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Alckmin quer PPP para estender metrô a Taboão

Por Outro autor | 29/03/2011

inaugura

Ciete Silvério

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), informou nesta segunda-feira que a administração estadual pretende ampliar a Linha 4 - Amarela da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) até a cidade de Taboão da Serra. De acordo com o governador, a intenção é promover uma Parceria Público Privada (PPP) que estenda o traçado até o novo destino, partindo da futura Estação Vila Sônia. Em conversa com jornalistas, após evento na capital paulista, o governador, contudo, não deu garantias de que o trajeto estará pronto até 2014, último ano de seu mandato.

"Nós pretendemos ir com o metrô até Taboão da Serra. Então, pela primeira vez, ele sairá da capital paulista e irá para a Região Metropolitana de São Paulo", disse, após cerimônia de inauguração da Estação Butantã, da Linha 4 - Amarela. "Nós vamos receber propostas em 30 e 40 dias e, a partir disso, teremos um cronograma melhor", acrescentou. O governador prometeu concluir a segunda fase da Linha 4 - Amarela, que inclui cinco estações, até o final de seu mandato. A segunda fase inclui as Estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Se o governador cumprir o compromisso que assumiu vai ajudar a resolver um dos maiores problemas cidade: a falta de transporte público de qualidade interligado a outras regiões da capital paulista. Atualmente, quem mora em Taboão da Serra e trabalha ou precisa ir até São Paulo sofre com os constantes congestionamentos, os ônibus lotados e os horários irregulares de saída dos mesmos.

A expectativa da gestão estadual é de que a primeira fase da Linha 4 seja finalizada no segundo semestre deste ano, com a inauguração das Estações República e Luz. A promessa é de que até maio seja entregue a Estação Pinheiros, que ligará a Linha 4 - Amarela à Linha 9 - Esmeralda, da CPTM. O governador informou ainda que em maio deve ser feita a pré-qualificação do projeto de construção da Linha 6 - Laranja, cujo início das obras está previsto para 2013. O plano inicial é de que ela se estenda de Vila Clarice até Anália Franco, passando por Freguesia do Ó, Água Branca, Perdizes e Mooca.

Linha 5 do metrô

O governador disse também que amanhã tem início a abertura dos envelopes das empresas para a construção da Linha 5 - Lilás, cujos lotes de 3 a 8 foram alvo de suspeita de fraude no processo licitatório. A partir de então, de acordo com Alckmin, os consórcios vencedores terão uma semana para se manifestarem e, num prazo de 20 dias, o Metrô irá decidir se abre uma nova licitação para o projeto.

"Quanto mais você integra, mais você facilita a vida das pessoas, porque as pessoas vão poder utilizar trem, metrô, vão ficar mais perto de casa, vão deixar o automóvel. O esforço agora é ampliar mais rapidamente para poder atender a população com mais conforto, com mais horários e atenter mais regiões de São Paulo", afirmou o governador Alckmin.
Primeira PPP do País

A ViaQuatro, integrante do Grupo CCR, é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, o primeiro contrato de Parceria Público-Privada (PPP) assinado no País. A empresa está investindo US$ 450 milhões no empreendimento, com a aquisição de sistemas operacionais, equipamentos e trens.

São 14 trens (84 carros) para a primeira fase do projeto e até 15 (90 carros) para a segunda fase. Ao longo dos 30 anos de operação, a ViaQuatro investirá mais de US$ 2 bilhões na linha. Na primeira fase, o custo da Linha 4-Amarela será de R$ 3,8 bilhões, incluindo a parcela do setor privado.

Com informações da assessoria de imprensa do Metrô

Marcos Sergio Assis Sousa

Nossa como o SERRA é bonzinho quem sabe um dia ele chegue onde tanto quis estar . Não viaja JOSÉ se o SERRA fosse tão bom não teria parado as obras do corredor FRANCISCO MORATO até Taboão e ai talvvez não estariamos neste sufoco , sem essa de pagar pau,SERRA pegou o barco andando e ainda não deu conta do recado .

jose

ainda bem que o Ex-governador Serra está aí bonito na foto, não foi esquecido e também não se fez de rogado; É assim que se faz política, pois foi ele quem mais envidou esforços no sentido de que a linha ora inaugurada, saísse do papel.

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