Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores de Itapecerica sem rede de esgoto

Por Karen Santiago | 10/02/2011

manif

Karen Santiago Manifestantes fecharam a rua - o esgoto está a céu aberto

A Sabesp continua sendo uma grande decepção para os moradores de Itapecerica, Embu e Taboão da Serra. A insatisfação pelos serviços prestados é crescente e a solução para eles está cada vez mais difícil devido à demora e falta de informação no atendimento. Após diversas queixas de falta de água, os moradores da Rua nove de julho, no Parque Paraíso em Itapecerica da Serra decidiram realizar uma manifestação para a instalação de uma rede de esgoto no local.

“Pagamos pelo esgoto, mas não contamos com o serviço, não existe a rede de esgoto na rua. Todo o esgoto das casas desce até um ponto da rua e depois é jogado no córrego nove de julho. Eles não terminaram a ligação para o esgoto e ele fica a céu aberto, o cheiro é horrível e espanta a freguesia dos comércios”, comentou Elio Alves de Oliveira, morador da rua e dono de um bar.

Além de ficar a céu aberto, o esgoto se torna armadilha e um problema para os moradores quando chove. “O esgoto fica jorrando pelas bocas de bueiro e ainda sai pelos ralos das casas. O cheiro fica horrível e ainda precisamos limpar toda a casa, que fica tomada por fezes. Muitos ratos andam pela rua, podendo causar doenças as crianças e até adultos que moram aqui”, contaram os moradores Carlos dos Santos Rodrigues e José Leoncio.

Anderson Ferreira dono de uma loja de autopeças, além de reivindicar pela rede de esgoto, também pede para o retorno da água nas torneiras. “A caixa de água está vazia, o relógio funciona, mas não tem uma gota de água. Antes pegava a água na mina em frente à loja, mas agora que ela está contaminada com o esgoto, não tenho mais essa opção que servia para colocar no vaso sanitário”, disse.

conta

Conta de água e taxa de esgoto chegam, mas os moradores não tem direito ao serviço

Anderson contou ao Jornal na Net que mesmo sem uma gota de água na torneira, a Sabesp encaminha a conta de água e a taxa de esgoto todo o mês. “A conta deste mês já chegou, pagamos por dois serviços que não são bem realizados pela Sabesp”, finaliza.

contam

Mina foi contaminada pelo esgoto, segundo os moradores

Os moradores bloquearam a rua com pneus e móveis. “Se essa manifestação não resolver o problema do esgoto, vamos encher baldes de fezes e colocar na frente da Sabesp e também da prefeitura”, comentaram os moradores indignados.

Resposta da Sabesp

A Sabesp informou por meio de nota que  já executou obras de implantação de redes coletoras de esgotos e ligações domiciliares no Município de Itapecerica da Serra nos bairros Parque Paraíso, Nisalves e Centro. As obras foram finalizadas em 2010, porém alguns trechos não puderam ser implantados devido à presença de rocha. Esses trechos foram indicados para a 3ª etapa do Projeto Tietê que tem previsão para início em 2012.

“Também faz parte desse sistema o Coletor Nisalves que está em fase final de licitação, com prazo de execução de seis meses, e que possibilitará mais 500 ligações de esgoto nos bairros Parque Paraíso e Nisalves”, disse.

Com relação à Rua Nove de Julho, a Sabesp informou por meio da nota que nas últimas semanas foram realizadas manutenções constantes no local (lavagem e desobstrução de rede) para normalizar a situação próximo a Av. Itália, visto que a rede coletora apresenta algumas obstruções nesse trecho.

“Caso o morador ainda tenha dúvidas a respeito da cobrança, a Sabesp solicita que a mesmo compareça a uma agência de atendimento para mais informações. Quanto à reclamação de falta de água, a Sabesp informa que ocorreram alguns problemas com o fornecimento de água, mas que nesta quarta-feira o abastecimento local já encontra-se normalizado”, finaliza a nota.

Ação Civil Pública contra a Sabesp

O Promotor de Justiça Gustavo Albano Dias da Silva abriu uma ação civil pública contra a Sabesp no final de 2010 com o intuito de obrigar a Sabesp para que garanta água a todos os moradores de Itapecerica da Serra, 24 horas por dia.

“Foi pedida a liminar, mas o Juiz da 1a vara não deferiu (aceitou) a liminar. Está marcada para o dia 28 de fevereiro uma audiência de conciliação”, finalizou o Promotor.

ADRIANO

Passei por ali quarta feira,7 abril,Sabesp está quebrando muita coisa,espero melhore as condições de todos por ali. O esgoto a céu aberto num lugar como esse não é possível...

Lucia

Se falta agua para um lado aqui , na estr. de Itapecerica, ou pela sabesp, rodovia Armando Salles, deve estar sobrando, pois faz uma semana que jorra agua todos os dias no cruzamento com a rua Teófilo Ottoni, entrada do Jardim Branca Flor. Há, sem contar que mais ou menos umas três semanas que, desde que a sabesp consertou a tubolação que atravessa a estrada em direção ao Branca Flor, ESTOU A BEBER AGUA SUJA, EXCLUSIVAMENTE MARROM, sou obrigaga a lavar meu filtro a cada vez que encho, pois se eu não fizer dessa forma,meu filtro fica o0 dia inteiro para filtra sete litro de agua. Tenho costume de cada + ou - 06 meses lavar minha caixa d"agua, não tem dois meses e ela está imunda, o que mais me revolta é que tenho que ainda pagar pelo serviço não prestado, ou melhor tenho que pagar pela agua suja.

ADRIANO

Um pouco antes desse trecho interditado existe uma pequena ponte,ao fim de qualquer chuva fica alagado. Os carros tem que passar com cautela,esse é o parque. Estou com problema com a querida sabesp,minha conta veio com 25 mil litros a mais,agora qual ser humano em consciência normal gastaria isso??? Infelizmente não temos nenhuma solução,o unico serviço que me ofereceram foi a visita de um técnico. Acho que preciso ir na sessão do descarrego,ta doido. Problema com lixo na porta,sabesp,é duro viu... Agora deixo o registro de água fechado,a unica solução encontrada. Não posso quebrar a casa inteira pra descobrir um vazamento que não existe,ninguém merece... Isso sem contar que falta água todos os dias,sem excessão. Será que existem mais pesssoas com o mesmo problema??? O meu começou nos ultimos dois meses. janeiro 47 reais,fevereiro 65 reais,sendo que vinha no máximo 23 reais,vamos protestar gente,ou mudar pro cairo,melhor saida!!

ADRIANO

a Sabesp informa que ocorreram alguns problemas com o fornecimento de energia, mas que nesta quarta-feira o abastecimento local já encontra-se normalizado”, finaliza a nota. ___________________________________________ qual fornecimento de energia???? não entendi! abraços!

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.