Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Moradores reclamam do entulho em Itapecerica

Por Karen Santiago | 4/04/2011

entulho

Karen Santiago - Arquivo Moradores jogam entulho até mesmo em áreas públicas

O crime ambiental não da trégua em Itapecerica da Serra. Diariamente caminhões carregados de entulho, descarregam o material em ruas e estradas da cidade. Moradores denunciam o crime e pedem que urgentemente providências sejam tomadas pelos governantes e segurança pública do município. Colchões, sofás, camas, geladeira, restos de material de construção são indesejáveis aos moradores que só clamam por uma cidade mais limpa.

“Praticamente todos os dias, caminhões, Kombi e veículos de passeio, chegam a minha rua, abrem a caçamba e porta malas e despejam sem a menor preocupação quilos de entulho. Como nas calçadas já não tem mais espaço, pela quantidade que lá já existe, eles despejam no meio da rua. No último domingo, eles descarregaram e depois colocaram fogo, a labareda foi tão alta, que precisei correr para apagar o fogo que quase queimou todo o meu muro”, denunciou uma moradora que não quis se identificar.

Segundo a moradora, diversas vezes a placa dos veículos foram anotadas, mas mesmo empenhados em pegar os criminosos, a GCM não chega no momento certo para prender os infratores da lei. “Estou cansada de tudo isso, estou ficando doente, tomo todos os dias muitos remédios, isso tira o nosso sossego. Mudei para Itapecerica para descansar, e não para me preocupar com entulho. Já fiz até seguro pra minha casa, devido a ações dos criminosos”, ressaltou.

O excesso de entulho se torna chamariz de ratos, baratas e vários tipos de inseto, além do mau cheiro que fica acumulado. “Não adianta nada lavar em frente de casa, se o entulho não for recolhido e também se esses criminosos não forem presos pela polícia. Já pedi diversas vezes para a prefeitura recolher o entulho, mas eles pegam somente o lixo doméstico”, finalizou a moradora.

Em Embu, o excesso de entulho também incomoda os moradores da cidade.“Já reclamei diversas vezes para a prefeitura para que retirasse o lixo. Então eles mandaram por meio de notificação que eu fizesse calçada e guia, eu fiz, mas mesmo assim, o lixo acumulado continua. Então a prefeitura falou que esse entulho é jogado pelos moradores, mas não vou arrumar confusão com eles (moradores), uma vez que a prefeitura não retirou o lixo nenhuma vez”, comentou o proprietário do terreno que não quis se identificar, por medo de represálias.

A limpeza de terrenos particulares cabe ao proprietário, a prefeitura realiza a limpeza somentenas áreas públicas.

Em rápida entrevista ao Jornal na Net, Chico Brito admitiu que o entulho jogado na cidade é um grande problema, e que uma das possibilidades é a instalação de uma usina de reciclagem do entulho para aplicações na construção civil.

Segundo Chico Brito, a cidade de Embu conta com 80 pontos de entulho. “Vou licenciar uma área para colocar o entulho e impedir que os moradores joguem entulho nas calçadas com fiscalização e multa”, finalizou.

A prefeitura informou que faz periodicamente a captação dos entulhos e lixos deixados nas ruas, ou calçadas da cidade. “Porém a população precisa se conscientizar que a rua ou calçada não é lugar de entulho. Vale lembrar que há multa para as pessoas que jogam entulho nas ruas”, finaliza a nota.

ADRIANO

Adoro lixo,convivo com isso mais de uma ano,até ministério público do meio ambiente entrei em contato. Já que a PREFEITURAnada faz,lamentável isso,santa imcompetência... Enquanto isso,vivo meio ao lixo e as baratas,esse é o tratamento dado pelos setores da prefeitura. Que bom,belo marketing,apenas isso. morador da rua:bogotá,parque paraiso

Adriano

Cade o vereador que até poucos dias protocolava sobre falta de uniformes,estava"empenhado"na situação do "transporte alternativo". Mas,é claro,nessa briga de cachorro grande,poucos se arriscam! Em relação a uma situação similar essa, que abrange a questão de entulhos,terrenos abandonados pelos donos. Enviei uma idéia ao senhor vereador,JOSÉ MARIA,é uma pena que idéias são respondidas apenas com,OK. Malditos lobos!!

15/09/2017

Projeto Horta em Pet realiza novas oficinas em Embu das Artes

A Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, em parceria com a prefeitura municipal de Embu das...

14/09/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza de córregos

Um forte trabalho de limpeza e desassoreamento dos córregos de Taboão da Serra vem sendo...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

15/08/2017

Onça encontrada em empresa em SP vai voltar para a natureza até sexta-feira

10/08/2017

teste

teste

06/08/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza nos córregos da cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Manutenção, está realizando o...

06/08/2017

Em Embu das Artes, Jardim Nova República e São Marcos recebem oficina de horta

No município de Embu das Artes, situado na região oeste da Grande São Paulo, um projeto...

02/08/2017

Humanidade aumenta degradação do planeta Terra, dizem ambientalistas

O ser humano está exaurindo os recursos naturais do planeta Terra em uma velocidade superior ao...

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

21/09/2017

Embu Summer Fest acontece em dezembro e venda de ingressos começa dia 20

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, a A Luz Eventos realiza em Embu das Artes/SP o Embu Summer...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.