Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Sto Eduardo vai receber câmeras de segurança

Por Karen Santiago | 17/03/2011

cameras

Karen Santiago Bairro receberá cinco câmeras para inibir ações dos criminosos

Visando coibir as ações dos criminosos no bairro Jardim Santo Eduardo, onde o número de roubos a comércios, quase diariamente assustam os comerciantes e também moradores que são surpreendidos na saída do banco, a Prefeitura de Embu anunciou nesta quarta-feira, dia 16, a implantação de mais cinco câmeras de segurança na Estrada de Itapecerica – Campo Limpo. Três delas serão instaladas nas portas dos bancos. Embu já conta com 26 câmeras no centro histórico e 36 no centro expandido da cidade.

“O prazo para início da implantação é de 90 dias e o investimento é avaliado em R$ 180.000,00. De acordo com a nossa avaliação seriam necessárias quinze câmeras espalhadas pela Estrada Itapecerica – Campo Limpo para oferecer mais segurança aos comerciantes e moradores e também para cobrir os pontos comerciais”, explicou Vitor Mazeti, secretário adjunto de obras de Embu.

Para o Comandante da Guarda Civil Municipal, Dirceu, as câmeras servem de subsidio para a Polícia Militar e Civil conseguirem através das imagens resolver a ocorrência e solucionar os crimes cometidos. “Com a implantação das câmeras no centro histórico e expandido tivemos um controle razoável dos furtos, roubos. O centro está quase praticamente fechado por câmeras”, ressaltou.

Natinha, vice prefeito de Embu afirmou que apesar da segurança pública ser dever do Estado, a prefeitura da cidade está fazendo a sua parte e cobrando dos Policiais Militares que realizem a ronda ostensiva. “Um grupo de PMs tem andado a pé pela Estrada e outros estão fazendo a ronda com motocicletas”, observou.

Paulo Giannini, secretário de Segurança Pública afirmou que a criação da Guarda Civil Municipal foi para além de proteger o patrimônio público, auxiliar no trabalho da Polícia, ele durante sua fala anunciou que este ano serão contratados, por meio de concurso público mais quarenta GCMs, hoje a cidade conta com 102.

“A prefeitura apoia a Polícia Militar na cidade, paga aluguel do prédio, assim como a Polícia Civil. Por iniciativa do prefeito Chico Brito, mensalmente são realizadas reuniões com o alto comando das Polícias Militar e Civil, além da GCM, para discutir e mapear os pontos com maior índices de violência. O governo tem essa função, mas o morador e o comerciante tem a responsabilidade de ajudar o governo a fazer o que o município precisa”, finalizou.

A reunião que contou com a presença dos moradores e também comerciantes do bairro agradou o casal Rafael e Lilian Briano, 33 e 31 anos. Ambos são proprietários de uma loja de roupas a 100 metros da Igreja Nova Terra, local da reunião. A loja segundo eles foi assaltada oito vezes, em três anos.

“A última vez foi hoje, eles (assaltantes) entram como se fossem clientes e roubam o que vêem pela frente. A atendente foi trancada no banheiro durante o assalto. Não sabemos o prejuízo, porque fechamos a loja e fomos a Delegacia fazer o boletim de ocorrência”, contaram.

Para Rafael, a opção de colocar as câmeras nos bancos não é correta. “A solução seria instalar câmeras nos pequenos e micro empreendimentos, porque são esses empresários que se prejudicam e sofrem com os assaltos, pois são eles (empresários) que geram emprego e pagam impostos”, justificou.

Apesar da observação, ele se diz confiante com a instalação. “Algo está sendo pensado em relação à violência. Se não resolver a opção é fechar as portas, porque ninguém merece trabalhar para ser roubado”, finalizou.

Participaram da reunião os vereadores Silvino Bonfim, Doutora Bete, Gilvan da Saúde, Luiz do Depósito, João Leite e Carlos Pires, além do secretário de Trânsito e Transporte Francisco Carlos Pereira (Kal).
 

Wilson

Desculpem a minha colocação, mas eu nunca vi uma câmera prender ninguém, muito menos resolver o problema da segurança pública. A única solução para a resulução do problema da violência urbana é o investimento pesado em educação, coisa que não é feita no Embu e em nenhum lugar de nosso país. Encher as ruas de câmeras irá apenas transformar a cidade em um verdadeiro big brother, pois mesmo sabendo do crime a polícia não chega onde é chamada. Inclusive já lí ínumeras matérias neste site sobre relatos dos vereadores e moradores a cerca do abandono da polícia, e então eu e pergunto. Filmar os crimes vai adiantar em quê? Precisamos resolver o problema e não maquiá-lo.

Wilson

Aproveitando o comentário da Carmem, quero saber também quando a reportagem fará uma matéria sobre a circulação de caminhões pesados em Embu e os "bota fora" promovido pelo senhor Chico Brito? Não aguento mais ver caminhão de terra na cidade e gostaria de saber quem está ganhando dinheiro com estes "bota fora".

Resposta:Faremos sim Wilson...

Carmem

Quem sabe agora com camaras os jornais vão ver o descaso do nosso bairro,já mandei os endereços cade a materia ?

Resposta:Calma Carmen! Tenha paciência. Em breve visitaremos o bairro e produziremos a matéria.

Luciana

Me admira o Sr. Rafael falar que a opção de colocar cameras nos bancos não é correta, então quer dizer que só comerciante precisa de segurança, nós usuarios de bancos não precisamos? O certo é colocar em todos os lugares como já está sendo feito...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Fiscalização do CROSP em ação conjunta com a Vigilância Sanitária identifica pro

Depois de receber uma denúncia sobre suspeita de exercício ilegal da Odontologia, na cidade de...

20/09/2017

PM prende quadrilha armada acusada de assaltos no Monte Alegre e região

A Polícia Militar prendeu na noite desta terça-feira, 19, quatro homens acusados de praticar...

19/09/2017

Polícia Federal investiga fraudes em 14 concursos públicos

A Polícia Federal descobriu fraudes em 14 concursos públicos nacionais aplicados pela Fundação...

16/09/2017

PM recupera aparelhagem de som roubada de igreja no valor de 8 mil em Embu

Uma ação rápida da PM resultou na prisão de dois homens acusados de furtar toda a aparelhagem de...

10/09/2017

Moradores do Vista Alegre denunciam assaltos cometidos por trio de menores

Cansados dos assaltos constantes, os moradores do jardim Vista Alegre, em Embu das Artes,...

08/09/2017

PM prende três homens por roubo de veículo e tentativa de homicídio em Taboão

Três homens foram presos por policiais da 3ª Cia do 36M, na noite desta quinta-feira, 7 poucas...

06/09/2017

ROMU de Taboão recebe novos escudos entregues pelo prefeito Fernando Fernandes

A equipe do ROMU (Ronda Ostensiva Municipais), da Secretaria de Segurança Pública de Taboão da...

24/09/2017

Itapecerica debateu enfrentamento da Violência contra as Mulheres

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

24/09/2017

14º Festival de Flores e Plantas marcou a chegada da primavera em Embu

O 14º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes ocorrido neste final de semana celebra em...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.