Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Vencedores do concurso Portais Turísticos de Embu são definidos

Por Karen Santiago | 17/03/2011

portais1

DivulgaçãoPortal escolhido para Avenida Elias Yasbeck

A lista dos designers vencedores no concurso Portais Turísticos de Embu foi divulgada. Ao todo serão construídos 13 portais de entrada no município de Embu nas divisas com Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, São Paulo, Cotia, nas duas entradas da cidade, além de mais sete acessos.

O objetivo da instalação dos portais é deixar a cidade mais bonita, beneficiando os visitantes. A comissão julgadora do concurso Portais Turísticos foi integrada por representantes do governo municipal –  Vitor Mazzetti Filho, Secretaria de Obras; José Olvídio Peres Ramos, Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Rita de Cássia de Biagio, Secretaria de Turismo; Paulo Renato Dud, Secretaria de Cultura – e pelo consultor/arquiteto especializado em arte urbana Nelson José Urssi.

Dos 30 proponentes inscritos no concurso, 17 entregaram suas propostas até a data prevista pelo edital. Decidiu-se também pela atribuição de pontuação para o cumprimento de todos os itens previstos pelo edital. Na seleção, foram considerados os critérios culturais, técnicos e artísticos, a apresentação correta de documentação e a execução, envolvendo adequação, tempo de instalação e manutenção dos portais. A verba destinada aos 13 portais é de quase R$ 1 milhão e faz parte do Programa Turismo Social no Brasil - Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística, do governo federal.

Os projetos e seus autores selecionados no concurso dos 13 Portais de Entrada de Embu das Artes são:

1 – PORTAL AV. ELIAS YAZBEK (CAIPIRÃO)
Título: Mosaico
Autor/proponente: Camilla Almeida da Silva. Moradora do Jardim Presidente Kennedy, Embu (SP), cursa o 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo na FAU/USP. Desenvolve atividades de comunicação visual para fins acadêmicos. Com orientação de professores, fez projeto de comunicação visual, com criação de identidade visual e sinalização para a Ciclovia do Rio Pinheiros, na Capital.

2 – PORTAL AV. ELIAS YAZBEK (PIT)
Título: Cobra Reluzente
Autor/proponente: Marcello Cusano Lindgren

3 – PORTAL JARDIM TOMÉ
Título: sem título
Autor/proponente: Walter Dias Pereira Filho. Arquiteto de São Paulo (SP), formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 2000, venceu em 2007 o concurso GP de Arquitetura Corporativa e Obras Públicas, com o projeto institucional Paraty Cena Mundi, em Paraty. Classificou-se em segundo lugar com o projeto Eco-Building Center, na categoria de hotelaria, e terceiro lugar, na categoria residencial, com a obra do Condomínio Residencial Morumbi, em 2008. Atua em diferentes segmentos da arquitetura, incluindo novos conceitos em edifícios ecossustentáveis. É sócio da WDA Arquitetura e Empreendimentos Imobiliários Ltda.

4 – PORTAL CAPUAVA
Título: Tecer o Imaginário Urbano
Autor/proponente: Daniele de Souza e Vinícius Capella Gomes. Daniele formou-se em arquitetura na Universidade São Judas Tadeu, São Paulo (SP), em 2009, e vem atuando no desenvolvimento de projetos de estudo preliminar. Recebeu menção de destaque no Concurso Internacional de Arquitetura 2009, do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Venceu o concurso Iniciativa Solvin 2008, com projeto Brinquedoteca Itinerante – Sustentabilidade Energética e Social. Vinícius é arquiteto e urbanista, também graduado pela Universidade São Judas Tadeu, em 2009, e em Técnico em Edificações pela E.T.E. Getúlio Vargas, em 2004. Recebeu menção de destaque no Concurso Internacional Museu Exploratório de Ciências/Unicamp, em 2009, e menção honrosa no Concurso Pré-fabricado em Concreto, 2009, por dois edifícios. Em 2008 venceu Concurso Iniciativa Solvin, com o projeto Mobiliário Urbano Itinerante. É arquiteto da Marko Brajovic.

5 – PORTAL ITATUBA
Título: Embu de Barro
Autor/proponente: Marcello Cusano Lindgren. Arquiteto urbanista de São Paulo (SP), em 2009 recebeu menções honrosas na VIII Bienal Internacional de Arquitetura, por Parque-Cidade Porto, e em Concurso Internacional de Arquitetura, por Museu Exploratório de Ciências/Unicamp, e, em 2001, no Concurso Público Nacional, por Urbanização da Orla de Itaparica-ES. Venceu Concurso Público Nacional com Requalificação Urbana do Pólo da Glória, em 2002, entre outras premiações. Realizou exposições e sua formação inclui especializações em arte e filosofia.

6 – PORTAL RESSACA
Título: A árvore
Autor/proponente: Marcelo Todescan. Morador de São Paulo (SP), o arquiteto tem 20 anos de experiência. É membro fundador da Ecovila São Paulo, projeto de ecovilas urbanas. É membro da Ecovillage Network of the Americas – Brasil, Gaia Education e Transition Towns. É sócio da Todescan Siciliano Arquitetura, membro e fundador do Instituto CRIS - Referência Integração Sustentabilidade, membro e fundador da revista GEA Global Ecologia Arquitetura, membro e articulador da rede brasileira de Cidades em Transição. Faz parte de sua obra a passarela verde da avenida Eusébio Matoso, na Capital.

7 – PORTAL PINHEIRINHO
Título: sem título
Autor/proponente: Walter Dias Pereira Filho

8 – PORTAL SANTO EDUARDO
Título: sem título
Autor / proponente: Walter Dias Pereira Filho

9 – PORTAL DOM JOSÉ
Título: sem título
Autor/proponente: Adelio Sarro Sobrinho. Pintor e escultor de Diadema (SP), autodidata, começou a desenhar na infância, trabalhando com vários suportes, como madeira, mármore, metal, passando para a ilustração de desenhos e depois pintura. Desde 1972, vem realizando exposições no Brasil e exterior. Tem obras em diversos museus e em cidades do País.

10 – PORTAL VALO VELHO
Título: sem título
Autor/proponente: Walter Dias Pereira Filho

11 – PORTAL CASA BRANCA
Título: Urbano
Autor/proponente: Camilla Almeida da Silva

12 – PORTAL CASTILHO
Título: sem título
Autor/proponente: Gustavo Alonso Borges. Morador de Franca (SP), é arquiteto, com experiência de seis anos na criação e execução de obras. Entre esses projetos estão propostas para o Aeroporto Internacional em Ribeirão Preto (SP), para a Universidade de Música em Araraquara (SP), e de um museu. Executou obras em residências.

13 – PORTAL PIRAJUÇARA
Título: Musas de Embu
Autor / proponente: Marcello Cusano Lindgren.
Maiores Informações: Secretaria de Cultura, 4785-3683.

Com informações e imagem de Elke Lopes Muniz

Wilson

Uma vergonha o que aconteceu na escola dos artistas. Em primeiro lugar não poderia um único artísta ser "premiado" com 3 portais como aconteceu com o senhor Walter Dias Pereira Filho. E por fim, apenas UMA ARTISTA de Embu??? Então não somos a cidade da Arte ? torrar 1 milhão em verbas para se construir 13 portais e ainda por cima não previlegiar artistas da cidade é UMA VERGONHA. Aliás VERGONHA é sinônimo desta gestão que está acabando com a cidade e limpando os cofres públicos!

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.