Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores vão escolher Embu ou Embu das Artes

Por Outro autor | 17/03/2011

feira12

Arquivo Moradores votam a favor pela feira de artes de Embu

Os moradores de Embu irão às urnas no dia 1º de maio para dizer sim ou não a oficialização do nome Embu das Artes. O plebiscito será o primeiro do estado de São Paulo destinado a mudar o nome de uma cidade. As características do plebiscito são iguais a de uma eleição normal: voto é obrigatório, campanha pelo sim e pelo não, treinamento de mesários e utilização da urna eletrônica.

Para participar do plebiscito é preciso estar quites com a Justiça Eleitoral. Quem mora em Embu e vota em outro município tem que correr contra o tempo e transferir o domicílio eleitoral para participar do pleito.

Toda a história de Embu está diretamente ligada à arte. Desde os seus primórdios a cidade teve uma ampla participação de artistas, o que contribui para tornar o nome Embu das Artes conhecido em todo o mundo. Agora, os moradores da cidade vão decidir nas urnas, de forma democrática, se querem ou não a oficialização do nome Embu das Artes.

Se a maioria das pessoas optarem pelo sim a cidade passará a ser chamada oficialmente de Embu das Artes. Com isso nos endereços, placas de veículos e sinalizações nas vias de acesso ao município terão que constar o nome Embu das Artes, onde atualmente consta somente Embu.

Os artistas da cidade entendem que a oficialização do sobrenome das artes é um reconhecimento do que a arte representa para o município. Quem apóia a oficialização garante que ela vai ao encontro da identidade da população e da forma como a cidade é conhecida no mundo. Já quem é contrário a oficialização do nome Embu das Artes alega que haverá transtornos com a mudança.

A reportagem do Jornal na Net ouviu moradores e comerciantes da cidade, veja abaixo o que cada um pensa sobre o plebiscito.

“Sou contra porque com a mudança, o IPTU e também os impostos vão aumentar. Pago por mês nesse comércio, R$ 200,00 com a mudança de nome, com certeza vai aumentar pra R$ 400,00. A mudança também implicará na não vinda de empresas para a cidade, por causa do aumento do imposto. Prefiro que seja Embu”, opinou José Alves, comerciante.

“Sou a favor de Embu das Artes, para acabar de vez com a confusão de nomes que acontece entre Embu e Embu-Guaçu. Diversas correspondências de Embu vão direto pra Embu-Guaçu. Motoristas confundem a cidade, vem para Embu, sendo que precisavam ir para Embu-Guaçu (cidade vizinha de Itapecerica da Serra). Uma confusão só, por isso voto a favor de Embu das Artes, afinal a cidade já é conhecida assim por todo mundo. Além disso, defendo porque ela é uma cidade turística”, Zé Turin, ex-vereador de Embu defende a mudança de nome.

“Voto sim para Embu das Artes. A cidade já é conhecida como a cidade das artes, então não há nada mais justo do que acrescentas [das artes]. Apesar de se chamar apenas Embu, todos os lugares que visito se falo que moro em Embu, todo mundo confunde com Embu-Guaçu ou falam [Embu das Artes]”, comentou a jovem Rafaela da Silva.

Para a vendedora de salgados, Senhora Santinha somente Embu confunde os visitantes. “Há muitas confusões com os nomes. Defendo que o nome tem que ser Embu das Artes, porque a cidade já é conhecida assim. E também por causa do artesanato que é muito reconhecido e admirado por diversas pessoas que visitam a cidade todo o final de semana”, defendeu.

Para o morador da cidade, Márcio a mudança servirá de homenagem a nomes importantes que fizeram e ainda fazem história na cidade. “São por nomes como Solano Trindade, Raquel Trindade, Mestre Gama, entre outros, que a cidade deve se chamar Embu das Artes. É legitimo essa mudança, pois a cidade tem notoriedade mundial por isso. Os artistas fizeram com que a cidade tivesse esse nome e merecem esse reconhecimento”.

A quantidade de pessoas, mais de 20 mil, praticamente todo o final de semana na Feira de Embu e mais de três mil veículos só no domingo, também são motivos que convencem os moradores e comerciantes a votarem a favor da mudança de Embu para Embu das Artes.

“Quando viajo ou quando amigos viajam para outra cidade, eles chegam comentando como Embu das Artes é conhecida. Todos comentam sobre a feira de artes, sobre as opções de lazer, comida, a cidade é muito valorizada e bem amada pelos moradores, apesar dos problemas. Embu tem cara de Embu das Artes, eu voto a favor pela mudança”, finaliza a moradora Maria.

Texto: Karen Santiago e Sandra Pereira

19/02/2018

Renato Oliveira é indiciado por atentado contra Binho e exonerado da prefeitura

A Polícia Civil indiciou na sexta-feira, 16, o subsecretário de Gestão Tecnológica e Comunicação...

18/02/2018

Agências bancárias da região fecham nesta segunda em adesão a greve nacional

Os bancos em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica não irão abrir nesta segunda-feira (19) como...

17/02/2018

Embu das Artes celebra 59 anos de emancipação neste domingo

A cidade de Embu das Artes comemora no próximo domingo (18), 59 anos de emancipação...

15/02/2018

Itapecerica tem mais de 1.080 crianças realizando trabalho infantil, diz IBGE

Estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que no...

07/02/2018

Moradores do Jardim São Marcos reclamam da frequente queda de energia

Moradores do Jardim São Marcos em Embu das Artes, estão reclamando das constantes quedas de...

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

20/02/2018

Câmara de Taboão realiza sessão Solene hoje pelos 59 anos da cidade

Na próxima terça-feira, dia 20, às 19h, a Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza no Cemur a...

20/02/2018

Seccional de Taboão realiza megaoperação contra pedofilia em 21 cidades

A Delegacia Seccional de Taboão da Serra realiza desde a madrugada desta terça-feira, 20, uma...

20/02/2018

Governo estuda ações de comunicação para explicar privatização da Eletrobras

O governo federal estuda promover diversas ações de comunicação para tratar da privatização da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.