Campanhas mostram eficiência da rede municipal de Saúde de Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 1/04/2011

A Autarquia Municipal de Saúde – IS realiza diversas Campanhas durante todo o ano. Em 2010, milhares de pessoas participaram das ações preventivas e vacinações em Itapecerica da Serra.

Cerca de oito mil idosos foram vacinados contra a Influenza (gripe comum), durante ações realizadas o ano todo, enquanto a vacinação contra a Influenza A (H1N1) atingiu 95.285 pessoas.

Já a Campanha de Papanicolau realizou em 2010 10.515 coletas. Este ano, até o mês de março, já foram coletados mais de três mil exames, incluindo os números da campanha realizada em março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Tuberculose

Desde 2006 a Autarquia Municipal de Saúde – IS vêm sendo premiada pelo Governo Estadual e Ministério da Saúde pelo bom desempenho na luta contra a Tuberculose, o que prova que as campanhas de busca, tratamento e cura contra a doença no município têm obtido resultados satisfatórios.

De janeiro a junho de 2010, foram registrados apenas 31 casos de tuberculose em Itapecerica. Vinte e nove casos foram curados, o que representa 93,55% dos pacientes; houve apenas um abandono (3,23%) e um paciente que ainda não encerrou o tratamento. Os números são bem abaixo da meta determinada pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

Aids e Dengue

A Campanha Fique Sabendo também obteve sucesso, superando a expectativa e coletando mais de seis mil testes anti-HIV. O número é 33,3% maior do que as coletas realizadas em 2009, que prova o significativo avanço no combate ao vírus HIV no município.

Da mesma forma, as ações no Combate a Dengue trouxeram bons resultados para a cidade. Ano passado, apenas 31 casos de suspeita de Dengue foram diagnosticados, sendo 12 casos confirmados, porém considerados importados, ou seja, de pacientes que saíram e contraíram a doença fora do município.

As crianças também participaram ativamente das campanhas de saúde em 2010. Foram vacinadas contra a Poliomielite aproximadamente 30 mil crianças, entre a primeira e a segunda etapa da campanha.

Comentários