Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Conseg discute segurança em Itapecerica

Por Karen Santiago | 17/03/2011

conseg

Karen Santiago Representantes da segurança do município respondem questionamentos dos moradores

Base comunitária da Polícia Militar, ronda escolar, demora na elaboração do boletim de ocorrência e segurança no pronto socorro do Jacira foram os principais assuntos abordados na reunião do Conselho de Segurança (Conseg) de Itapecerica da Serra, realizada na última segunda-feira, dia 14, na Paróquia Mãe dos Caminhantes, no Parque Paraíso. O representante da Polícia Militar na reunião, Tenente D’ Avila e Aspirante Marques comentaram sobre a possibilidade de implantar uma base comunitária de segurança na cidade.

“A base contará com três, quatro policiais que ficarão estacionados em um local da cidade para inibir a violência”, disse. Para um morador essa base é muito importante. “É um grande começo para diminuir a violência e retornarmos o que anos atrás conseguimos na cidade, tirá-la do 18o lugar no ranking, para um dos primeiros lugares”, observou.

O Tenente afirmou ainda que a implantação da atividade Delegada no município está em negociação com a prefeitura. “A ideia desta atividade é que o Policial de folga atue no município”, explicou. A negociação com a prefeitura também é para a PM conseguir agir com a lei de perturbação do sossego, em parceria com os fiscais.

Doutor Marcelo Santos, novo Delegado de Itapecerica comentou sobre as funções da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal e também sobre as mudanças do comando da Delegacia. Para ele é preciso ter o apoio dos moradores para evitar que a criminalidade cresça. “Os moradores precisam nos ajudar com informações. As Policias trabalham com informações, o disque-denúncia (181) vai apresentar pra mim os números em cada bairro”, comentou.

O Delegado, afirmou que se o morador souber de máquinas caça-níquel em bares e estabelecimentos precisa denunciar para a PM, PC ou GCM, para que as autoridades realizem a apreensão e feche o estabelecimento.

Em relação à demora na elaboração do B.O, Dr. Marcelo explicou que os funcionários da delegacia já estão orientados para avisar ao morador que o atendimento irá demorar. “Casos como furto/perda de celular, furto/perda de documentos, furto de veículos (sem agressão) e desaparecimento de pessoa, o boletim de ocorrência pode ser feito pela internet (http://www2.policiacivil.sp.gov.br/)”, explicou.

Mais uma vez a ronda escolar foi uma das queixas dos moradores. Para eles, a ronda não acontece constantemente, porque todas as escolas parecem desprotegidas na entrada e saída dos alunos. O Tenente D’ Avila da Polícia Militar explicou que até o momento conta com duas viaturas de ronda, para 32 escolas do município. “Se o adolescente estiver em atitude suspeita ele será abordado. A preferência são as escolas que apresentam mais queixas de brigas e incidência de crimes”, disse.

Segundo ele, a PM contará em breve com mais duas viaturas. Assim como a PM, a Guarda Civil Municipal também realiza ronda escolar, com uma viatura, de acordo com o Comandante Marques.
Para Dona Geralda, o caminho para afastar os jovens da droga é sem dúvida a polícia comunitária e um esforço da Prefeitura para internar os jovens no CAPS.

Representantes do Conselho de Saúde do município compareceram na reunião e cobraram a presença de viaturas da Guarda Civil Municipal 24 horas por dia no Pronto Socorro do Jardim Jacira, que nos últimos meses foi atingida por moradores que pela demora no atendimento e muitas vezes pela falta de médicos quebram a recepção e ameaçam os médicos. “Os Guardas sempre estiveram presentes no local, mas agora não vejo mais nenhum. Liguei nos últimos dias e nem ao menos fui atendida”, reclamou uma colaboradora do PS.

