Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Comunidade de Taboão recebe investimentos

Por | 5/02/2011

projeto

Karen Santiago Montante doado é destinado a comunidade e projeto Arrastão

A comunidade Jardim das Flores e o Projeto Arrastão de Taboão da Serra receberam um grande investimento na tarde deste sábado, dia 05 de fevereiro. Para ser aplicado na reforma, melhoria e reconstrução de 27 moradias a quantia de U$ 40 mil, equivalente a R$ 67.000,00, mil foi entregue para a comunidade. Já o Projeto Arrastão recebeu a quantia de U$ 2.500,00, equivalente a R$ 4.200,00, montante destinado a equipamentos de Nobreak.

O ato simbólico reuniu integrantes da comunidade, autoridades da cidade, Prefeito Evilásio Farias e o Presidente da Hyundai Motors Brasil, Seong Bae Kim na quadra do CSU, no Parque Pinheiros. Essa conquista se deu através da iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra que em parceria com a Habitat para a Humanidade Brasil, Projeto Arrastão e a Associação de Moradores do Jardim Vale das Flores que conseguiu reunir mais de 60 universitários Sul Coreanos para reformar e melhorar casas das famílias em risco social.


O mutirão começou na terça-feira (dia 1o) e se encerra neste domingo dia 6 de fevereiro. Para o Prefeito Evilásio Farias, este é um momento muito especial para a comunidade e para a cidade. “Hoje Taboão começou a ser chamada de cidade e não cidadela. Hoje a cidade de Taboão da Serra se reafirma e foi descoberta com grande êxito no fato da participação da comunidade, que participou das propostas e também do projeto”, afirmou.

Segundo ele, a comunidade Jardim das Flores, ganhou água, esgoto, iluminação e regularização fundiária. “Cada família sabe que tem bem social, uma moradia”, disse. Evilásio lembrou ainda que com esse projeto a cidade recebeu dois prêmios. “Um da Associação dos Arquitetos do Brasil de Melhores Práticas de Intervenção e também um Prêmio da Caixa Econômica Federal ”, finalizou.

Sendo um dos responsáveis pelo Projeto, Elvis Castilho, diretor executivo da Habitat Brasil afirmou que é através das parcerias que a comunidade pode ser transformada. “A comunidade é responsável pelas transformações, nós só apoiamos o desenvolvimento da comunidade”, observou.

Selma Dau Bertagnoli, Diretora Geral do Projeto Arrastão comentou que essa parceria é de grande valia para a comunidade, pois ninguém consegue fazer nada sozinho. “Se não formos parceiros não conseguiremos ser cidadãos íntegros, a partir dessa oportunidade a comunidade pode conseguir se desenvolver”, frisou.

Após a solenidade de entrega dos cheques, o Projeto Arrastão se apresentou aos presentes, na sequencia os Coreanos dançaram algumas músicas típicas do país e por fim, os universitários conheceram um pouco do samba Brasileiro com a apresentação da Escola de Samba Mocidade Independente.

projeto1

Selma fala sobre o projeto arrastão e sobre a conquista da comunidade

O Trabalho
Trabalho voluntário no Brasil é para a construção e reforma de casas com a ONG Habitat para a Humanidade, teve início em Janeiro de 2010, mais de 10 mil universitários coreanos disputaram as cem vagas disponíveis para integrar o primeiro grupo enviado pela montadora de automóveis. O segundo grupo de voluntários coreanos veio ao país em Agosto de 2010, quando em uma semana de voluntariado construtivo os estudantes adiantaram quatro meses de trabalho de um conjunto habitacional de interesse social para 63 famílias, construído em sistema de mutirão.

“Realizamos o Programa de Melhoria Habitacional em toda a cidade, iniciando pelo CSU que foi realizado pelos próprios moradores, com a participação de voluntários e atraindo mais parcerias, estamos garantindo para os moradores condições de vida digna”, ressaltou Ângela Amaral, secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente.

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.