Campanha do Laço Branco em Taboão

Por Outro autor | 29/03/2011

A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra realizou através da Coordenadoria da Mulher e da Guarda Civil Municipal, a Campanha do Laço Branco com o tema “Homens unidos pelo fim da violência contra a mulher”.  Os Guardas Civis Municipais participaram de palestra ministrada por Ricardo Kaisserlian de Figueiredo, coordenador do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila Sônia.

Participaram ainda na composição da mesa, a responsável pela coordenadoria da Mulher, Maria Amélia Alencar e o inspetor Araújo, coordenador de projetos e eventos da Guarda Civil da cidade.

Durante a palestra, Figueiredo contou a história de como surgiu à campanha. Em 06 de dezembro de 1989, um rapaz invadiu uma aula em uma faculdade de engenharia em Montreal, no Canadá e pediu para que todos os homens se retirassem da sala. Em seguida, atirou em todas as mulheres presentes; 14 delas morreram.

A alegação do rapaz era de que ele não suportava a idéia de ver mulheres estudando engenharia, uma profissão tipicamente masculina. O crime mobilizou a opinião pública daquele país e gerou um grande debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres. Um grupo de homens decidiu se organizar pra dizer que apesar de existirem homens que cometem a violência, existem outros que repudiam essa atitude e elegeram o laço branco como símbolo dessa campanha.

Com o apoio da UniFem (órgão das Nações Unidas para a igualdade da mulher), foi criado o Dia Internacional da Não –Violência contra as Mulheres que tem suas ações estendidas até  o dia 06 de dezembro, dia do massacre de mulheres no Canadá. A Campanha do Laço Branco também foi levada para outros países nas duas últimas décadas: Índia, Japão, Vietnã, Noruega, Suécia, Finlândia, Portugal, Espanha, Quênia, Marrocos, Israel Austrália, Estados Unidos dentre outros países.

No Brasil a campanha do Laço Branco quer promover a participação dos homens na luta contra a violência praticada contra a mulher. “Não podemos fazer vistas grossas. Não podemos fugir da responsabilidade pelo combate à violência. Devemos nos lembrar que temos mães, irmãs, filhas, amigas que podem ser vítimas”, disse Figueiredo.

Ao final, todos os homens presentes colocaram o laço branco, mostrando que aderiram à campanha.
Para saber mais, acesse: www.homenspelofimdaviolencia.com

Texto: Sandra Martins

Comentários