Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Coleta de lixo atrasa em Itapecerica

Por Karen Santiago | 14/03/2011

lixo1

Adriano Francisco - moradorLixo acumulado de semanas fica espalhado no meio da rua

Muito lixo e insatisfação dos moradores marcaram a semana do Carnaval em Itapecerica da Serra. A coleta seletiva que passa ao menos três vezes em cada bairro, não foi realizada na última semana, causando sérios transtornos no cotidiano dos munícipes. A coleta ainda não voltou ao normal até o momento. O principal motivo pela não realização da coleta foi à quebra de oito caminhões ao mesmo tempo, a saída de vinte funcionários contratados e também, segundo apurou o Jornal na Net o não pagamento das horas extras dos funcionários.

“Com a quebra dos oito caminhões de uma só vez na última semana a coleta ficou prejudicada, pois só contamos com três caminhões para a coleta, os consertos não poderiam ser na oficina, porque são peças que precisam vir de fora. O bairro do Potuverá foi o mais afetado. Ontem a noite realizamos a coleta até 23h, no Branca Flor, e nas ruas próximas, alguns condomínios liberaram a entrada do caminhão, mas outros não autorizaram”, explicou o Chefe de Divisão técnica de limpeza pública, professor Ezequiel.

Segundo apurou a reportagem do Jornal na Net, além dos caminhões quebrados e da saída dos funcionários que estão com os contratos vencidos, desde a última sexta-feira, dia 11, restando apenas 13 funcionários na cidade para realizar a coleta, o atraso no pagamento das horas extras também foi um dos principais fatores para agravar o problema. “Esses treze funcionários estão divididos por bairros, por exemplo, o Valo Velho conta com somente um coletor, quatro estão realizando a coleta no Jacira, e a região central conta com oito”, disse.

Para resolver os problemas na coleta, uma reunião com o prefeito Jorge Costa foi realizada nesta segunda-feira, dia 14. “Ele (Jorge Costa) disse que vai tentar dar suporte para o conserto dos caminhões rapidamente e também no pagamento correto das horas extras dos funcionários, que será feito até o final do mês”, resumiu professor Ezequiel.

De acordo com Ezequiel, a coleta pode ser normalizada até sábado. “Um ou dois caminhões podem ser liberados nesta segunda-feira. Além dos caminhões, o prefeito já chamou as dezesseis pessoas que passaram no concurso, elas começam a trabalhar no máximo até quarta-feira, dia 16”, finalizou.

Inconformados com a falta de coleta em suas residências e nos bairros, os moradores procuraram via e-mail e também telefone, a reportagem do Jornal na Net no último final de semana, para clamar por uma solução e também para ser esclarecido o porquê da não realização da coleta.

“Já faz uma semana que o caminhão não passa em casa, a quantidade de lixo acumulado é muito grande. Já não sei mais onde guardar. Liguei na prefeitura e eles disseram gentilmente que não era possível realizar a coleta, devido a falta de caminhões e funcionários”, comentou indignada Maria Heleonor, moradora do bairro Embu Mirim.

O morador Adriano Francisco, do Parque Paraíso sofre com o excesso de lixo em frente a sua residência diariamente, o problema se agravou na última semana, afinal a coleta não foi realizada. “Os moradores jogam lixo em frente a minha casa, porque o caminhão não sobre a rua, porque ela é muito alta. Nessa última semana, sem a coleta, a quantidade de lixo ficou maior. Já tentei acabar com o problema de despejarem o lixo em frente de casa, mas a única solução que eles (funcionários) me deram é fazer uma lixeira comunitária, sou contra. Isso se estende há mais de um ano”, reivindicou.

11º

EDMILSON NASCIMENTO FILHO

NÃO É SÓ A COLETA DE LIXO QUE É DEFICIENTE,EXISTE TAMBÉM LIXO NA RUA GIBRALTAR E TERRENOS BALDIOS CHEIOS DE MATO E AINDA O POSTO DE SAÚDE UBS NÃO TEM REMÉDIO DE PRESSÃO. PODE !!!

10º

Wilson

Sou morador da mesma rua do Adriano...realmente a situação do final da rua é complicada...até quando...

Adriano

E a situação continua na mesma,acho que só irão aparecer pra tentar uma solução quando estiver próximo da eleição,ai sim!! Vou fazer o mesmo que o cidadão postou no you tube sobre a geladeira. Colocarei uma faixa,gravo uma mensagem da hora,e coloco o título do vídeo" Itapecerica,lixão a céu aberto". Se o video dele virou hit,quem sabe com o meu aconteça o mesmo,quando alguém procurar por ITAPECERICA,esse será um dos videos associados,ficará lindo a imagem daqui!

Adriano

É isso ai minha gente,é duro acreditar que "8 caminhões quebrem dua uma vez. Fazer o que não é,esperar o que??? Hoje,antes de sair pro trabalho o caminhão estava passando pra retirar essa mesma quantidade de lixo em frente de casa. Pelo jeito as coisas continuam na mesma,sendo que a coleta passou no ultimo(SÁBADO). Então contemos.. DOMINGO,SEGUNDA,TERÇA,QUARTA,QUINTA. ACHO QUE NÃO ENCONTRAM PEÇAS PRA ARRUMAR,DEVE SER ISSO!

