Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Jurados absolvem PMs em Itapecerica

Por Karen Santiago | 18/03/2011

pms1_1

Karen SantiagoApós horas de julgamento, PMs são absolvidos em Itapecerica

O julgamento no Fórum de Itapecerica da Serra dos Policiais Militares Soldado João Bernardo da Silva e Sargento Jorge Kazuo Takiguti acusados de integrar um grupo de extermínio intitulado de “highlanders” e assassinar e decapitar Roberth Sandro Campos Gomes, o Maranhão, e Roberto Aparecido Ferreira, o Bebê, em 6 de maio de 2008, terminou à 00h10 desta sexta-feira, dia 18 de Março.

Os dois policiais militares foram absolvidos da acusação, pois os jurados não acolheram a tese da acusação realizada pelo Promotor Vitor Petri, informou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Apesar de a defesa dos réus ter sustentado que eles são inocentes das acusações, os dois ficaram presos preventivamente desde 2009 no presídio da PM, o Romão Gomes, em São Paulo.


O processo que apura a morte de Maranhão e Bebê também aponta o envolvimento de quatro policias militares nos crimes. São réus presos: Marcos Aurélio Pereira Lima, Ronaldo dos Reis Santos, Rodolfo da Silva Vieira e Jonas Santos Bento.Bento, seria julgado nesta quinta, mas como seu advogado faltou à audiência o júri dele ocorrerá em 1º de novembro. Por esse motivo, ele, que também nega o crime, foi retirado da sala e levado ao presídio.

Os outros três policiais militares, Lima, Santos e Vieira, confessaram participação na morte de Macarrão e Bebê e serão julgados em 15 de setembro.

Julgamento

Os PMs Soldado João Bernardo da Silva e Sargento Jorge Kazuo Takiguti que pertenciam a Força Tática do 37o Batalhão da PM, na Zona Sul da capital paulista são réus (acusados) e julgados por sete jurados pela morte de Roberth Sandro Campos Gomes, o Maranhão, e Roberto Aparecido Ferreira, o Bebê, em 6 de maio de 2008. Além disso, eram acusados de integrar um grupo de extermínio formado por policiais militares do Campo Limpo, intitulado de “highlanders”, responsável por uma série de mortes em 2008.

Familiares dos PMs e das duas vítimas acompanharam todo o julgamento. Faixas a favor da absolvição dos dois acusados foram espalhadas do lado de fora do fórum.

pms_1

Durante os seus interrogatórios os PMs negaram ao juiz Antônio Augusto Galvão Hristov e ao promotor Vitor Petri, pertencerem ao grupo de extermínio e envolvimento no assassinato de Macarrão e Bebê.

"Sou inocente das acusações. Sou um policial honesto e correto", afirmou Takiguti. Os policiais disseram ainda que os outros três PMs que estão presos também acusados do crime são os culpados, que, inclusive, assumiram o crime, e que eles dois estão "pagando" pelo que não cometeram.

Esse processo que segue em Itapecerica é o segundo envolvendo o grupo conhecido como "highlanders". Vieira e outros três policiais militares já foram julgados e condenados em julho de 2010 a 18 anos e oito meses de prisão pela morte de um deficiente mental. Os "highlanders" só foram identificados depois do desaparecimento dessa vítima. Ela foi vista por testemunhas sendo colocada em um carro da PM em outubro de 2008. O corpo dele foi localizado dois dias depois sem a cabeça e as mãos.

Até agora, nove réus estão presos acusados de integrar o grupo de extermínio e de matar três pessoas. O nome "highlander" surgiu em alusão ao filme estrelado por Christopher Lambert e Sean Connery na década de 80, no qual os guerreiros cortavam a cabeça de seus inimigos. Segundo a Polícia Civil, que investigou o crime, a cabeça e as mãos das vítimas eram cortadas pelos policiais militares para dificultar a identificação.

De acordo com o Ministério Público, neste processo que foi julgado nesta quinta, dia 17, os policiais eram acusados de usar um carro da PM e um carro particular para abordar as duas vítimas no bairro do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo, e matá-las em Itapecerica. Eles são acusados de atar as mãos das vítimas e desferir golpes com instrumento cortante (arma branca – faca) nas suas costas e na barriga de um deles. Depois cortaram as cabeças deles. Os corpos foram achados num córrego em Itapecerica.

De acordo com a denúncia feita pela Promotoria, as vítimas foram mortas porque “estariam envolvidas em atividades espúrias [tráfico de entorpecentes] e fariam parte de uma facção criminosa”, segundo os autos apresentados no processo.

Em entrevista ao Jornal na Net a irmã de Roberth Sandro Campos Gomes, o Maranhão, Lucilandra Campo, afirmou aflita que acredita sim no envolvimento dos Policiais. “Uma pessoa de confiança me contou e eu confio nela, porque não teria porque mentir. Apesar de ele já ter passagem pela Polícia [porte de armas], meu irmão, de 19 anos, era uma pessoa boa, já trabalhou de carteira assinada, tinha uma boa conduta no trabalho e em casa”, disse.

Segundo ela, Roberth já havia sido ameaçado pelo Sargento Takiguti em frente de sua casa. “Ele [Sargento] falou que era para o meu irmão se preparar que ele ia cortar a cabeça dele. O meu irmão sempre foi o único da turma a ser abordado”, finalizou Lucilandra.

