Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Projeto de reuso de água do vereador Aprígio recebe apoio de morador da cidade

Por Sandra Pereira | 9/11/2009

aprigio.jpg

vereador Aprígio

O projeto que incentiva o reaproveitamento da água utilizada por indústrias, comércios e condomínios de Taboão da Serra apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Aprígio merece destaque pela sua importância para o meio ambiente. Reutilizar a água é uma alternativa necessária para a preservação das fontes de água potável. Foi esse pensamento que levou o consultor de segurança Ariel Prudêncio de Souza, morador do Parque Pinheiros, procurar o vereador Aprígio para tratar do projeto.
Ele visitou o vereador na última semana e se dispôs a contribuir com o que for necessário para que o projeto seja posto em prática. O vereador agradeceu o apoio do munícipe e disse que sentiu feliz pelo fato dele tê-lo procurado. “Pode ser que existam outras pessoas que também gostariam de vir apoiar esse projeto”, salienta Aprígio.
Já Ariel Prudêncio alega que essa Lei é fundamental para a preservação ambiental e da própria vida humana. “As pessoas não costumam parar pensar que as fontes de água do planeta não aumentam. Mas, em contrapartida a população mundial e as demandas crescem todos os dias”, pondera.
Para ele, o reuso da água é um tema de extrema importância tanto para preservar a água doce existente no planeta quanto para incentivar uma nova forma de relação entre o homem e a natureza.
“Várias partes do mundo já estão preocupadas com essa questão. É bom saber que Taboão da Serra está entre elas”, afirma, acrescentando que o projeto vai incentivar a oferta de empregos na sua implantação.
Para o vereador Aprígio o projeto pertence à comunidade que irá lucrar com os benefícios do reuso da água. Ele defende que haja uma mudança ampla da mentalidade empresarial com relação ao uso e reutilização da água. Para o vereador, dentro de pouco tempo, o projeto deve estar implementado.
De acordo com o vereador o projeto incentiva, mas também obriga qualquer construção com área superior a 10 mil metros quadrados a instalarem sistemas de reuso.
A reutilização ou o reuso de água ou o uso de águas residuárias não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo.

Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação. No entanto, a demanda crescente por água tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância.

Neste sentido, deve-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água.

Dentro dessa ótica, os esgotos tratados têm um papel fundamental no planejamento e na gestão sustentável dos recursos hídricos como um substituto para o uso de águas destinadas a fins agrícolas e de irrigação, entre outros.

Ao liberar as fontes de água de boa qualidade para abastecimento público e outros usos prioritários, o uso de esgotos contribui para a conservação dos recursos e acrescenta uma dimensão econômica ao planejamento dos recursos hídricos. O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Essa prática, atualmente muito discutida, posta em evidência e já utilizada em alguns países é baseada no conceito de substituição de mananciais. Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para um uso específico.

dayse

Gostaria de parabenizar o vereador por este projeto,e e isto que esperamos dos vereadores projetos que realmente favoresão a comunidade e o povo ta de olho

21/07/2017

Homem é detido transportando dois pássaros em uma mochila na Régis Bittencourt

A PRF efetuou a prisão de um homem com dois picharros após fiscalizaç&ati

19/07/2017

Secretaria de Planejamento e meio ambiente de Itapecerica inicia o Cidade Segura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, em trabalho conjunto com a...

18/07/2017

Frio chegou à capital paulista e temperaturas podem chegar a 8°C

O inverno chegou e as temperaturas sofrem variações e continua trazendo frio intenso na capital...

04/07/2017

Sabesp tem inscrições abertas para curso de pesquisa de vazamentos

A Sabesp oferece curso gratuito de pesquisa de vazamentos até o final do ano na Região...

23/06/2017

Mês do Meio Ambiente leva projeto de horta para bairros de Embu das Artes

20/06/2017

Licença ambiental em Embu, Taboão e Itapecerica é com a empresa Novo Olhar

Obter licença ambiental para realizar obras é um dos grandes desafios de quem atua nos...

12/05/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza limpeza no Jardim das Oliveiras

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, por meio da Regional do Jardim Jacira, finalizou a...

09/05/2017

Morador do centro de Embu cobra poda de árvore há 5 anos

Há cinco anos, Luiz Carlos Lombardo solicita a poda ou remoção de árvores na Rua Belo Horizonte,...

04/05/2017

Empresa é acusada de descartar lixo hospitalar em afluente do rio Embu-Mirim

Uma empresa que segundo as informações iniciais faz a coleta de lixo hospitalar nas cidades de...

27/04/2017

Alckmin quer garantir preservação em área que abastece Embu e Itapecerica

O governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 199/2017, que...

26/07/2017

Como falar com você mesmo no WhatsApp; dica é útil para salvar informações

Criar uma conversa para falar com você mesmo no WhatsApp pode ser útil para salvar uma foto e...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.