Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores de Itapecerica sem rede de esgoto

Por | 10/02/2011

manif

Karen Santiago Manifestantes fecharam a rua - o esgoto está a céu aberto

A Sabesp continua sendo uma grande decepção para os moradores de Itapecerica, Embu e Taboão da Serra. A insatisfação pelos serviços prestados é crescente e a solução para eles está cada vez mais difícil devido à demora e falta de informação no atendimento. Após diversas queixas de falta de água, os moradores da Rua nove de julho, no Parque Paraíso em Itapecerica da Serra decidiram realizar uma manifestação para a instalação de uma rede de esgoto no local.

“Pagamos pelo esgoto, mas não contamos com o serviço, não existe a rede de esgoto na rua. Todo o esgoto das casas desce até um ponto da rua e depois é jogado no córrego nove de julho. Eles não terminaram a ligação para o esgoto e ele fica a céu aberto, o cheiro é horrível e espanta a freguesia dos comércios”, comentou Elio Alves de Oliveira, morador da rua e dono de um bar.

Além de ficar a céu aberto, o esgoto se torna armadilha e um problema para os moradores quando chove. “O esgoto fica jorrando pelas bocas de bueiro e ainda sai pelos ralos das casas. O cheiro fica horrível e ainda precisamos limpar toda a casa, que fica tomada por fezes. Muitos ratos andam pela rua, podendo causar doenças as crianças e até adultos que moram aqui”, contaram os moradores Carlos dos Santos Rodrigues e José Leoncio.

Anderson Ferreira dono de uma loja de autopeças, além de reivindicar pela rede de esgoto, também pede para o retorno da água nas torneiras. “A caixa de água está vazia, o relógio funciona, mas não tem uma gota de água. Antes pegava a água na mina em frente à loja, mas agora que ela está contaminada com o esgoto, não tenho mais essa opção que servia para colocar no vaso sanitário”, disse.

conta

Conta de água e taxa de esgoto chegam, mas os moradores não tem direito ao serviço

Anderson contou ao Jornal na Net que mesmo sem uma gota de água na torneira, a Sabesp encaminha a conta de água e a taxa de esgoto todo o mês. “A conta deste mês já chegou, pagamos por dois serviços que não são bem realizados pela Sabesp”, finaliza.

contam

Mina foi contaminada pelo esgoto, segundo os moradores

Os moradores bloquearam a rua com pneus e móveis. “Se essa manifestação não resolver o problema do esgoto, vamos encher baldes de fezes e colocar na frente da Sabesp e também da prefeitura”, comentaram os moradores indignados.

Resposta da Sabesp

A Sabesp informou por meio de nota que  já executou obras de implantação de redes coletoras de esgotos e ligações domiciliares no Município de Itapecerica da Serra nos bairros Parque Paraíso, Nisalves e Centro. As obras foram finalizadas em 2010, porém alguns trechos não puderam ser implantados devido à presença de rocha. Esses trechos foram indicados para a 3ª etapa do Projeto Tietê que tem previsão para início em 2012.

“Também faz parte desse sistema o Coletor Nisalves que está em fase final de licitação, com prazo de execução de seis meses, e que possibilitará mais 500 ligações de esgoto nos bairros Parque Paraíso e Nisalves”, disse.

Com relação à Rua Nove de Julho, a Sabesp informou por meio da nota que nas últimas semanas foram realizadas manutenções constantes no local (lavagem e desobstrução de rede) para normalizar a situação próximo a Av. Itália, visto que a rede coletora apresenta algumas obstruções nesse trecho.

“Caso o morador ainda tenha dúvidas a respeito da cobrança, a Sabesp solicita que a mesmo compareça a uma agência de atendimento para mais informações. Quanto à reclamação de falta de água, a Sabesp informa que ocorreram alguns problemas com o fornecimento de água, mas que nesta quarta-feira o abastecimento local já encontra-se normalizado”, finaliza a nota.

Ação Civil Pública contra a Sabesp

O Promotor de Justiça Gustavo Albano Dias da Silva abriu uma ação civil pública contra a Sabesp no final de 2010 com o intuito de obrigar a Sabesp para que garanta água a todos os moradores de Itapecerica da Serra, 24 horas por dia.

“Foi pedida a liminar, mas o Juiz da 1a vara não deferiu (aceitou) a liminar. Está marcada para o dia 28 de fevereiro uma audiência de conciliação”, finalizou o Promotor.

22/02/2018

Moradores do Saint Moritz reclamam do aumento do IPTU

Os moradores do Jardim Saint Moritz, em Taboão da Serra, reclamam do aumento do IPTU 2018 no...

19/02/2018

Renato Oliveira é indiciado por atentado contra Binho e exonerado da prefeitura

A Polícia Civil indiciou na sexta-feira, 16, o subsecretário de Gestão Tecnológica e Comunicação...

18/02/2018

Agências bancárias da região fecham nesta segunda em adesão a greve nacional

Os bancos em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica não irão abrir nesta segunda-feira (19) como...

17/02/2018

Embu das Artes celebra 59 anos de emancipação neste domingo

A cidade de Embu das Artes comemora no próximo domingo (18), 59 anos de emancipação...

15/02/2018

Itapecerica tem mais de 1.080 crianças realizando trabalho infantil, diz IBGE

Estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que no...

07/02/2018

Moradores do Jardim São Marcos reclamam da frequente queda de energia

Moradores do Jardim São Marcos em Embu das Artes, estão reclamando das constantes quedas de...

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

23/02/2018

Cadastro biométrico em Embu, Itapecerica e Taboão se encerra em maio

Adotada pela

23/02/2018

Criação de ministério de segurança pública "não é sangria desatada", diz Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, demonstrou não haver urgência do governo na a...

23/02/2018

Mulher é covardemente estuprada e espancada em Embu das Artes

Mais um crime b&aa

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.