má condição das calçadas e também a dificuldade de andar a pé pela cidade. “É somente quem anda a pé sabe destas dificuldades. Existem locais sem calçamento como, por exemplo, próximo ao ponto de ônibus da Delegacia, de ambos os lados e que se tornam principalmente em dias de chuva escorregadios, bem como aquele com pisos inadequados. Já fui vítima deste local, torci o tornozelo e fiquei dias afastada do trabalho”, contou Silvia.

“Eu também já torci o tornozelo nas maravilhosas calçadas de Itapecerica. A calçada do Casarão é terrível. Não tem condições de andar. Eu opto por atravessar a rua. E as próximas ao centro também não ficam para trás. Em especial porque além de estreitas, ainda tem postes que atrapalham ainda mais obrigando os pedestres a ir para a rua”, relatou Karina.

“Quase cai três vezes nas calçadas do centro da cidade, dia 04 de abril. Pois, desvio de um buraco, cai no outro, estava com a minha mãe e o tempo que levamos para andar foi o dobro, pois ela tem 77 anos. Ficamos fazendo ziguezague para poder desviar dos buracos. Está difícil de andar a pé na cidade”, desabafou Lúcia.

A lei municipal no 636/90, artigo 236, de Itapecerica determina que a metragem mínima da calçada seja 2 metros de largura. A Câmara de vereadores também discute o assunto constantemente. Requerimentos e indicações são encaminhados para os órgãos responsáveis.

“As calçadas do centro estão em péssimo estado, obstáculos atrapalham a vida do pedestre. Peço em forma de apelo que as calçadas possam ser consertadas para que os pedestres possam caminhar sem preocupação”, pediu a vereadora Regina Corsini.

Para José Maria, as ondulações nas calçadas podem causar sérios acidentes. “Muitos moradores precisam fazer a sua calçada e alguns comerciantes não. A Lei precisa ser cumprida”, observou.

Além da Câmara, os moradores que participam da reunião do Conselho de Segurança do Município (Conseg) também clamam por uma solução.

calcada

Calçada sem asfalto com piso escorregadio, próximo a Delegacia

ADRIANO

Mlehor nem postar nada,os partulheiros de plantão logo aparecem rssrsr. As imagens falam por si"" Esse é o rettrato do noso municipio,êmpresa de ônibus que não respeita os passageiros. Hospital que não funciona,aço do ginásio que sumiu,assim indagou sr:Clovis pinto,vereador. De uma coisa tenho certeza,não peguei..rssr Requerimentos e indicações sendo enviados para órgão responsáveis,cita matéria,que pena,nada irá acontecer. Alias,até pode,próximo ao centro,o jornal correu atras,eles agora vão dizer até que tem projeto. Vão fazer o mesmo que fizeram com a GCM,da um tempo,haja tempo rsrsr..... Cade a secretária de obras,alguém responde por ali,acho que não,estou aguardando a solução do meu problema. Já que esperar,ainda é o melhor caminho se tratando de atendimento nesse lugar. Esperar,esperar,esperar,eesperar,esperar,eeperar!!

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.