Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Falta de água vira pesadelo para moradores

Por Sandra Pereira | 10/02/2011

moradors

Sandra PereiraMoradores do Jardim Imperatriz estão revoltados com a falta de água

Desde os primeiros dias de 2011 os moradores enfrentam a interrupção constante no abastecimento de água em Itapecerica, Embu e Taboão. Em Itapecerica a situação é crítica e já obrigou os moradores a fazer vários protestos. Em Embu os vereadores e a prefeitura deram um ultimato à Sabesp para resolver o problema. Já em Taboão as queixas dos moradores aumentam a cada dia.

Nesta quinta-feira (10) um grupo formado por 20 moradores do Jardim Imperatriz esteve na câmara municipal da cidade a convite do vereador José Maria para denunciar o descaso da Sabesp no bairro. Eles disseram que sofrem com o problema há 15 anos e que a situação se tornou insustentável no bairro nos últimos dois meses.

“Chegamos ao limite. É um sufoco ficar sem água neste calor. Não dá para lavar roupa, tomar banho, limpar a casa e até cozinhar. Quando chove a gente pega água da chuva”, relata indignada a moradora Catarina Maria Barbosani.

A moradora Maria de Fátima, 56 anos, reclama que além de sofrer com a falta de água os moradores são tratados sem respeito pela Sabesp, que não informa corretamente sobre a normalização do abastecimento. Ela diz que o local já passou até 8 dias sem água e que há vazamentos em várias ruas do bairro. “Só o que não falta é a conta. Chega sempre no dia certo e nunca vem barata. Quando chega água o relógio dispara e a gente tem aceitar as contas abusivas que eles mandam”, denunciou.

A insatisfação dos moradores em Itapecerica ganhou eco entre os vereadores. José Maria definiu o problema como uma situação de guerra. Para ele a Sabesp é o calcanhar de Aquiles da cidade e da região. “Essa situação não pode continuar de forma alguma. A Sabesp tem que dar retorno à nossa cidade e atender às necessidades da nossa população”, frisou José Maria.

Clóvis Pinto criticou duramente as desculpas dadas pela Sabesp quanto as interrupções no abastecimento de água. Para ele, a Sabesp não fez a sua parte e nem investiu e visando se preparar para o futuro.

“Quero ver a Sabesp assumir a sua responsabilidade sem culpar a Eletropaulo. O povo está sem água na torneira e isso tem que acabar é preciso dar um jeito. Nem que seja preciso romper o contrato com a empresa”, afirmou. “Nós vereadores temos que pegar pesado com essas empresas”, completou.

A vereadora Regina Corsini cobrou um plano da empresa para atender aos moradores. Ela disse que em meio a tanta tecnologia é impossível que a Sabesp e a Eletropaulo ofereçam um atendimento tão ruim à população. Ela sugeriu que ambas as empresas sejam convocadas para dar esclarecimento sobre os problemas. “Estamos vendo situações absurdas com essas duas empresas”, criticou.

O presidente da câmara de Itapecerica, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, disse que vai convocar a Sabesp para uma audiência pública para tratar da falta de água constante em Itapecerica.

O assessor da unidade da Sabesp de Itapecerica, Anacleto Andrade, em meio ao bombardeio de críticas dos vereadores e da população voltou a culpar a Eletropaulo pela falta de água na cidade. Ele disse que quando falta energia as 46 bombas que abastecem o município ficam impedidas de funcionar plenamente. “Se não tiver queda de energia tudo vai se normalizar, desde que não haja aumento de consumo”, tentou justificar.

arilson

eu moro no embu,e estamos desde do dia 29/01/2011 sem agua pois ela tá tão fraca que não sobe na caixa.Já liguei ouvidori da sabesp,na arsesp e não resolvel,a conta chegou mais agua que é bom nada isso é um absurdo.

Vanderlei Aparecido Mendes Molina

Venho por meio desta, comunicar a minha indignação pela falta de agua na minha rua, localizada no bairro da capela da lagoa , no Jaraguá ( PIRÍTUBA ) toda vez que ligamos para saber o que aconteceu , e´sempre a mesma historia, que estão realizando manutenção na rede, só que isso está acontecendo desde agosto de 2010,desde quando trocaram uma bomba que manda a agua para nos aqui em cima; não só eu como todos os moradores desta rua já estamos cansados de pagarmos as contas sendo que as torneiras estão secas, quando não de tanto nós ligarmos reclamando, mandam um caminhão para abastecer as caixas, mas nem todos estão em casa para enche-las , pois pagamos pela agua na torneira e não para termos que subir em telhados arriscando sofrer um acidente ,gostaria de uma resposta consistente, e se possível a solução do problema, pois já não aguentamos mais tanto descaso,deste órgão que se diz tão preocupado com a população, pois não é o que parece,bem fico no aguardo de um retorno para maiores esclarecimentos.

