Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

PS do Jacira vira caso de Polícia em Itapecerica

Por Karen Santiago | 7/03/2011

ps_jacira

Karen SantiagoEm dois dias, dois casos chamaram a atenção no Pronto Socorro do Jacira

Uma morte no último sábado, desrespeito e falta de atenção no domingo foram os principais motivos para deixar em evidência a falta de recursos e médicos na saúde de Itapecerica da Serra. O Pronto Socorro do Jardim Jacira, virou caso de Polícia neste final de semana. Dois boletins de ocorrência foram registrados pelos moradores que se sentiram prejudicados e que exigem respeito e um atendimento de qualidade.

Jovem e cheio de vida, assim era Diego, que morreu precocemente no último sábado, 5, depois de passar mal a semana inteira, ser medicado e liberado pelo menos três vezes, a última pelo Doutor Cristobal, segundo Jocina Maria dos Santos, esposa de Diego de 20 anos.

“Ele estava sentindo muita dor no peito e nas costas, levei ele três vezes no PS, mas em vez dos médicos encaminharem ele a outro hospital para receber um atendimento e ser tratado devidamente, o medicaram e liberaram para voltar pra casa. Ele falou para o doutor que estava com falta de ar. Ele [o doutor] falou que não era nada. “Você vai embora que você vai ficar bem”, disse. Tenho certeza que era problema no coração, ele morreu enquanto arrumava o pneu do carro no sábado. Ele tinha acordado bem, tomou uma sopa, saiu e depois não voltou mais”, contou Jocina Maria dos Santos.

No domingo, dia 06, outro caso chamou a atenção da Reportagem do Jornal na Net. Cintia Aparecida Soares levou o seu marido, que é cadeirante, para receber atendimento no Pronto Socorro do Jacira, após uma queda do andador no último sábado. “Chegando ao consultório do Doutor, um raio X foi pedido e meu marido foi medicado, mas apesar disso, o Doutor maltratou e desrespeitou meu marido e a mim, nos chamando de pinguços, cachaceiros e dependentes químicos. Pedi respeito e disse a ele que não era da sua conta o que fazíamos, então ele tomou da minha mão a medicação e o raio X, e saiu pelas portas do fundo, onde entrou no seu carro e foi embora”, explicou.

Reivindicando pelos seus direitos, Cintia chamou os integrantes da Guarda Civil Municipal CE (classe especial) Domingues e GCM Tonhole que depois de tomarem ciência dos fatos, encaminharam Cintia e seu marido ao Distrito Policial de Itapecerica da Serra, onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência.

Segundo as denúncias, ambos os casos envolvem o mesmo médico, o Doutor Cristobal. “Ele não examina e não conversa com o paciente. Desrespeita todo mundo e ainda por cima, não dá a atenção necessária para o paciente”, denunciaram as vítimas, citadas na matéria.

Após as denúncias, a Reportagem do Jornal na Net, em busca de respostas e esclarecimentos, foi ao Pronto Socorro do Jacira, onde constatou outras versões para ambos os casos. “O acontecimento de sábado se deu devido ao jovem cair da laje, ele era drogado e já chegou morto ao Ps. Já o caso deste domingo, quem foi desrespeitado não foi o paciente e sim o Doutor, que sofreu pressão em relação ao seu trabalho e ainda foi ameaçado. A mulher do paciente gritou e ainda saiu atrás dele, anotando a placa de seu carro e dizendo que ia à Delegacia para fazer um B.O, ele não voltou a trabalhar” explicou uma funcionária do PS que não quis se identificar.

Em visita ao PS do Jacira, mas proibida de tirar fotos, a reportagem conheceu as instalações, e encontrou um prédio escuro, sujo e bagunçado. Foi possível notar, a falta de lençóis, pois as camas são cobertas com papel, cadeiras de rodas antigas e mal conservadas, uma banheira para o atendimento das crianças e que banheiro dos pacientes fica do lado de fora, aberto 24 horas. Além disso, confirmamos a denúncia de que somente um médico estava de plantão, no último domingo.

“Os médicos que trabalham aqui, já não querem mais permanecer na unidade, devido às ameaças que recebem dos moradores. Só na última semana perdemos dois médicos que pediram demissão. De fevereiro para cá, mais dois foram embora. Portanto quatro médicos a menos no PS. A população deve pedir sim por mais médicos, equipamentos e, além disso, exigir que o novo Pronto Socorro comece a funcionar rapidamente, não quebrar esse e ainda colocar a culpa toda nos médicos que estão aqui para ajudar”, comentou uma colaboradora e membro da Comissão de Saúde da cidade.

