Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Coleta de lixo atrasa em Itapecerica

Por | 14/03/2011

lixo1

Adriano Francisco - moradorLixo acumulado de semanas fica espalhado no meio da rua

Muito lixo e insatisfação dos moradores marcaram a semana do Carnaval em Itapecerica da Serra. A coleta seletiva que passa ao menos três vezes em cada bairro, não foi realizada na última semana, causando sérios transtornos no cotidiano dos munícipes. A coleta ainda não voltou ao normal até o momento. O principal motivo pela não realização da coleta foi à quebra de oito caminhões ao mesmo tempo, a saída de vinte funcionários contratados e também, segundo apurou o Jornal na Net o não pagamento das horas extras dos funcionários.

“Com a quebra dos oito caminhões de uma só vez na última semana a coleta ficou prejudicada, pois só contamos com três caminhões para a coleta, os consertos não poderiam ser na oficina, porque são peças que precisam vir de fora. O bairro do Potuverá foi o mais afetado. Ontem a noite realizamos a coleta até 23h, no Branca Flor, e nas ruas próximas, alguns condomínios liberaram a entrada do caminhão, mas outros não autorizaram”, explicou o Chefe de Divisão técnica de limpeza pública, professor Ezequiel.

Segundo apurou a reportagem do Jornal na Net, além dos caminhões quebrados e da saída dos funcionários que estão com os contratos vencidos, desde a última sexta-feira, dia 11, restando apenas 13 funcionários na cidade para realizar a coleta, o atraso no pagamento das horas extras também foi um dos principais fatores para agravar o problema. “Esses treze funcionários estão divididos por bairros, por exemplo, o Valo Velho conta com somente um coletor, quatro estão realizando a coleta no Jacira, e a região central conta com oito”, disse.

Para resolver os problemas na coleta, uma reunião com o prefeito Jorge Costa foi realizada nesta segunda-feira, dia 14. “Ele (Jorge Costa) disse que vai tentar dar suporte para o conserto dos caminhões rapidamente e também no pagamento correto das horas extras dos funcionários, que será feito até o final do mês”, resumiu professor Ezequiel.

De acordo com Ezequiel, a coleta pode ser normalizada até sábado. “Um ou dois caminhões podem ser liberados nesta segunda-feira. Além dos caminhões, o prefeito já chamou as dezesseis pessoas que passaram no concurso, elas começam a trabalhar no máximo até quarta-feira, dia 16”, finalizou.

Inconformados com a falta de coleta em suas residências e nos bairros, os moradores procuraram via e-mail e também telefone, a reportagem do Jornal na Net no último final de semana, para clamar por uma solução e também para ser esclarecido o porquê da não realização da coleta.

“Já faz uma semana que o caminhão não passa em casa, a quantidade de lixo acumulado é muito grande. Já não sei mais onde guardar. Liguei na prefeitura e eles disseram gentilmente que não era possível realizar a coleta, devido a falta de caminhões e funcionários”, comentou indignada Maria Heleonor, moradora do bairro Embu Mirim.

O morador Adriano Francisco, do Parque Paraíso sofre com o excesso de lixo em frente a sua residência diariamente, o problema se agravou na última semana, afinal a coleta não foi realizada. “Os moradores jogam lixo em frente a minha casa, porque o caminhão não sobre a rua, porque ela é muito alta. Nessa última semana, sem a coleta, a quantidade de lixo ficou maior. Já tentei acabar com o problema de despejarem o lixo em frente de casa, mas a única solução que eles (funcionários) me deram é fazer uma lixeira comunitária, sou contra. Isso se estende há mais de um ano”, reivindicou.

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

30/11/2017

Caminhada entra na história de Taboão como maior ato contra violência à mulher

Uma multidão de crianças, jovens, adultos e idosos caminhou em Taboão da Serra, vestida de...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

11/12/2017

Ney Santos reajusta bolsa da Frente de Trabalho de R$ 350 para R$ 1.000,00

A partir de janeiro de 2018 os integrantes da Frente de Trabalho de Embu das Artes vão receber...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.