Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Coleta de lixo atrasa em Itapecerica

Por | 14/03/2011

lixo1

Adriano Francisco - moradorLixo acumulado de semanas fica espalhado no meio da rua

Muito lixo e insatisfação dos moradores marcaram a semana do Carnaval em Itapecerica da Serra. A coleta seletiva que passa ao menos três vezes em cada bairro, não foi realizada na última semana, causando sérios transtornos no cotidiano dos munícipes. A coleta ainda não voltou ao normal até o momento. O principal motivo pela não realização da coleta foi à quebra de oito caminhões ao mesmo tempo, a saída de vinte funcionários contratados e também, segundo apurou o Jornal na Net o não pagamento das horas extras dos funcionários.

“Com a quebra dos oito caminhões de uma só vez na última semana a coleta ficou prejudicada, pois só contamos com três caminhões para a coleta, os consertos não poderiam ser na oficina, porque são peças que precisam vir de fora. O bairro do Potuverá foi o mais afetado. Ontem a noite realizamos a coleta até 23h, no Branca Flor, e nas ruas próximas, alguns condomínios liberaram a entrada do caminhão, mas outros não autorizaram”, explicou o Chefe de Divisão técnica de limpeza pública, professor Ezequiel.

Segundo apurou a reportagem do Jornal na Net, além dos caminhões quebrados e da saída dos funcionários que estão com os contratos vencidos, desde a última sexta-feira, dia 11, restando apenas 13 funcionários na cidade para realizar a coleta, o atraso no pagamento das horas extras também foi um dos principais fatores para agravar o problema. “Esses treze funcionários estão divididos por bairros, por exemplo, o Valo Velho conta com somente um coletor, quatro estão realizando a coleta no Jacira, e a região central conta com oito”, disse.

Para resolver os problemas na coleta, uma reunião com o prefeito Jorge Costa foi realizada nesta segunda-feira, dia 14. “Ele (Jorge Costa) disse que vai tentar dar suporte para o conserto dos caminhões rapidamente e também no pagamento correto das horas extras dos funcionários, que será feito até o final do mês”, resumiu professor Ezequiel.

De acordo com Ezequiel, a coleta pode ser normalizada até sábado. “Um ou dois caminhões podem ser liberados nesta segunda-feira. Além dos caminhões, o prefeito já chamou as dezesseis pessoas que passaram no concurso, elas começam a trabalhar no máximo até quarta-feira, dia 16”, finalizou.

Inconformados com a falta de coleta em suas residências e nos bairros, os moradores procuraram via e-mail e também telefone, a reportagem do Jornal na Net no último final de semana, para clamar por uma solução e também para ser esclarecido o porquê da não realização da coleta.

“Já faz uma semana que o caminhão não passa em casa, a quantidade de lixo acumulado é muito grande. Já não sei mais onde guardar. Liguei na prefeitura e eles disseram gentilmente que não era possível realizar a coleta, devido a falta de caminhões e funcionários”, comentou indignada Maria Heleonor, moradora do bairro Embu Mirim.

O morador Adriano Francisco, do Parque Paraíso sofre com o excesso de lixo em frente a sua residência diariamente, o problema se agravou na última semana, afinal a coleta não foi realizada. “Os moradores jogam lixo em frente a minha casa, porque o caminhão não sobre a rua, porque ela é muito alta. Nessa última semana, sem a coleta, a quantidade de lixo ficou maior. Já tentei acabar com o problema de despejarem o lixo em frente de casa, mas a única solução que eles (funcionários) me deram é fazer uma lixeira comunitária, sou contra. Isso se estende há mais de um ano”, reivindicou.

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

11/10/2017

1º Fórum do Idoso da Sociedade Civil acontece em Itapecerica da Serra

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi o local escolhido para a realização, no...

10/10/2017

Rede de apoio é fundamental para combater violência contra a mulher

Ana Maria, 51, conviveu, ao longo de 34 anos de casamento, com agressões morais e violência...

17/10/2017

Seminário sobre desenvolvimento sustentável visa construir propostas no Conisud

Idealizado pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz, da vereadora Rosângela Santos e com...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.