Com informações da globo.com


Aime Nascimento

eu quero saber sobre o resultado do julgamento de hoje 05/09/13

xuru rdzeiro

policial inteligente é aquele que trabalha interno na administração, no corpo musical, no hospital da PM , enfim...PM inteligente é aquele que faz o uso do p.o.p e não esquenta a cabeça com a população... PM inteligente é aquele em que deixa a vítima sempre ser vítima porque a população gosta de ser vítima.PM inteligente é aquele que cuida dele e da familia dele.enquanto o cidadão é vitima de bandido para o governo tudo bem.. o que não pode pro governo é o eleitor ser vitima do policial... cruzem os braços...

LETICIA

REALMENTE ESTE JULGAMENTO FOI JUSTO,PORÉM AINDA TEMOS POLICIAIS INOCENTES NO ROMÃO PAGANDO POR ALGO QUE NÃO FIZERAM.SOU A FAVOR DA JUSTIÇA! PENA QUE A JUSTIÇA É MUITO LENTA COMO PODE ELES FICARAM MAIS DE 2ANOS PARA PROVAR QUE SÃO INOCENTES.AGORA EU PERGUNTO QUEM VAI DEVOLVER ESTE TEMPO PERDIDO PARA CADA? LETICIA......

torquato

Deus e fiel e justo policiais Militares verdadeiros herois anônimos do Brasil, permaneceram dois anos preso, inocentes parabens a este Juri que e soberano e justo assim como senhor Jesus cristo, Bernado e takigut seja felizes

WILSON GERALDO MARTINS COSTA

Se todas as pessoas ameaçadas por policiais registrassem queixa faltaria papel, pra registrar queixas de roubos, já é uma dor de cabeça, quanto se trata de denunciar policiais bandidos então...Concordo que não houve justiça na absolvição, pm não é juiz, se é decente não deve agir com covardia, outra coisa, a partir do momento que alguém sabe que um colega comete qualquer crime e não denuncia está sendo cúmplice,e no caso de pm não saber o que o outro faz é dificil hein??? Não tem santo nesta história, mas os pms estão mais errados, são covardes como quem os defende!!!

Ligia

Fico indignada como a justiça do homem pode ser tão falha. Essa corja de corruptos e assasinos foram absolvidos sim pela justiça dos homens, mas acredito em Deus sobre todas as coisas e sei que na justiça dele, não só esses assassinos como todos os outros do mesmo bando, vão pagar e muito pelo que fizeram.

Otavio Pereira Da Silva

Deus esteve presente neste julgamento,este sgt pm é um excelente policial eu tive o prazer de conhece-lo,trabalhei sobre seu comando um homen justo e honesto,a irma deste meliante que foi morto apenas esta querendo ganhar indenização para sua familia pela incompetencia que teve de criar seu filho,denigrindo a imagem de um SUPER e maravilhoso policial como o SGT PM takiguti.

Neca Tolipa

Como uma pessoa que tem passagem pela polícia por porte de arma,é uma boa pessoa? Em minha opinião há três tipos de pessoas que possuem armas, e que não nos causam medo: -POLICIAIS -Vigilantes -Colecionadores Então dizer que o irmão dela era uma boa pessoa(?) por acaso ele se encaixava em uma dessas três categorias? e dizer que ela acredita que os PM's estão envolvidos pelo fato de "uma pessoas de confiança" disse e que não teria motivos para mentir....(?)e se ela presenciou a ameaça, pq não foi direto ao Distrito Policial fazer um boletim de ocorrência? Concordo plenamente com Drº Vendramini,estão MENTINDO!

Elias

Ótima cobertura! Parabens a equipe pelo profissionalismo e rapidez da informação!

Resposta:Obrigada! Atenciosamente, Karen Santiago.

20/08/2017

Mulher morta e queimada no Laguna ainda está sem identificação no IML de Taboão

A mulher encontrada na noite da sexta-feira, 18, com o corpo em chamas após ser estuprada e...

19/08/2017

GCM apreende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou apreensão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha...

16/08/2017

PM faz reintegração de posse no Jardim Mimás em Embu das Artes

O 36º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana participou na manhã desta quarta-feira (16), da...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

15/08/2017

Alckmin autoriza Dejem que destinará 6 mil vagas para policiamento

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 14, parceria entre a Secretaria da...

15/08/2017

Homem que esfaqueou ex-companheira e tentou suicídio morre em Pirajussara

O homem que tentou matar a ex-companheira no último domingo (13) a facadas num estacionamento de...

14/08/2017

GCM apreende acusado de assaltos em pontos de ônibus da Estrada de S. Francisco

Um jovem de 17 anos vinha atemorizando pedestres nos pontos de ônibus da Estrada de São...

14/08/2017

PRF apreende revólver com queixa de roubo na Régis

A PRF prendeu na tarde da última sexta-feira (11), um homem em posse de um revolver calibre 38,...

14/08/2017

Gerente do tráfico é preso com 10 kg de drogas em Embu das Artes

Um indivíduo foi detido nesta segunda-feira (14), acusado de tráfico de drogas, na Rua Poços de...

21/08/2017

UniVesp será inaugurada nesta quinta-feira em Embu das Artes

A UniVesp Embu das Artes será inaugurada na quinta-feira (24/8), às 19h, no Parque Francisco...

21/08/2017

Sabesp informa que voltará a atender no antigo endereço em Itapecerica da Serra

A partir do dia 28 de agosto, a Sabesp volta a atender no antigo endereço:
Rua São João nº 89 –...

21/08/2017

OAB Taboão promove palestra sobre perícia criminal nesta terça

Na próxima terça-feira, dia 26, às 19 horas, acontece no auditório da TaboãoPrev  - Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.