Vencedores do concurso Portais Turísticos de Embu são definidos

17/03/2011

A lista dos designers vencedores no concurso Portais Turísticos de Embu foi divulgada. Ao todo serão construídos 13 portais de entrada no município de Embu nas divisas com Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, São Paulo, Cotia, nas duas entradas da cidade, além de mais sete acessos.

O objetivo da instalação dos portais é deixar a cidade mais bonita, beneficiando os visitantes. A comissão julgadora do concurso Portais Turísticos foi integrada por representantes do governo municipal –  Vitor Mazzetti Filho, Secretaria de Obras; José Olvídio Peres Ramos, Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Rita de Cássia de Biagio, Secretaria de Turismo; Paulo Renato Dud, Secretaria de Cultura – e pelo consultor/arquiteto especializado em arte urbana Nelson José Urssi.

Dos 30 proponentes inscritos no concurso, 17 entregaram suas propostas até a data prevista pelo edital. Decidiu-se também pela atribuição de pontuação para o cumprimento de todos os itens previstos pelo edital. Na seleção, foram considerados os critérios culturais, técnicos e artísticos, a apresentação correta de documentação e a execução, envolvendo adequação, tempo de instalação e manutenção dos portais. A verba destinada aos 13 portais é de quase R$ 1 milhão e faz parte do Programa Turismo Social no Brasil - Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística, do governo federal.

Os projetos e seus autores selecionados no concurso dos 13 Portais de Entrada de Embu das Artes são:

1 – PORTAL AV. ELIAS YAZBEK (CAIPIRÃO)
Título: Mosaico
Autor/proponente: Camilla Almeida da Silva. Moradora do Jardim Presidente Kennedy, Embu (SP), cursa o 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo na FAU/USP. Desenvolve atividades de comunicação visual para fins acadêmicos. Com orientação de professores, fez projeto de comunicação visual, com criação de identidade visual e sinalização para a Ciclovia do Rio Pinheiros, na Capital.

2 – PORTAL AV. ELIAS YAZBEK (PIT)
Título: Cobra Reluzente
Autor/proponente: Marcello Cusano Lindgren

3 – PORTAL JARDIM TOMÉ
Título: sem título
Autor/proponente: Walter Dias Pereira Filho. Arquiteto de São Paulo (SP), formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 2000, venceu em 2007 o concurso GP de Arquitetura Corporativa e Obras Públicas, com o projeto institucional Paraty Cena Mundi, em Paraty. Classificou-se em segundo lugar com o projeto Eco-Building Center, na categoria de hotelaria, e terceiro lugar, na categoria residencial, com a obra do Condomínio Residencial Morumbi, em 2008. Atua em diferentes segmentos da arquitetura, incluindo novos conceitos em edifícios ecossustentáveis. É sócio da WDA Arquitetura e Empreendimentos Imobiliários Ltda.

4 – PORTAL CAPUAVA
Título: Tecer o Imaginário Urbano
Autor/proponente: Daniele de Souza e Vinícius Capella Gomes. Daniele formou-se em arquitetura na Universidade São Judas Tadeu, São Paulo (SP), em 2009, e vem atuando no desenvolvimento de projetos de estudo preliminar. Recebeu menção de destaque no Concurso Internacional de Arquitetura 2009, do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Venceu o concurso Iniciativa Solvin 2008, com projeto Brinquedoteca Itinerante – Sustentabilidade Energética e Social. Vinícius é arquiteto e urbanista, também graduado pela Universidade São Judas Tadeu, em 2009, e em Técnico em Edificações pela E.T.E. Getúlio Vargas, em 2004. Recebeu menção de destaque no Concurso Internacional Museu Exploratório de Ciências/Unicamp, em 2009, e menção honrosa no Concurso Pré-fabricado em Concreto, 2009, por dois edifícios. Em 2008 venceu Concurso Iniciativa Solvin, com o projeto Mobiliário Urbano Itinerante. É arquiteto da Marko Brajovic.

5 – PORTAL ITATUBA
Título: Embu de Barro
Autor/proponente: Marcello Cusano Lindgren. Arquiteto urbanista de São Paulo (SP), em 2009 recebeu menções honrosas na VIII Bienal Internacional de Arquitetura, por Parque-Cidade Porto, e em Concurso Internacional de Arquitetura, por Museu Exploratório de Ciências/Unicamp, e, em 2001, no Concurso Público Nacional, por Urbanização da Orla de Itaparica-ES. Venceu Concurso Público Nacional com Requalificação Urbana do Pólo da Glória, em 2002, entre outras premiações. Realizou exposições e sua formação inclui especializações em arte e filosofia.

6 – PORTAL RESSACA
Título: A árvore
Autor/proponente: Marcelo Todescan. Morador de São Paulo (SP), o arquiteto tem 20 anos de experiência. É membro fundador da Ecovila São Paulo, projeto de ecovilas urbanas. É membro da Ecovillage Network of the Americas – Brasil, Gaia Education e Transition Towns. É sócio da Todescan Siciliano Arquitetura, membro e fundador do Instituto CRIS - Referência Integração Sustentabilidade, membro e fundador da revista GEA Global Ecologia Arquitetura, membro e articulador da rede brasileira de Cidades em Transição. Faz parte de sua obra a passarela verde da avenida Eusébio Matoso, na Capital.

7 – PORTAL PINHEIRINHO
Título: sem título
Autor/proponente: Walter Dias Pereira Filho

8 – PORTAL SANTO EDUARDO
Título: sem título
Autor / proponente: Walter Dias Pereira Filho

9 – PORTAL DOM JOSÉ
Título: sem título
Autor/proponente: Adelio Sarro Sobrinho. Pintor e escultor de Diadema (SP), autodidata, começou a desenhar na infância, trabalhando com vários suportes, como madeira, mármore, metal, passando para a ilustração de desenhos e depois pintura. Desde 1972, vem realizando exposições no Brasil e exterior. Tem obras em diversos museus e em cidades do País.

10 – PORTAL VALO VELHO
Título: sem título
Autor/proponente: Walter Dias Pereira Filho

11 – PORTAL CASA BRANCA
Título: Urbano
Autor/proponente: Camilla Almeida da Silva

12 – PORTAL CASTILHO
Título: sem título
Autor/proponente: Gustavo Alonso Borges. Morador de Franca (SP), é arquiteto, com experiência de seis anos na criação e execução de obras. Entre esses projetos estão propostas para o Aeroporto Internacional em Ribeirão Preto (SP), para a Universidade de Música em Araraquara (SP), e de um museu. Executou obras em residências.

13 – PORTAL PIRAJUÇARA
Título: Musas de Embu
Autor / proponente: Marcello Cusano Lindgren.
Maiores Informações: Secretaria de Cultura, 4785-3683.

Com informações e imagem de Elke Lopes Muniz

Comentários