Carmem

Ao jornal ,segue endereços que são Est. Itap. a campo limpo em toda a sua extençaõ, na parte de Embu , do STO EDUARDO, DOM JOSÉ, em todas as suas travessas. quer mais .É só andar , nada mais.OBRIGADA.

Resposta:Obrigada!

Maria

Os problemas em Itapecerica nunca se resolvem. O prefeito fez muitas promessas na época da eleição. Cumprir que é bom, nada! Espero que nunca mais se eleja. Que o povo aprenda de uma vez por todas. Esse problema da coleta de lixo é normal na cidade, sempre tem caminhões quebrados, pra mim isso é falta de cuidado na secretaria. Chega!

Carmem

Ao jornal da Net,lixo não é só em ITAPECERICA DA SERRA já pedi para vcs. andarem em nossa cidade aqui em EMBU ai sim vc vai ver o que é ter buracos e lixo. Ou este jornal já esta vendido ??????????

Resposta:Carmen, o jornal não está vendido, diga o bairro e as ruas que você quer que a reportagem visite e iremos até aí. Preciso de endereços.

Ana Luisa

Porque que este jornal que é de Embu não faz materias de nossa cidade , com tantos problemas que temos aqui ? estou perdendo a confiança deste meio de comunicação.infelizmente.

Resposta:Ana Luisa, o jornal não é só de Embu, mas também de Itapecerica e Taboão. Assim como pedi para a Carmen, me encaminhe endereços, que em breve vamos até ai. Preciso saber de verdade quais são os problemas, para mandar a reportagem para um local especifico. Conto com a sua ajuda.

Lucia

Pra começar quero que a Prefeitura me responda uma coisa, qual será a próxima desculpa, pois desde o início d o primeiro mandato deste prefeito cada vez é uma nova desculpa, antigamente quando estava nas ultimas semanas do ano, ficávamos umas 3 semanas sem coleta, mas agora, esta difícil, pois é raro termos o mês inteiro sem falhar a coleta, o que já até me cansou de reclamar é que um empurra para o outro, estou na divisa de regional e quando reclamava, tinha que ficar ligando para as duas regionais pra ver se alguém resolvia alguma coisa, era obrigada a ir na Câmara Municipal e fazer reclamação para pedir soluções, já fiquei 1 mês e meio, isso porque moro em plena Estrada de Itapecerica ou Rodovia Armando Salles e vejo passando dezenas de caminhões o dia inteiro, aqui os dias de recolher é terça, quinta e sábado, quando eles passam duas das três que é a obrigação deles, tem que se comemorar, pois mal mente recolhem uma vez na semana, aqui eles nem mais vem pedir caixinha em final de ano, pois já sabe o sermão que vão levar, e quando pedem é sempre no começo do mês de Dezembro e nunca no fim pois eles nem passam pra recolher nosso lixo, isso é todos os anos sem excessão, só aparecem no meio da primeira semana do mês seguinte e oi lá.

Rosalice

Incrível, em véspera de Natal nenhum caminhão quebra, em véspera de Natal não se deixa de recolher o lixo, até com chuva eles estão aqui. Fora isso não tem dia certo, choveu não vem.O bairro de Potuverá é quem sofre.

Adriano

Karen Santiago. Gostaria de agradecer pela matéria,mais de uma ano tentando resolver essa questão. Sei que muitas pessoas que acompanham esse estimado jornal me acham um chato,de tantos comentários sobre o mesmo assunto. Infelizmente a prefeitura representada pelos seus departamentos que pouco funcionam,não dão atenção devida aos moradores. Sempre quando indagados tem uma resposta pouco convincente sobre a questão. Espero que o meu caso sirva de exemplo pra muitas pessoas que sofrem com a mesma situação. Que sempre buscam reclamar,e sempre ouve-se as mesmas desculpas"caminhão quebrou". Que agora com essa imagens não apareça secretário com a mesma idéia mirabolante,e que se pense um pouco,é o mínimo que se espera de alguém que ocupe um cargo de chefia. KAREN,obrigado pela atenção sucesso!!

Resposta:Adriano, conte sempre comigo e com esse veículo de comunicação. Estou na torcida para que seu problema seja resolvido, o que eu busco como jornalista é atender da melhor maneira possível o leitor. Atenciosamente, Karen Santiago.

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

06/04/2017

Festival Gastronômico no Extra Taboão acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de abril

Entre os dias 07 e 09 de abril de 2017 (12h às 22h) o Taboão vai ficar ainda mais delicioso! O...

05/04/2017

Moradores do Monte Alegre investem em monitoramento e sinalização contra o crime

Cansados da violência e sem conseguir se proteger contra os assaltos cada vez mais frequentes na...

03/04/2017

Concurso do Tribunal de Justiça terá vagas pra Taboão, Embu e Itapecerica

Taboão da Serra, Embu das Artes, Cotia, Itapecerica da Serra e São Lourenço, estão entre as...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

25/04/2017

Secretária de Inclusão de Itapecerica fecha parceria com iniciativa privada

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra e a Associação de...

25/04/2017

Vinttage Music Bar estreia com show de Helena Monteiro

A inauguração oficial da casa acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 19h, com shows...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.