O Comandante da Guarda Civil Municipal de Itapecerica, Marques explicou que não é possível uma viatura permanecer parada durante todo o dia no mesmo local, pois existem outros patrimônios públicos para serem cuidados. “O PS novo também precisa de guardas, a câmara municipal, o Ginásio de esportes que sofreu com a queda do telhado. Cuidamos de todos esses lugares e ainda atendemos os moradores, combatemos o crime contra o patrimônio, furto, roubo, tráfico de drogas e crime ambiental”, explicou.

Marques explicou ainda que hoje a GCM não tem estrutura suficiente para atender todos os prédios públicos, combater o crime e atender os moradores, por isso “atendemos na medida do possível”, finalizou.

Para acionar a GCM disque 153, já a PM 190 e o Disque-Denúncia 181.

ADRIANO

Espero que os policiais da viatura 25109, ronda escolar que não quiseram me ajudar saibam. A pessoa que foi agredida,e que os senhores não quiseram me ajudar,continua no hospital,e pelo que parece,deve entrar em cirurgia no braço,espero que ele se recupere,afinal pra que serve a pm?? Eu achava que era pra servir a população,que pena!

terrivel.

RAMOS SABE QUAL É O PROBLEMA DESSA CIDADE??? OS MANDANTES PENSAREM,ISSO PRA ELES É MUITO DIFICIL!!

Adriano

Parece que preciso de uma sessão descarrego dessa turma que só fala em dinheiro nos cultos. Estava dormindo hoje por volta de 13 horas,acordei assustado com gritos e xingamentos. Levantei atordoado,pois trabalhar a noite é osso,meio sonolento sem entender nada. Quando olhei na rua, um cidadão agredindo um vizinho bebado,comecei a gritar com ele pra bater em mim. Mas o senhor já estava sangrando muito,quando entrei pra ligar pra policia crianças informaram que uma viatura estava na escola do jornalista,situada na rua jorge fadlo no parque paraiso. Qual a minha surpresa quando pedi ajuda ao policial da ronda escolar??? Disse que estava elaborando um boletim de ocorrência e não podia me atender,mas nisso já estava com atendente do 190. Informei a atendente o numero da viatura,disse que o policial não queria me ajudar. Isso com a colega dele sentada ao computador,isso mesmo,sentada. O que eles estavam fazendo não sei,mas digo uma coisa, deveriam ao menos solicitar uma apoio,já que o agressor estava fugindo correndo. A situação ficou um pouco tensa,já que o policial sempre disposto a nos ajudar,se exaltou e disse: Sai fora daqui,deve ser assim que ele trata as pessoas do convivio pessoal,discuti com ele por uns dois minutos. Quando estava pra sair,a policial que o acompanhava foi até o rádio,n sei pra que. Mas resumindo,se não posso contar com a policia,o que devo fazer??? A pessoa foi socorrida com um corte na cabeça,com marcas por todo corpo e inconsciente. Até quando sai por volta das 18 horas,não havia aparecido uma viatura. Detalhe,essa agressão se deu por que o senhor abraçou a criança,com isso esse DESQUALIFICADO,achou que o senhor em questão era um PEDÓFILO,que absurdo isso. Mas pelo jeito,ficará assim,sem punição pra ambas as partes! A propósito,a viatura em questão é numero 25109,espero que alguém tome providências. Péssima educação desse policial,péssimo atendimento a sociedade,querer esgotar sua frustração em alguém,não condiz com a farda que esse senhor veste,esse é o nosso Brasil!!

Resposta:

 

