Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Feriado da Padroeira de Itapecerica

Por Sandra Pereira | 10/11/2009

igreja.jpg

Igreja Matriz foi construída no local indicado por Nossa Senhora

A comunidade católica de Itapecerica da Serra é uma das maiores da região. Os católicos da cidade estão comemorando a aprovação do Projeto de Lei apresentado pelo vereador Professor José Maria que cria o feriado em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres Padroeira de Itapecerica da Serra, no dia 8 de Maio, data na qual é comemorado o aniversário de Emancipação Político Administrativa do município.


O feriado foi criado por meio do projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal no inciso II do artigo 144. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Segundo a justificativa apresentada pelo vereador a  história da fundação da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres e da cidade de Itapecerica da Serra tem a mesma origem no ano de 1689 durante a chegada dos padres jesuítas que tinham a missão de anunciar o evangelho aos índios da região. Eles trouxeram para a região uma imagem da Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres.


“A comunidade católica de Itapecerica merece o privilégio de poder celebrar o feriado da Padroeira. Apresentei o projeto depois de ser procurado por vários munícipes que pediam o feriado no dia 08 de maio”, disse José Maria.


No texto do projeto o vereador relembra que a origem da Igreja Matriz da cidade é cercada de mistério, e, segundo conta a lenda que circula na cidade foi construída no local  escolhido pela própria Virgem Maria.


“O outro privilégio esta no título Nossa Senhora dos Prazeres, que recorda as sete alegrias da Virgem Maria. A nossa igreja deseja ser para todos um santuário de alegria. Pôr isso, uma das características de nossas missas e reuniões é ajudar as pessoas a viverem a vida com a mesma alegria que acompanhou Nossa Senhora em sua passagem pela terra”, afirma o vereador no texto da Lei.


Saiba mais sobre Nossa Senhora dos Prazeres.
Bem antes da última peste que houve em Lisboa, em 1599, uma imagem da Mãe de Deus apareceu sobre uma fonte em Alcântara, na quinta dos Condes da Ilha. Essa fonte começou a ser chamada de "santa" porque sua água passou a curar várias enfermidades. Os condes levaram a imagem para sua casa, colocando-a em seu oratório. No entanto, certo dia a mesma imagem desapareceu do seu lugar para ser encontrada sobre um poço. Nossa Senhora manifesta-se, então, a uma menina, dando-lhe a missão de pedir aos vizinhos e familiares para ali construírem uma capela onde ela fosse venerada sob o título de Senhora dos Prazeres. As pessoas não duvidaram da criança e em pouco tempo a ermida foi erguida. A imagem foi ali depositada e os prodígios começaram a ocorrer.


As maiores alegrias ou os maiores prazeres de Maria Santíssima , que foram enumerados por um noviço franciscano, são os seguintes: a anunciação do anjo, a saudação de Isabel, o nascimento de Jesus, a visita dos Reis Magos, o encontro com o Menino no templo, a primeira aparição do Ressuscitado e a sua coroação no céu.


No Brasil, Nossa Senhora dos Prazeres é padroeira da catedral e da diocese de Lages (SC), onde sua festa é celebrada em 15 de agosto. Na arquidiocese de Maceió, da qual também é padroeira, a festa é em 27 de agosto. No estado do Espírito Santo, no Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, as sete alegrias de Nossa Senhora são comemoradas no domingo da Pascoela. Existem igrejas dedicadas a esta invocação também em Minas Gerais (Diamantina e Lavras Novas) e em São Paulo, na cidade de Piracicaba. O templo mais famoso é o que se situa nos Montes Guararapes, perto de Recife, que foi reformado e embelezado pelos Monges Beneditinos em 1782.

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

22/10/2017

Polícia Militar abre concurso público para contratar 2.200 soldados em SP

A Polícia Militar contratará 2.200 novos soldados de 2ª classe para o reforço do patrulhamento...

22/10/2017

Prefeito Ney Santos anuncia corte de gastos com redução de secretarias

O prefeito Ney Santos na presença de mais de 400 pessoas anunciou o pacotão de corte de gastos...

22/10/2017

Comissão de Transportes vistoria e aprova os 20 ônibus 0km de Taboão

Os vereadores da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizaram nesta...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.