Itapecerica visita exemplo de sucesso em Acessibilidade em São José dos Campos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 8/02/2011

Visando conhecer exemplos de sucesso para a melhoria da Acessibilidade nas vias do município, uma equipe liderada pelo arquiteto Sergio Gazal, responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Acessibilidade, visitou a cidade de São José dos Campos, no ultimo dia 3 de fevereiro.

A visita teve como principal objetivo conhecer ações do Plano Municipal de Acessibilidade naquela cidade, como o programa “Calçada Segura”, que visa a construção, conservação e manutenção das calçadas pelo proprietário dos imóveis atendendo a Lei da Calçada nº 8077/2010.  

A intenção do programa é padronizar as calçadas, construir rampas de acesso ao pedestre, facilitando a circulação de crianças, gestantes, idosos e pessoas com deficiência física, além de respeitar as necessidades e as diferenças entre todos.

“Existe uma região principal definida pelo programa, onde deve ser colocado o piso intertravado nas calçadas. Há outras regiões que a população só deve adequar a calçada à Lei. O programa é muito diferenciado, desde a divulgação até a implantação trabalhamos com a reeducação da população. Tem dado bons resultado”, explicou Ronielley Pereira, da Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência. 

A equipe de Itapecerica foi formada pela Comissão de Acessibilidade: Dra. Maria Aparecida da Silva Ribeiro; Dr. Osvanir Bastos Viana; Dra. Elaine Boschi; Douglas Pinto de Moraes; Cromwel Max Rodrigues, arquiteto da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente; Benedito Antonio de Brito, arquiteto da Secretaria de Obras; e o chefe de divisão Carlos Roberto Guimarães.

Os visitantes conheceram ainda a Urbam – Urbanizadora Municipal, responsável também pela construção das novas calçadas, limpeza pública, entre outros serviços no município; o projeto Integra, que realiza a capacitação de adolescentes, jovens e adultos com deficiência; e também a Casa do Idoso, que conta com modernas instalações.

“A nossa visita à cidade foi bem produtiva. Conseguimos alcançar o nosso objetivo e trazer novas idéias para melhorar a Acessibilidade em Itapecerica da Serra”, destacou Sergio Gazal.

Comentários