ADRIANO

Já vi que a indignação é geral,pessoas com os mesmos problemas. Estou fazendo racionamento no hidrometro,isso mesmo. Abrir agora uma vez por semana,não é possível,viver uma situação como essa,nem poder usar água livremente podemos. Além da falta de água,as contas estão se tornando outro transtorno,já que em alguns casos dobrou e até triplicou o valor,como pode isso??? Sendo que falta água todos os dias,sem excessão. Infelizmente desde a ultima conta,retirada leitura no dia 8,estou abrindo registro uma vez só.. Por que é arriscado deixar ligado direto e ter que trabalhar só pra pagar conta de água que não existe!!!. Infelizmente está na hora de as pessoas se mobilizarem e começar a cobrar por isso!!

marlei

É realmente é um grande absurdo o que vem acontecendo, a sabesp não dá respostas, a população continua sem água todos os dias. Onde moro desta vez, desde o dia 09 estamos sem água (Bairro Olaria), a informação no 195 é que seria normalizado na noite do mesmo dia 09, mas como era de se esperar, até agora nada.Não suporto mais a falta de respeito,desde dezembro vem faltando água sistematicamente, ficamos absolutamente sem uma gota de água, é um abuso, todos os dias a informação de normalização no abastecimento muda a data de um dia para outro sucessivamente. A sabesp está desrespeitando a população não é de hoje, precisamos de uma solução urgente. Até quando ficaremos a mercê desta empresa. Pois ficar dias sem água, significa ficar dias sem comer, sem beber, sem tomar banho, sem higiene alguma. Quem pode ainda compra comida, água, etc, mas quem não tem condições, faz o quê? Vejo um racionamento abusivo acontecendo, sem planejamento algum, pois sabemos quando a água acaba, mas quando chega não sabemos mesmo e somos enganadaos pelas informações da sabesp que não condizem com a verdade. O abastecimento não acontece como informado. Onde estão as autoridades deste município? Então a sabesp vai continuar fazendo o que bem entende? O que teremos que fazer para isso acabar, afinal, mesmo a conta, vem normal, como se tivesse tido água durante o mês inteiro, não abaixa um milímetro sequer. É um absurdo, pra dizer o mínimo.

jessica

é um absurdo !!! quando mais precisamos deles, eles somem e não nos dão o suporte necessário. Estou sem água a pelo menos 2 semanas !!!!

rosana

Estou realmente indignada com o descasso da SABESP em relação á população Itapecericana quanto a falta de agua que vem ocorrendo sucessivamente o qual ninguem toma providências. É senhor Anacleto eu acho que ja pssou da hora de o senhor tomar alguma providência e parar de jogar culpa na ELETROPAULO. SERA QUE NÃO ESTA NA HORA DE PARAR COM TANTAS MENTIRAS E COLOCAR ALGUEM COMPETENTE PARA QUE O PROBLEMA SEJA RESOLVIDO? OU ESTA ESPERANDO QUE A POPULAÇÃO SE REVOLTE PARA O SENHOR DE TORNAR "MANCHETE" RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS

IS

Pessoal, O presidente da Sabesp chama-se Gesner. Vamos nos organizar e ir até a porta da casa do cidadão. A SABESP é uma vergonha paulista. A minha conta veio altíssima. Agua com ar ! pago ar...Tudo isto acontecendo e some prefeito, governador que não quer nem saber...estamos largados...mas esta é a administração estadual do PSDB...para eles não pode faltar agua nos Jardins e alto de Pinheiros...Lixos !

Fábio Almeida

É uma vergonha !!!! a cona chegou ontem - ESSTAMOS A PELO MENOS 8 DIAS SEM ÁGUA ... detalhe a conta chegou cobrando o esgoto integral sendo que o sistema foi instalado somente À 10 dias . Agora ficam se acusando umas as outras . Temos que avisar a Sabesp que para a falta de energia , existe um equipamento chamado GERADOR!!!!!

ADRIANO

As ultimas contas de água mês janeiro e fevereiro teve um aumento fora do normal,não dá pra argumentar com eles. A unica coisa que nos oferecem é a visita de um técnico pra ver se ha vazamento. Algo completamente sem utilidade,no meu caso atendente disse que gastei 25 mil litros a mais,humanamente impossível,enquanto isso,tenho que conviver com hidrometro desligado,a unica saida,pois de 23,passar pra 47 reais,e fevereiro 65,algo está muito errado,com certeza não existe vazamento em minha casa,muito menos desperdicio. Algo está muito errado,e com certeza não apenas a falta de água,deve-se aprofundar nesse ponto. Acredito que não seja um fato isoldado,afinal o funcionário não marcaria erraria n sua medição por dois meses seguidos. Algo está muito errado!!!

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

06/04/2017

Festival Gastronômico no Extra Taboão acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de abril

Entre os dias 07 e 09 de abril de 2017 (12h às 22h) o Taboão vai ficar ainda mais delicioso! O...

05/04/2017

Moradores do Monte Alegre investem em monitoramento e sinalização contra o crime

Cansados da violência e sem conseguir se proteger contra os assaltos cada vez mais frequentes na...

03/04/2017

Concurso do Tribunal de Justiça terá vagas pra Taboão, Embu e Itapecerica

Taboão da Serra, Embu das Artes, Cotia, Itapecerica da Serra e São Lourenço, estão entre as...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

25/04/2017

Secretária de Inclusão de Itapecerica fecha parceria com iniciativa privada

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra e a Associação de...

25/04/2017

Vinttage Music Bar estreia com show de Helena Monteiro

A inauguração oficial da casa acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 19h, com shows...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.