Toda a dificuldade enfrentada pelos moradores do bairro quando precisam de atendimento, poderia ser evitada se a nova unidade de saúde que foi inaugurada no dia 30 de junho de 2010 funcionasse.

Apesar de já estar construída e visivelmente adequada para ser equipada e ainda receber os moradores, as portas estão fechadas ainda com correntes.

No entanto, a nova unidade, maior do que a antiga, apesar de não estar aberta e apta para atender os moradores, devido a falta de equipamentos, já apresentou problemas na sua estrutura, segundo denúncias. “O chão de algumas salas já precisaram de reforma, pois o piso está saindo. A sala de raio X é tão pequena que não cabe os aparelhos necessários”.

Em entrevista concedida a Rede Globo, transmitida no último sábado, a superintendente de Saúde de Itapecerica da Serra, Michele Sales, reconheceu que a estrutura da unidade que está em funcionamento é antiga e que precisa de mais médicos [segundo apurou a Reportagem do Jornal na Net, o PS conta com três médicos por dia]. Em relação ao novo prédio, disse apenas que ele foi inaugurado e que deve entrar em funcionamento até o final do ano. E quanto à morte do paciente, no último sábado, Michele disse que vai investigar se houve negligência no atendimento prestado.

 ps_novo

Novo Pronto Socorro do Jacira foi inaugurado, mas não está aberto para pacientes

ps_novo_grade

As portas estão fechadas com correntes

17º

josé

Conjunto dos fatos leva a essa situação e se for verdade que a população trata mal os funcionários, pior prá região, porque ninguém vai querer trabalhar no local, todos os bairros sempre existem lideranças, que essas lideranças pensem nisso e peçam para que a população colaborem no trato com os funcionários, sejam médicos ou em outras funções, a cordialidade, a educação de forma recíproca é a base de início um diálogo para que se possa conseguir melhorias.

16º

TERRIVEL

eita país sem curtura rsrsrsrr

15º

KARLA THAILLANE FRAGA

QUE ESSA SITUAÇÃO POSSA SE RESOUVER O MAIS BREVE POSSIVEL POIS UM LUGAR COMO ESSE NÃO PODE FICAR ASSIM.NOS TURISTAS FICAMOS TRISTE COM TUDO ISSO QUE ACONTECE ...... UMA ÓTIMA SEMANA PARA TODOS

14º

Marcos Hengles

E enquanto isso...... È secretario que vende ferragens do que sobroi do ginasio... È vereador brigando para ver que sera canditado a prefeito.. È tanta barbaridade que nem Deus Duvida. E O Povo só se F!de ! Quando Isso Vai Mudar ?

13º

Adriano

JONAS cuida dos seus problemas que cuido dos meus. Se vc não sabe reivindicar os seus direitos,deixa os que o fazem e não se acomodam. Desculpa,mas não lhe devo satisfação sobre nada!

12º

JONAS

Adriano só critica , porque não tira o seu lixo da rua em frente da sua casa , ...o carro coletor da prefeitura passa todos os dias em nossa rua e vc faz questão de jogar na rua.

11º

CARMEN

Onde esta o vereador JOSE MARIA ? saiu uma materia neste JORNAL que o vereador tinha ido a BRASILIA e touxe recursos para a saude , cade ????vereador  sua obrigação é a de fiscalizar o poder executivo e só.

10º

Fernando

A saude esta complicada em todo o mundo,ate particular esta muito dificil, mas não concordo em ameaçar os funcionarios,o predio novo esta lindo mas não é o problema do local mas sim de gestão talvez,soube que estes pacientes foram atendidos mas o obito foi over doce ,acredito que essa unidade nova devera de estar equipada em breve,tomara

Cardoso

Sou médico conheço o PS do Jacira o problema não é o local de atendimento , mas o próprio atendimento, mas com ameaças de morte , e outras ninguém quer trabalhar neste local...

Andre

Vc acha que a saude de ITAP. DA SERRA esta ruim ,a prefeitura esta construindo varias unidades de saude ,Ai no CRISPIM, ANALANDIA, VALO VELHO e o PS do JACIRA tem medicos , tem remedios e esta investindo bem ou mal mais esta. AGORA QUER VER UMA VERGONHA , ABANDONO TOTAL, VENHA ATE O EMBU

João Carlos

Moro no Embu , mas uso a saúde de ITAPECERICA, problemas todos temos em todas as cidades,mas a cidade vizinha é quem me atende,

Geancarlo

É uma vergonha o estado da saúde publica em nossa região (Taboão, Embú e Itapecerica). Passa ano, entra ano, e as coisas só pioram, quantos mais terão que morrer, para que façam alguma coisa por nós? Dá ate vergonha de ser "Brasileiro" as vezes..

