Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Pronto Socorro do Antena é reformado e melhora qualidade no atendimento a população

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 7/04/2011

ps1

Ricardo Vaz Maternidade do Pronto Socorro do Antena foi totalmente reformada e conta com novos quartos, berçário e UTI

Desde setembro de 2010 a comunidade de Taboão tem acompanhado a reforma no Pronto Socorro Municipal e Maternidade da cidade mais popularmente conhecido como UPS Antena, devido à antiga antena da rádio Capital.

Através de uma política pública de saúde a Secretaria propôs para a UPS Antena uma parceria que visa agilidade, simplificação e redução de custos. Atualmente a unidade é gerida por uma Organização Social que apresentou mudanças significativas na questão administrativa.

A unidade Antena foi praticamente refeita, remodelada e prioriza a qualidade no atendimento ao cidadão taboanense. Quanto à estrutura, foi trocada toda a parte elétrica, a hidráulica, refeita a pintura, a unidade ganhou novo piso, novos móveis e equipamentos. 

E mesmo com a reforma, o atendimento não parou. “Com sugestões e ajuda dos colaboradores não tivemos problemas para prosseguir com o fluxo de atendimentos”, disse o responsável técnico do Pronto Socorro, Fábio Fortunato Gama.

A nova unidade proporciona agilidade para o atendimento da triagem, a consultas e no processo de medicação. Os casos de urgência são identificados já na chegada e de imediato é feito o atendimento.

Quanto á reforma já no hall de recepção, a unidade apresenta o novo piso, o porcelanato, que remete a modernidade. Nos corredores foi instalado um piso próprio para hospitais, assim como Albert Einstein e Oswaldo Cruz, um material de altíssima qualidade. Isso tudo para garantir a segurança dos usuários e funcionários da unidade.

Em seus novos corredores o Pronto Socorro conta hoje com salas amplas, todas com ar condicionado, uma nova sala de medicação e observação mais moderna, com poltronas confortáveis.

A sala de dispensação de medicamentos é controlada, o que facilita ao enfermeiro a dose exata para cada paciente, além de reduzir custos, minimiza o tempo, pois a sala fica ao lado da sala de medicação. Isso reduziu 60% em economia nos processos de compra de medicamentos e material hospitalar.

Equipamentos com toda a tecnologia foram adquiridos para o Pronto Socorro, e em breve a unidade será a primeira da região a ter um equipamento de Tomografia, que vai atender uma grande demanda de exames.

A maternidade foi totalmente modificada com novos quartos, berçário e UTI para prematuros. Após a reforma, o hospital passa a atender 200 nascimentos por mês, um aumento de 20%.  O processo de alimentação agora é produzido na própria unidade com o trabalho de nutricionistas e a comida tem recebido elogios dos pacientes. 

O Secretario Municipal de Saúde, José Alberto Tarifa, declarou que a reforma termina em aproximadamente quatro meses. “O trabalho segue com a parte externa da unidade, que vai receber um espaço especial. Um Solar, com grama sintética e agradável para a recuperação de nossas novas mamães”, enfatizou o secretario.

A população que utiliza a UPS está satisfeita com o atendimento. “Gostaria de parabenizar toda a equipe de médicos e enfermeiros, que com muita agilidade, respeito e carinho, mesmo o Antena estando em reforma, atenderam minha filha”, disse Patrícia Maria da Silva Albuquerque.

A UPS conta com 230 funcionários, entre médicos, enfermeiros, atendentes e diretores, todos capacitados através de cursos de reciclagem oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde visando melhorar a qualidade no atendimento. “Estamos motivados para atender a população, é uma casa nova para todos”, disse a secretária da Diretora da Unidade, Andressa Teixeira.

A Prefeitura investiu até agora 700 mil reais com a reforma e promete chegar a mais de um milhão transformando a UPS no melhor fluxo de trabalho da região. Ampliando os atendimentos com uma unidade moderna e preparada para oferecer saúde ao cidadão de Taboão da Serra.

Por Anderson Silva

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.