Policiamento é discutido no Conseg de Taboão
29/03/2011
A falta de efetivo e viaturas na Polícia Militar, ronda escolar, prioridade de atendimento nas ocorrências e a importância do boletim de ocorrência e também do reconhecimento do acusado, pelo retrato falado, foram um dos temas abordados na reunião do Conseg (Conselho de Segurança Comunitário do Pirajuçara), no Sindicato dos Metalúrgicos, nesta segunda-feira, (28), em Taboão da Serra.
Capitão Jayro da PM, questionado pelo não comparecimento de seus homens em um roubo a residência, respondeu que vai apurar o acontecido. “Estou com muito custo colocando três viaturas na rua, [tirando leite de pedra], porque tenho que atender de 5 a 10 ocorrências com apenas duas viaturas, e preciso priorizar as mais graves, como desinteligência, roubo a residência. Hoje contamos com sete viaturas, setenta e cinco homens, sem contar afastamentos, férias, por dia tenho quinze homens trabalhando, por turno (quatro no total). O número de efetivo é insuficiente e de viaturas também. O ideal seria contar com pelo menos cinco viaturas para o 190 e cinco para preventivo. Hoje, tenho viaturas na reserva”, avaliou.
Um morador pediu atenção ao Capitão em relação à ronda escolar na Escola Estadual Laurita, segundo ele, muitos assaltos estão acontecendo próximo à escola, jovens ficam traficando no local e muitos vândalos assustam os alunos. Jayro, afirmou que a ronda escolar está sendo realizada na medida do possível nas escolas. “Contamos no momento com uma viatura para atender todas as escolas, que são muitas, detectamos as escolas que precisam da ronda, por diversas reclamações e também porque funcionários avisam a PM e vamos para aquele determinado local, nesse momento que estamos na escola, algo pode estar acontecendo em outra simultaneamente. Só nesta semana, a ronda escolar, pegou dois tráficos em frente às escolas”, disse.
Com relação à elaboração do boletim de ocorrência de alguns crimes, na Policia Militar, Jayro avalia a iniciativa como positiva. “Esse procedimento irá facilitar o trabalho da Polícia Civil, pois a PM irá agilizar o procedimento. O Policial que fica no serviço de dia, já está passando por treinamento para a elaboração dos boletins de ocorrência”.
Durante a reunião também foi discutido sobre a falta de segurança na região do Parque Pinheiros e Pirajuçara, além da saúde e do trânsito no município.
Luiz Peniche (chefe dos investigadores da delegacia da cidade) comentou sobre a importância do boletim de ocorrência e também do comparecimento da vítima a delegacia para ajudar na elaboração do retrato falado do acusado. “Não podemos reconhecer a vítima sem o retrato falado, as vítimas fazem o b.o, mas quando são chamadas para o reconhecimento que leva alguns minutos, não comparecem na delegacia. [O procedimento é realizado no Demacro, em São Paulo, mas uma viatura, com uma equipe de plantão leva a vítima, com horário marcado até o local]”, explicou Peniche.
Na reunião, Douglas comentou sobre a colheita de assinaturas para reivindicar pela 2a Companhia da PM na cidade e também para aumentar o número de efetivo, na realização de uma conferencia no mês de junho. Vereador Cido, afirmou que fez um documento para cada equipamento da saúde pública, para que tenha pelo menos um GCM nos órgãos.
Na reunião também foi criado o NAL (Núcleo de Apoio Local) dos servidores municipais de Taboão da Serra. Para Douglas Bochete, presidente do Conselho, a criação do NAL dos servidores é um fato histórico para o município. “Hoje os funcionários públicos tem voz na segurança”, disse.
Uma parceria entre Conseg e Correios da cidade também foi firmada durante a reunião. A ONG Beija-Flor entregou um certificado de Cidadania a personalidades de diferentes atividades, que ajudaram o movimento e de que contribuem com a sociedade, Bochete, Alberto Tarifa (secretário de saúde), entre jornalistas foram um dos homenageados.
Participaram da reunião, José Alberto Tarifa (secretário de Saúde), Dr. Ramiro Morais (OAB), Cap. Jayro (PM), Dr. Douglas Bochete (presidente Conseg), Dr. Acácio Cleto (presidente OAB Taboão da Serra), Luiz Peniche (chefe dos investigadores da delegacia), vereadores Arnaldinho e Cido e Claudinei Pereira (secretário de Mobilidade Urbana e Transporte). Dr. Maria Amélia (coordenadoria da Mulher) e Demerval Pereira (Fórum Sul de São Paulo) também estavam presentes.