Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Plebiscito de Embu das Artes será em 1º de maio

Por Sandra Pereira | 15/02/2011

plebiscito

Carolina MasChico Brito afirma que não se trata de mudança, mas de oficialização do nome Embu das Artes

Está quase tudo pronto para a realização do plebiscito que pode oficializar o nome Embu das Artes. O plebiscito será o primeiro realizado pelo TRE em São Paulo e servirá de modelo para outras cidades que optarem por mudar o nome. No dia 25 de fevereiro, o prefeito Chico Brito e o presidente do TRE-SP, Desembargador Walter de Almeida Guilherme, vão assinar e formalizar o convênio que vai garantir a realização do plebiscito na cidade marcado para acontecer no dia 1º de maio.

A oficialização do nome Embu das Artes conta com o apoio de moradores, artistas e militantes da política na cidade. A iniciativa do prefeito Chico Brito pretende acabar com a confusão feita entre o município e a vizinha Embu-Guaçu.

O controlador geral do município, Marcos Rossatti, a secretária de Comunicação Social, Cristina Santos, e o presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Silvino Bomfim, se reuniram com a Assessoria de Planejamento Estratégico e de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo para discutir os últimos detalhes para a realização do plebiscito.

De acordo com a assessora-chefe de Planejamento Estratégico e de Eleições, Regina Rufino, o processo do plebiscito é exatamente igual ao das eleições. O voto é obrigatório e quem não votar terá 20 dias para justificar a ausência no pleito. A resolução 231/2011 sobre a realização do plebiscito foi publicada no Diário da Justiça (veja abaixo) nesta terça-feira, 15/2.
Estarão aptos a votar, os eleitores que possuem título eleitoral regularmente inscrito no município até o dia 12 de março de 2011. O documento afirma que poderão ser formados pela sociedade civil e movimentos organizados para representar as duas correntes de opinião: a contrária e a favorável à proposta de alteração do nome da cidade.

Os grupos poderão se cadastrar previamente, no cartório eleitoral da 341ª - Zona Eleitoral, no centro de Embu até 11 de abril, mediante a apresentação de documento autêntico, com a assinatura reconhecida pelo tabelião, o nome das pessoas habilitadas para representá-las, bem como o nome da respectiva frente. A propaganda está restrita ao tema da conveniência ou inconveniência da alteração do nome do Município de Embu para "Embu das Artes" e terá início a partir do dia 14 de abril. Os custos relativos à produção do material destinado à propaganda serão de responsabilidade das frentes organizadas.

No momento da votação, o eleitor verá na urna eletrônica a seguinte pergunta: Você é a favor da alteração do nome da cidade de "Embu" para "Embu das Artes"?, sendo que ele poderá optar pelas teclas que correspondam a sua intenção de voto digitando 55 (Sim); 77 (Não) e Branco.
Por isso, é importante que todos os eleitores de Embu compareçam no dia 1º de maio, pois o voto é obrigatório e também é uma demonstração de cidadania e cumprimento do dever.


Com informações do site da prefeitura de Embu

jose geraldo

parabens embu por ser esta cidade maravilhosa e de detodas as artes cidade que esta crecendo com muitas obras parabens

Rafael

Bem, creio eu que ao efetuar a mudança de nome, os cidadãos da cidade deverão alterar todos seus cadastros de correspondências, tarjeta das placas de veículos e etc. Existe também o custo para efetivar a eleição do plebiscito. Custo este sai do meu bolso e de todos habitantes do "Embu". Creio que existem projetos MUITO mais interessantes a serem votado e aprovados, como por exemplo o recapeamento da Estr. de Itapecerica a Campo Limpo que esta uma verdadeira lástima!!! Não tenho conhecimento profundo sobre a política, nem acompanho reuniões. Mas estou revoltado com as situações das vias da cidade. E o prefeito fica caçando pelo em ovo? Preciso comentar também: a Estrada de Constantinopla, foi recapeada a pouco tempo, tiraram lindas fotos mostrando obras concluidas. Agora após alguns meses, até ônibus desvia dos buracos. Salientando, obra recém concluída!! Sinto pelo descaso de todos os governantes.

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.