RAMOS

GOSTARIA DE FRISAR, ALGUMAS COISAS QUE PARECE QUE NINGUEM ENCHERGA NESSA CIDADE, " COLABORADOPRES " DA SAUDE QUESTIONAM A FALTA DE GCM NA PORTA DO PS DO JACIRA, MAS LA NÃO TEM UMA EMPRESA DE SEGURANÇA CONTRATADA PELA PREFEITURA? OS MUNICIPRES COBRAM ATITUDE NO COMBATE AO CRIME NA CIDADE MAS NÃO DENUCIAM OS CRIMES QUE SABEM ESTAR ACONTECENDO, AFINAL DEIXEMOS TODOS DE HIPOCRESIA PORQUE COBRAR É FACIL MAS COLABORAR É QUE PARECE SER DIFICIL; VAI AI ALGUMAS SUGESTOES, QUE TAL EM VEZ DE CONTRATAR EMPRESA DE SEGURANÇA NÃO ABRE-SE HORAS EXTRAS PARA QUE OS GCMS POSSAM DOBRAR SEU PROPRIO EFETIVO JA QUE ESSA EMPRESA NÃO RESOLVE NADA E TUDO TEM QUE CHAMAR A GCM PRA RESOLVER MESMO, PORQUE AO INVES DE SE COLOCAR UMA BASE DA PM NÃO SE COLOCA UMA BASE ADJUNTA ENTRE PM GCM PORQUE ACREDITO EU QUE SE UNIRMOS FORÇAS CONSEGUIRIAMOS MUITO MAIS RESULTADO, SERA QUE NINGUEM ENCHERGA ISSO SO EU ?

terrivel

O Tenente D’ Avila da Polícia Militar explicou que até o momento conta com duas viaturas de ronda, para 32 escolas do município. Esse trecho resume bem a que passos anda essa ronda,não pelos policiais e sim pela estrutura que é não é fornecida. Mas o tenente tem que pedir pro seus comandados não baterem cartão em frente a panificadora daniela todos os dias pela manhã. Tomar café é uma coisa,mas ficar ancorado lá logo as 7 da manhã assim fica dificil acreditar no trabalho,pensa que não mas o povo vê isso também e comenta. E isso ocorre com profissionais com 10,15 anos de policia,é aquela velha história,se acostuma com a situação a fazer sempre a mesma coisa e acha que niguém está vendo!

DOMINGUES

QUE TAL CONTRATAR MAIS GCMIS ,QUE TAL MAIS CONDIÇOES DE TRABALHO ,PRONTO SOCORRO PRECISA DE MEDICO ,MEDICAMENTOS,BOM ATENDIMENTO,RESPEITO,E CONDIÇOES,TALVES ASSIM NAO PRECISARIA DE UMA VIATURA NA PORTA.

19/04/2017

Polícia apreende carro com placa adulterada em Embu

Policias do CGP suspeitaram de um individuo que estava em um veiculo Celta de cor vermelha. Ao...

19/04/2017

Mulher é presa efetuando compras com cartão clonado em Taboão

Policiais conseguiram efetuar a prisão de uma mulher que efetuava compras com cartão clonado em...

17/04/2017

Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais da região

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma...

12/04/2017

Prefeitura lacra asilo clandestino onde idoso morreu em Taboão

Depois da morte de um idoso e a remoção de outros seis de um asilo clandestino localizado na Rua...

12/04/2017

Policiais encontram armas e munições em carro abandonado em Itapecerica

 

Policiais do 25º BPM conseguiram aprender duas armas que estavam dentro de um carro...

11/04/2017

GCM acha idoso morto e outros 6 em cárcere privado num abrigo clandestino

Após ouvirem gritos de socorro e pedidos de ajuda vizinhos de um imóvel localizado na rua...

11/04/2017

PM prende homem que realizava roubos em Taboão com simulacro de pistola

Policiais militares conseguiram prender na tarde desta terça-feira (11), um individuo que...

11/04/2017

PRF troca tiros e prende criminosos em veículo roubado na Régis

A Polícia Rodoviária Federal prendeu dois criminosos na tarde desta segunda-feira, em São...

10/04/2017

PRF recupera carga de aço avaliada em R$ 3 Milhões na Régis

Policiais da PRF conseguiram recuperar na Régis, uma carga de aço que havia sido roubada no...

23/04/2017

Mancha Alvi Verde Taboão ajuda a alegrar festas das crianças do Amor Perfeito

Um grupo de integrantes da Mancha Alvi Verde Taboão da Serra Zona Sul faz bonito fora dos...

22/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.