Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Falta de água vira pesadelo para moradores

Por Sandra Pereira | 10/02/2011

moradors

Sandra PereiraMoradores do Jardim Imperatriz estão revoltados com a falta de água

Desde os primeiros dias de 2011 os moradores enfrentam a interrupção constante no abastecimento de água em Itapecerica, Embu e Taboão. Em Itapecerica a situação é crítica e já obrigou os moradores a fazer vários protestos. Em Embu os vereadores e a prefeitura deram um ultimato à Sabesp para resolver o problema. Já em Taboão as queixas dos moradores aumentam a cada dia.

Nesta quinta-feira (10) um grupo formado por 20 moradores do Jardim Imperatriz esteve na câmara municipal da cidade a convite do vereador José Maria para denunciar o descaso da Sabesp no bairro. Eles disseram que sofrem com o problema há 15 anos e que a situação se tornou insustentável no bairro nos últimos dois meses.

“Chegamos ao limite. É um sufoco ficar sem água neste calor. Não dá para lavar roupa, tomar banho, limpar a casa e até cozinhar. Quando chove a gente pega água da chuva”, relata indignada a moradora Catarina Maria Barbosani.

A moradora Maria de Fátima, 56 anos, reclama que além de sofrer com a falta de água os moradores são tratados sem respeito pela Sabesp, que não informa corretamente sobre a normalização do abastecimento. Ela diz que o local já passou até 8 dias sem água e que há vazamentos em várias ruas do bairro. “Só o que não falta é a conta. Chega sempre no dia certo e nunca vem barata. Quando chega água o relógio dispara e a gente tem aceitar as contas abusivas que eles mandam”, denunciou.

A insatisfação dos moradores em Itapecerica ganhou eco entre os vereadores. José Maria definiu o problema como uma situação de guerra. Para ele a Sabesp é o calcanhar de Aquiles da cidade e da região. “Essa situação não pode continuar de forma alguma. A Sabesp tem que dar retorno à nossa cidade e atender às necessidades da nossa população”, frisou José Maria.

Clóvis Pinto criticou duramente as desculpas dadas pela Sabesp quanto as interrupções no abastecimento de água. Para ele, a Sabesp não fez a sua parte e nem investiu e visando se preparar para o futuro.

“Quero ver a Sabesp assumir a sua responsabilidade sem culpar a Eletropaulo. O povo está sem água na torneira e isso tem que acabar é preciso dar um jeito. Nem que seja preciso romper o contrato com a empresa”, afirmou. “Nós vereadores temos que pegar pesado com essas empresas”, completou.

A vereadora Regina Corsini cobrou um plano da empresa para atender aos moradores. Ela disse que em meio a tanta tecnologia é impossível que a Sabesp e a Eletropaulo ofereçam um atendimento tão ruim à população. Ela sugeriu que ambas as empresas sejam convocadas para dar esclarecimento sobre os problemas. “Estamos vendo situações absurdas com essas duas empresas”, criticou.

O presidente da câmara de Itapecerica, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, disse que vai convocar a Sabesp para uma audiência pública para tratar da falta de água constante em Itapecerica.

O assessor da unidade da Sabesp de Itapecerica, Anacleto Andrade, em meio ao bombardeio de críticas dos vereadores e da população voltou a culpar a Eletropaulo pela falta de água na cidade. Ele disse que quando falta energia as 46 bombas que abastecem o município ficam impedidas de funcionar plenamente. “Se não tiver queda de energia tudo vai se normalizar, desde que não haja aumento de consumo”, tentou justificar.

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

17/01/2018

Secretario de transporte de Taboão implementa Movimento de Segurança do Trânsito

O secretário de transportes de Taboão da Serra, Gerson Pereira Brito, se reuniu na manhã de...

17/01/2018

Embu realiza Campeonato de Churrasco e Feira Gastronômica na cidade

A cidade de Embu das Artes realizará, entre os dias 20 e 21 de janeiro, das 11h às 20h, um...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.