Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Pronto Socorro do Antena é reformado e melhora qualidade no atendimento a população

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 7/04/2011

ps1

Ricardo Vaz Maternidade do Pronto Socorro do Antena foi totalmente reformada e conta com novos quartos, berçário e UTI

Desde setembro de 2010 a comunidade de Taboão tem acompanhado a reforma no Pronto Socorro Municipal e Maternidade da cidade mais popularmente conhecido como UPS Antena, devido à antiga antena da rádio Capital.

Através de uma política pública de saúde a Secretaria propôs para a UPS Antena uma parceria que visa agilidade, simplificação e redução de custos. Atualmente a unidade é gerida por uma Organização Social que apresentou mudanças significativas na questão administrativa.

A unidade Antena foi praticamente refeita, remodelada e prioriza a qualidade no atendimento ao cidadão taboanense. Quanto à estrutura, foi trocada toda a parte elétrica, a hidráulica, refeita a pintura, a unidade ganhou novo piso, novos móveis e equipamentos. 

E mesmo com a reforma, o atendimento não parou. “Com sugestões e ajuda dos colaboradores não tivemos problemas para prosseguir com o fluxo de atendimentos”, disse o responsável técnico do Pronto Socorro, Fábio Fortunato Gama.

A nova unidade proporciona agilidade para o atendimento da triagem, a consultas e no processo de medicação. Os casos de urgência são identificados já na chegada e de imediato é feito o atendimento.

Quanto á reforma já no hall de recepção, a unidade apresenta o novo piso, o porcelanato, que remete a modernidade. Nos corredores foi instalado um piso próprio para hospitais, assim como Albert Einstein e Oswaldo Cruz, um material de altíssima qualidade. Isso tudo para garantir a segurança dos usuários e funcionários da unidade.

Em seus novos corredores o Pronto Socorro conta hoje com salas amplas, todas com ar condicionado, uma nova sala de medicação e observação mais moderna, com poltronas confortáveis.

A sala de dispensação de medicamentos é controlada, o que facilita ao enfermeiro a dose exata para cada paciente, além de reduzir custos, minimiza o tempo, pois a sala fica ao lado da sala de medicação. Isso reduziu 60% em economia nos processos de compra de medicamentos e material hospitalar.

Equipamentos com toda a tecnologia foram adquiridos para o Pronto Socorro, e em breve a unidade será a primeira da região a ter um equipamento de Tomografia, que vai atender uma grande demanda de exames.

A maternidade foi totalmente modificada com novos quartos, berçário e UTI para prematuros. Após a reforma, o hospital passa a atender 200 nascimentos por mês, um aumento de 20%.  O processo de alimentação agora é produzido na própria unidade com o trabalho de nutricionistas e a comida tem recebido elogios dos pacientes. 

O Secretario Municipal de Saúde, José Alberto Tarifa, declarou que a reforma termina em aproximadamente quatro meses. “O trabalho segue com a parte externa da unidade, que vai receber um espaço especial. Um Solar, com grama sintética e agradável para a recuperação de nossas novas mamães”, enfatizou o secretario.

A população que utiliza a UPS está satisfeita com o atendimento. “Gostaria de parabenizar toda a equipe de médicos e enfermeiros, que com muita agilidade, respeito e carinho, mesmo o Antena estando em reforma, atenderam minha filha”, disse Patrícia Maria da Silva Albuquerque.

A UPS conta com 230 funcionários, entre médicos, enfermeiros, atendentes e diretores, todos capacitados através de cursos de reciclagem oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde visando melhorar a qualidade no atendimento. “Estamos motivados para atender a população, é uma casa nova para todos”, disse a secretária da Diretora da Unidade, Andressa Teixeira.

A Prefeitura investiu até agora 700 mil reais com a reforma e promete chegar a mais de um milhão transformando a UPS no melhor fluxo de trabalho da região. Ampliando os atendimentos com uma unidade moderna e preparada para oferecer saúde ao cidadão de Taboão da Serra.

Por Anderson Silva

22/11/2017

Falhas em hospitais são a segunda causa de morte no país

Falhas banais como erros de dosagem ou de medicamento, uso incorreto de equipamentos e infecção...

17/11/2017

Saúde de Itapecerica da Serra realiza Dia D do Novembro Azul

A Autarquia Municipal de Saúde da Prefeitura de Itapecerica da Serra vai realizar dia 25 de...

14/11/2017

Conferência de Saúde ocorre dias 24 e 25/11 no Centro Cultural Valdelice

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizarão a XI Conferência...

14/11/2017

Clínica São Bento se destaca no atendimento em Embu, Taboão e Itapecerica

Moradores das cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica são os maiores...

08/11/2017

Planos de saúde serão obrigados a oferecer 18 novos procedimentos em 2018

A partir de janeiro de 2018, a cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde será ampliada...

07/11/2017

Cientistas do Brasil e da França fazem parceria em estudo de combate ao câncer

Cientistas brasileiros e franceses se uniram na pesquisa de tratamentos para alguns tipos de...

07/11/2017

O coração brasileiro pode bater mais e por mais tempo

Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, em 2024, o Brasil será o país com o maior...

05/11/2017

Check-up gratuito para homens: programa já realizou 188 mil consultas

O programa “Filho que ama leva o pai ao AME” já resultou no atendimento de 67 mil pessoas em...

01/11/2017

Palestras sobre Saúde do Servidor da Prefeitura de Taboão acontece no dia 8

Com o tema “Acidente de Trabalho: Melhor prevenir ou remediar?”, a Secretaria Municipal de...

22/11/2017

Taboão terá caminhada contra violência à mulher neste sábado, 25

A caminhada contra a violência à mulher vai fazer o próximo sábado, 25 de novembro, entrar na...

22/11/2017

Jovem de Embu desaparecido na praia da Jureia, em Iguape, é achado em rio

O corpo do jovem turista morador de Embu das Artes, Alex Holanda, de 21 anos, que havia...

22/11/2017

Laércio Lopes traz para Taboão no domingo evento em prol do Mechas de Amor

No próximo domingo, 26 de novembro, Taboão da Serra recebe a terceira edição da Passarela do Bem...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.