Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Conseg discute segurança em Itapecerica

Por | 17/03/2011

conseg

Karen Santiago Representantes da segurança do município respondem questionamentos dos moradores

Base comunitária da Polícia Militar, ronda escolar, demora na elaboração do boletim de ocorrência e segurança no pronto socorro do Jacira foram os principais assuntos abordados na reunião do Conselho de Segurança (Conseg) de Itapecerica da Serra, realizada na última segunda-feira, dia 14, na Paróquia Mãe dos Caminhantes, no Parque Paraíso. O representante da Polícia Militar na reunião, Tenente D’ Avila e Aspirante Marques comentaram sobre a possibilidade de implantar uma base comunitária de segurança na cidade.

“A base contará com três, quatro policiais que ficarão estacionados em um local da cidade para inibir a violência”, disse. Para um morador essa base é muito importante. “É um grande começo para diminuir a violência e retornarmos o que anos atrás conseguimos na cidade, tirá-la do 18o lugar no ranking, para um dos primeiros lugares”, observou.

O Tenente afirmou ainda que a implantação da atividade Delegada no município está em negociação com a prefeitura. “A ideia desta atividade é que o Policial de folga atue no município”, explicou. A negociação com a prefeitura também é para a PM conseguir agir com a lei de perturbação do sossego, em parceria com os fiscais.

Doutor Marcelo Santos, novo Delegado de Itapecerica comentou sobre as funções da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal e também sobre as mudanças do comando da Delegacia. Para ele é preciso ter o apoio dos moradores para evitar que a criminalidade cresça. “Os moradores precisam nos ajudar com informações. As Policias trabalham com informações, o disque-denúncia (181) vai apresentar pra mim os números em cada bairro”, comentou.

O Delegado, afirmou que se o morador souber de máquinas caça-níquel em bares e estabelecimentos precisa denunciar para a PM, PC ou GCM, para que as autoridades realizem a apreensão e feche o estabelecimento.

Em relação à demora na elaboração do B.O, Dr. Marcelo explicou que os funcionários da delegacia já estão orientados para avisar ao morador que o atendimento irá demorar. “Casos como furto/perda de celular, furto/perda de documentos, furto de veículos (sem agressão) e desaparecimento de pessoa, o boletim de ocorrência pode ser feito pela internet (http://www2.policiacivil.sp.gov.br/)”, explicou.

Mais uma vez a ronda escolar foi uma das queixas dos moradores. Para eles, a ronda não acontece constantemente, porque todas as escolas parecem desprotegidas na entrada e saída dos alunos. O Tenente D’ Avila da Polícia Militar explicou que até o momento conta com duas viaturas de ronda, para 32 escolas do município. “Se o adolescente estiver em atitude suspeita ele será abordado. A preferência são as escolas que apresentam mais queixas de brigas e incidência de crimes”, disse.

Segundo ele, a PM contará em breve com mais duas viaturas. Assim como a PM, a Guarda Civil Municipal também realiza ronda escolar, com uma viatura, de acordo com o Comandante Marques.
Para Dona Geralda, o caminho para afastar os jovens da droga é sem dúvida a polícia comunitária e um esforço da Prefeitura para internar os jovens no CAPS.

Representantes do Conselho de Saúde do município compareceram na reunião e cobraram a presença de viaturas da Guarda Civil Municipal 24 horas por dia no Pronto Socorro do Jardim Jacira, que nos últimos meses foi atingida por moradores que pela demora no atendimento e muitas vezes pela falta de médicos quebram a recepção e ameaçam os médicos. “Os Guardas sempre estiveram presentes no local, mas agora não vejo mais nenhum. Liguei nos últimos dias e nem ao menos fui atendida”, reclamou uma colaboradora do PS.

O Comandante da Guarda Civil Municipal de Itapecerica, Marques explicou que não é possível uma viatura permanecer parada durante todo o dia no mesmo local, pois existem outros patrimônios públicos para serem cuidados. “O PS novo também precisa de guardas, a câmara municipal, o Ginásio de esportes que sofreu com a queda do telhado. Cuidamos de todos esses lugares e ainda atendemos os moradores, combatemos o crime contra o patrimônio, furto, roubo, tráfico de drogas e crime ambiental”, explicou.

Marques explicou ainda que hoje a GCM não tem estrutura suficiente para atender todos os prédios públicos, combater o crime e atender os moradores, por isso “atendemos na medida do possível”, finalizou.

Para acionar a GCM disque 153, já a PM 190 e o Disque-Denúncia 181.

16/11/2017

Polícia prende foragido em flagrante por roubo de carga na Régis Bittencourt

Policiais da 4ª Cia do 36º BPM/M prenderam na noite desta quarta-feira (15), conseguiram efetuar...

16/11/2017

Dono de bar é preso com arma e munições em Embu das Artes

Um homem foi detido na noite desta quarta-feira (15), acusado de porte e posse ilegal de armas...

14/11/2017

Força Tática está treinando para voltar a atuar em Itapecerica e Embu-Guaçu

Aguardada com grande expectativa pelos moradores de Itapecerica, São Lourenço Juquitiba e...

13/11/2017

Mulher é achada morta em terreno baldio e cheio de entulho no Santo Antônio

Uma mulher sem vida foi encontrada num terreno baldio no meio do lixo, no jardim Santo Antônio,...

12/11/2017

ROCAM prende dois homens com simulacro de pistola em Taboão

Policiais da ROCAM do 36º BPM da 4º Cia efetuaram a prisão de dois homens com simulacro de...

12/11/2017

GCM de Embu vai ganhar 15 viaturas, 4 motos e tropa de elite da ROMU

A segurança de Embu das Artes vai ganhar o reforço de 15 novas viaturas, sendo 5 Trailblazer, ...

12/11/2017

Câmeras de segurança flagram roubo a caixa de açougue no centro de Taboão

As câmeras do circuito interno de vigilância do açougue Boi do Barro, localizado na região...

09/11/2017

ROMU prende homem acusado de furto de veículo no Jardim São Judas em Taboão

O Pelotão 3 da ROMU conseguiu efetuar a prisão de um homem acusado de furto de veículo efetuado...

09/11/2017

Polícia Militar realiza resgate histórico de bebê em Embu

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou nesta madrugada do dia 7/11/2017 às 4:50, na...

07/11/2017

Jovem de 17 anos baleado no Record sobreviveu, teve alta e bala fica alojada

O menor de 17 anos, J.S.J. que atingido por um tiro enquanto caminhava na rua Estância Velha, no...

17/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

17/11/2017

Representado pelo paulista André Akkari, Poker segue crescendo no Brasil

Um dos esportes mentais mais populares do planeta, o poker cresceu muito de popularidade nas...

17/11/2017

Licenciamento: novembro é o mês de veículos com final 9

Os proprietários de veículos com placa final 9 já podem fazer o licenciamento. Já os donos de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.