Revisão do Plano Diretor de Embu mobiliza comunidade

Por Outro autor | 10/02/2011

No próximo sábado, dia 12 de fevereiro, às 14h, a Câmara Municipal de Embu recebe o especialista em meteorologia Paulo Nobre, Pesquisador do Centro de Ciências do Sistema Terrestre/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com o tema “As Cidades e o Clima”. O cientista abordará os impactos causados pelas mudanças climáticas – agravados pelo atual padrão de uso e ocupação do solo – e, junto com a comunidade, discutirá maneiras de prevenir desastres naturais.


Embu está revisando seu Plano Diretor, um importante instrumento que ordena o desenvolvimento urbano e rural da cidade, regulamentando o uso e a ocupação do solo. O Ciclo de Palestras Embu 2020: a cidade que nós queremos faz parte de uma série de iniciativas, que mostra a mobilização da comunidade em busca de uma cidade melhor. A participação pioneira e ativa da comunidade de Embu é importante para auxiliar a manter as conquistas e a encarar os desafios do futuro. Embu tem cerca de 60% de seu território em área de proteção aos mananciais e uma recente conquista da cidade foi a Área de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde, que abrange 15,7 km2  e possui importantes fragmentos de Mata Atlântica.


Durante o evento serão discutidas oportunidades para o Embu e as cidades do Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo) se integrarem às iniciativas do Governo Federal com o Programa Nacional de Prevenção a Desastres Naturais através dos Planos Diretores Municipais. Paulo Nobre comenta que “ao mesmo tempo em que ameaçam, as mudanças climáticas também representam uma oportunidade para as várias cidades do mundo repensarem os legados das gerações passadas. As pessoas e as cidades precisam ser encaradas como os reais agentes capazes de solucionar temas como enchentes, transportes, comunicação, saúde, educação e trabalho”.


Paulo Nobre mostrará os desafios da Região Metropolitana de São Paulo e fará um recorte detalhado sobre o Embu e as cidades vizinhas, avaliando as regiões de risco de desastres naturais por inundações e deslizamentos de encostas. Também apresentará medidas de adaptação e um conjunto de ações em busca de soluções para fazer frente aos potenciais e aos atuais impactos causados pelas mudanças climáticas, visando a segurança das populações da região.


O Ciclo de Palestras Embu 2020: a cidade que nós queremos é gratuito e está sendo realizado na Rua Marcelino Pinto Teixeira, 50 - Pq. Industrial (Câmara Municipal de Embu, ao lado da Delegacia e BR 116, informações: 11 4785-1555). Os eventos são uma iniciativa da Câmara Municipal de Embu com o apoio do Rotary Club de Embu, da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (ACISE) e da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE).


Programação do Ciclo de Palestras na Câmara Municipal de Embu:

[12/02/11 – das 14h às 17h30] As Cidades e o Clima: exposição de recente trabalho desenvolvido pelo INPE e FAPESP sobre as questões das mudanças climáticas globais e as megacidades, com análise de seus reflexos para o município de Embu e arredores. Café de boas-vindas às 13h30.
• Palestrante: Dr. Paulo Nobre, Pesquisador do Centro de Ciências do Sistema Terrestre/INPE
 
[19/02/11 – das 9h às 12h30] Moradia & Meio Ambiente: apresentação de pesquisas e orientações em urbanismo sobre a questão da moradia popular e seus contornos no meio ambiente.  Café de boas-vindas às 8h30.
• Palestrante: Dra. Maria Lúcia Refinetti Martins, Professora, Coordenadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Urbanos, LabHab/FAU-USP
 
[26/02/11 – das 14h às 17h30] "Inclusão Digital, Indústrias Criativas & o Futuro das Cidades": Diálogo sobre as novas possibilidades de desenvolvimento local a partir da expansão das redes digitais no Brasil. Geração de riqueza com inclusão social e econômica por meio das atividades das artes, artesanato, entretenimento, software, etc. Café de boas-vindas às 13h30.
• Palestrante: Dr. Ladislau Dowbor, Professor Titular do Departamento de Pós-Graduação da PUC São Paulo, nas áreas de economia e administração, e Coordenador do Projeto “Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Local”

Para saber mais:
Paulo Nobre é:
• Bacharel em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, 1980.
• Mestre em Meteorologia pelo INPE, 1984
• Doutor em Meteorologia pela Universidade de Maryland, EUA, 1993
• Pós-doutor pela Universidade de Columbia, EUA, 1999.

Atividades profissionais:
• Pesquisador Titular; INPE/CPTEC, 1984-presente;
• Professor nos programas de pós-graduação do INPE em Meteorologia e Ciência do Sistema Terrestre, 1994-presente;
• Coordenador do Projeto PIRATA de boias ancoradas no Oceano Atlântico Tropical, 2004-presente
• Coordenador das subredes de modelagem climática da Rede Brasileira de Pesquisa em Mudanças Climáticas (Rede CLIMA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Mudanças Climáticas (INCT-MC), 2007-presente
• Membro de painéis do World Climate Research Program – WCRP, 2005-presente

Texto: Indaia Emília - Assessoria de Comunicação SEAE

Comentários