Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Conseg discute assaltos a residências em Taboão

Por Sandra Pereira | 24/02/2011

conseg

Sandra PereiraReunião aconteceu na sede da Associação de Moradores do Jardim das Oliveiras 

Na reunião mensal do Conseg Monte Alegre, realizada nesta quinta-feira (24), na Associação de Moradores do Jardim das Oliveiras, moradores de várias partes de Taboão da Serra relataram a sua preocupação com a segurança, especialmente em relação ao crescente número de assaltos à residências na cidade. O representante da Polícia Militar na reunião,  sargento Jonhy, disse que a população deve cuidar da vizinhança observando pessoas estranhas nas proximidades das casas e informando à polícia.

“A comunidade deve acionar a polícia antes do crime acontecer. Se perceber alguém estranho rondando a residência de um vizinho tem que acionar o 190 para averiguar o que está acontecendo”, orientou o sargento.

Questionado sobre as posturas inadequadas de alguns policiais informado pelos moradores o sargento orientou que a população deve registrar o número da viatura e acionar a corregedoria. De acordo com o sargento Jonhy o número de ocorrências na cidade caiu significativamente quando comparado com 2009.

Mais uma vez os moradores reclamaram do atendimento do 190. O morador Maurício contou que recentemente precisou acionar a polícia e constatou que a cidade tinha somente 1 viatura.  A última vez que ele tentou foi no dia 8 de fevereiro.

 “Foram três ocasiões diferentes e acionei o 190 mas não consegui que a viatura se deslocasse para me atender. Tentei três vezes e não consegui. Depois me disseram que a cidade não tem efetivo suficiente para atender a população”, relatou o morador.

O sargento disse que em caso de falta de atendimento pelo 190 é preciso anotar a hora da chamada e o nome do atendente e informar o fato à Corregedoria. “Isso cabe reclamação e os policiais são acionados nesses casos”, informou.

O sargento explicou que o perfil de policiamento na cidade está mudando em função do serviço comunitário. Ele explicou que nesse novo modelo os policiais fazem contato com o comerciante e passam constantemente no local coletando dados para a elaboração de um cadastro que posteriormente será utilizado para definir o roteiro do policiamento preventivo.

Uma Moradora do Jardim das Oliveiras cobrou a instalação de uma base comunitária e disse que já foi assaltada diversas vezes no bairro. Ao todo ela contou que já teve três aparelhos de celular roubados.

A presidente do Conseg, Cida Borghi disse que o vereador Aprígio havia se comprometido a construir a base, mas depende da doação do terreno para a construção e efetivo para trabalhar no local. Ela anunciou que a meta do Conseg é fazer parcerias com líderes de vários segmentos visando fortalecer a sua atuação na cidade.

Indignado um morador do Jardim das Oliveiras disse que na divisa de Taboão com São Paulo acontece assaltos frequentemente. De acordo com ele nos assaltos estão sendo utilizados moto e carro. Os moradores pediram a realização de policiamento preventivo no bairro pelas viaturas da polícia. Eles pediram que seja ampliada a fiscalização das motos já que elas são muito usadas em assaltos.

A população do bairro pediu que o cruzamento entre as ruas Pedra Cavalheiro e a Avenida Thomaz  de Aquino seja iluminado. Eles disseram que a  falta de iluminação favorece a ocorrência de assaltos.Para resolver o problema Será feito ofício cobrando iluminação pública no local.

A nova titular da Delegacia da Mulher em Taboão, Claudia dos Santos Brandão,participou da reunião e informou que está fazendo entre 20 e 30 atendimentos por dia na delegacia, que representa a maior demanda da região. Ela disse que a delegacia funciona das 9 às 18 horas. “A Delegacia fica numa boa localização, próximo das pessoas que mais precisam dela”, afirmou.

Maria Amélia, coordenadora da mulher em Taboão, pediu que o Estado faça uma campanha de sensibilização com policiais sobre o atendimento às agressões contra à mulher.

O Professor Marco Antônio, morador da região, relatou que é preciso se preocupar com a juventude, a fim de evitar o ingresso no mundo das drogas. Além disso, o professor observa que os jovens viciados acabam praticando assaltos para sustentar o vício.

“Na escola estadual a gente batalha luta e vem o traficante e vicia as crianças”, desabafou.

sonia maria benedito

como pode fazer20a30 atendimento,minha filha foi no 27 julho chegou as 10 horas da manha e ate 2 horas da tarde nao foi atendida,5 pesoas foran atendidas,havia uma mulher com crinça de colo esperando pra ser atendida quondo um casa com os policias e passou na frente a senha nao vale nada.por iso que muitas mulheres moren por falte atendimento na delegacia da mulher,e mentira que atende de 20 a30 e muito descaso com a mulher muitas nao vao dar queixa por toman cha de banco,as vezes as pessoas tem que ir trabalhar nao tem tempo para sperar a boa vontade das pesoas que nao queren fazer seu serviço. espero ter melhoras no atendimento,por que atender 5 pesoas das 9 da manha ate 2 da tarde muito tempo emuito difente do voces falan.poiso estou escrevendo.tem que ter mais pesoa spara atender espero respoto abrigada ....delegacia de taboao estrada do olario

Resposta:

graça caetano

As reuniões dos CONSEGs são descentralizadas? porque? No mesmo municipio os participantes parecem estar falando de cidade,bairro ou de problemas diferentes, porque nós os participantes sentimos um distanciamento entre os responsaveis pelos comandos nos dferentes bairros. Até mesmo a cobertura por este meio de comunicação não é o mesmo.

Marco

"os policiais fazem contato com o comerciante" isto é verdade, mas fazem contato para pedir comida, lanche. E poior fazendo bico fardado e esquecendo de patrulhra os moradores do bairro e a baderna que ocorre na região a noite!

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.