Adriano

Allisson Esse lugar vai da mal a pior,não sei como alguém se submete a pressão pra inaugurar algo que está fechado,pra você ver como estamos nesse lugar. E como você descreve,é assim mesmo, só aparecem no jornal dando suas opiniões quando tem algo sobre eles. Ai parabenizam o jornal,tem um secretário que usa a celebre frase"todos que usam dessa ferramenta democrática". É um brincalhão só pode,ele não deve falar sério como pode. Mas não esquenta,eleição está chegando,em breve as manobras politicas darão as caras,observa pra você ver. Coisas que estão de longa data irão aparecer pra inaugurar. Essa é nossa Itapecerica,terra de ninguém,tenho um problema de londa data com eles,nunca obtive uma resposta de algum vereador aqui. Quanto ao vereador José Maria,enviei uma idéia no site dele,a unica respota que me deu foi um "longo" OK. Eles devem achar que o morador daqui é idiota,ou tem idéias mirabolantes e ridiculas como observo de um secretário quando tentou ajudar com uma questão. VAMOS ABRIR OS OLHOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO QUANTO ESSA TURMA TODA!

Julia

Realmente é uma vergonha a saúde pública de Itapecerica e também das cidades vizinhas.. Pacientes sofrem para conseguir atendimento,muitas vezes se revoltam pela demora no atendimento, ou até mesmo pq não sabem lidar com a doença, ou dor que está sentindo. Por este motivo, as vezes agridem ou xingam os médicos, que por este motivo saem do PS, pedem demissão.. É um absurdo tudo isso, os pacientes precisam de um bom atendimento, se isso acontecer, os médicos não sofrerão agressões. Secretária dê um jeito nesse problema, o prefeito sabe de tudo isso? se sabe, porque não age a favor dos moradores e usuários?

allisson

por diversas vezes reclamei,tirei fotos e fiz diversos comentarios a respeito da cidade e da minha regiao que é o jd jacira,porem o que doi em minha alma é saber que os politicos nesta hora somem e nao assume suas responsabilidades,cade a foto que mostra toda cora da saadeza na inalguaça do ps,eu questionei diversas autoridads da cidade sobre a tal inalguraçao de fachada e teve até vereador dizendo que a inalguraçao só ocorreu devido a dr analice fernandes pressionar o entao prefeito jorge costa,o pedi ao sr jose maria uma atençao especial sobre o novo ps e nada ouvi a respeito,só me resta lamentar pois a qualidade dos nossos representante eu ja sei..nenhum vale nenhuma,e se quiser quiserem me chamar na camara pra mim dizer em tribuna estou a disposiçao.nenhum de voces valem nada...estou ha muitos anos mostando e reinvidincando e ninguem toma providencias....

ADRIANO

A turma do marketing da prefeitura,poderia colocar essa matéria no "IPTU" DE 2012. Ficaria bem legal,pensei que Itapecerica não existisse problemas,que incrível não é?? As vezes leio algumas coisas,imagino esse lugar a "TERRA DO NUNCA". Nunca somos atendidos,nunca temos uma resposta satisfatória,nunca somos respondidos por email. PENSEM NISSO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO,MELHOR NÃO VOTAR EM NINGUÉM! Mil anos de puro atraso!

ADRIANO

É triste um lugar como Itapecerica estar nessa situação. Neandertal é um sujeito peludo, vagabundo, pobre e ogro. Não tem mais o que fazer da vida, já que serviu a diversas passagens da história. Fica a dica,quem sabe ao voltarmos nessa época podemos recomeçar,são apenas 44 mil anos. Se tratando de idéias mirabolantes estamos bem próximos do homem neandertal,não é secre???

18/06/2017

Profissões: no Icesp, equipe se especializa em tratar ‘dor da alma’

Dizem que na vida só há uma certeza: a de que todos somos finitos. Como lidar com essa verdade,...

13/06/2017

Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano

Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública...

09/06/2017

Simulado Start é aplicado para profissionais do SAMU de Taboão

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram...

09/06/2017

Insônia pode ser intensificada com mudanças climáticas drásticas

A insônia pode aparecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas...

09/06/2017

Prefeitura de Taboão imuniza 54 pessoas em situação de rua contra a gripe

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 8 de junho, um mutirão de vacinação...

09/06/2017

Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde...

06/06/2017

Governo do Estado de São Paulo solicita 31 milhões de doses extras da vacina

Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a...

04/06/2017

Vacina contra o vírus H1N1 é prorrogada até o próximo dia 09

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 09 de junho a campanha de vacinação contra o vírus...

03/06/2017

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização...

02/06/2017

Conheça o esporão e entenda como ele prejudica a saúde dos pés

A entesopatia de calcâneo, ou esporão de calcâneo, é uma doença que ocorre por conta da...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.