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Moradores reclamam da Sabesp e Eletropaulo

Por Outro autor | 30/01/2011

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DivulgaçãoSabesp e Eletropaulo estão na mira dos consumidores

É crescente a insatisfação dos moradores das cidades de Taboão, Embu e Itapecerica com a prestação de serviço feita pela Sabesp e a Eletropaulo na região. Desde os primeiros dias de 2011 vários bairros das três cidades sofrem constantemente com a falta de água e luz. Ambos os serviços são considerados essenciais pela população.

Quem enfrenta a falta de água e luz avalia que os serviços custam caro e tem pouca qualidade. Além disso, os consumidores reclamam da falta de informação por parte das empresas prestadoras de serviço, que na maioria dos casos não informa sobre os cortes no fornecimento e ainda não dá informações precisas sobre o retorno dos mesmos.

A irritação dos usuários aumenta quando eles afirmam que as empresas se preocupam somente com o lucro.

“É uma falta de respeito o atendimento da Sabesp e da Eletropaulo com a população.  A gente paga caro e não recebe um serviço de qualidade. O mais grave é eles não terem ao menos a consideração de informar sobre os cortes e a volta do serviço”, critica a funcionária pública e moradora de Embu, Marta dos Santos.

“Pagamos por algo inexistente, após inúmeras promessas nossas torneiras permanecem secas. Ficamos mais de dez dias sem uma gota de água na torneira. A água chega fraca e não consegue encher nem as caixas de água, estamos como no deserto sem água. Em São Paulo, como disse outra moradores, em São Paulo há água todo dia”, disse José Nunes, morador do Jardim Cinira.

“Pelo menos desde dezembro de 2010 vem faltando água em Itapecerica por dias seguidos, quando solicitamos informação no 195 a resposta era de que até a noite será normalizado, a água não chega e as datas vão sendo passadas sempre para o próximo dia e assim ficamos do dia 05 até 09 de janeiro sem uma gota de água, entenda-se então, que são 5 dias sem tomar banho, sem lavar roupa, sem comer, sem beber (a menos que se compre água mineral). É abusivo o descaso da Sabesp, trata a população como se fosse nada, o atendimento é o pior possível, não garante fornecimento de água para o mínimo de higiene e a conta vem com o mesmo valor, não reduz nenhum milímetro sequer.O descaso vem dos dois lados das empresas prestadoras de serviços e da administração pública”, argumenta Marlei, moradora de Itapecerica.

Em Itapecerica a situação ficou critica nos primeiros dias de 2011 em bairros como o Jacira, Analândia e Valho Velho a falta de água durou mais de uma semana. Já a luz faltou praticamente todas as tardes, acarretando prejuízos aos moradores como a queima de eletrodomésticos. Irritados com a falta de água os moradores fizeram protestos e decidiram entrar com uma ação no Procon contra a Sabesp, que acaba de renovar o contrato com a cidade pelos próximos 30 anos.

“O que está acontecendo em Itapecerica é abusivo. Ou falta água, ou falta luz ou falta os dois. Só não falta a conta para a gente pagar”, critica o ajudante geral Aparecido Silva, morador do Valo Velho.

“O atendimento da Eletropaulo é uma droga todos os dias eu fico sem energia elétrica, e quando procuro os órgãos de fiscalização destas empresas, só ficam tocando musiquinha”, afirmou Thyago, morador do Potuverá.

Resposta da Sabesp


Questionada sobre a insatisfação dos moradores a Sabesp informou por meio de uma nota, na última sexta-feira, 28, que o desabastecimento ocorreu na última semana, por falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água de Cotia que ocasionou a falta de água nos municípios de Embu, Embu Guaçu e Itapecerica da Serra, fato este ocorrido em mais de uma ocasião.

Para aumentar a oferta de água para a região de Itapecerica da Serra, que foi alvo de um crescimento rápido e desordenado, gerando um grande nº de ligações irregulares, a Sabesp está construindo uma Estação de Tratamento de Água, no município de Embu Guaçu.  Além disso, está aumentando a capacidade operacional do conjunto moto bombas Jardim Jacira, localizado no município de Itapecerica da Serra.  A finalização das obras estão previstas para o final do 1º semestre de 2011.

Resposta da Eletropaulo


De acordo com a nota da Eletropaulo, o principal motivo das interrupções é a queda de galhos e árvores na rede, responsáveis por 52% das ocorrências. “Para minimizar esse impacto, a AES Eletropaulo tem diversas iniciativas, como o programa de podas. Em 2010, a distribuidora realizou 320 mil podas em galhos de árvores que estavam próximos da rede elétrica”, esclarece a nota.

As cidades da região Oeste atendidas pela AES Eletropaulo, o que inclui Taboão da Serra, Itapecerica e Embu das Artes, foram as mais afetadas pela queda de galhos e árvores na rede, representando 1/3 das solicitações da distribuidora. Em muitos casos, a concessionária teve de trabalhar em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e aguardar a liberação desses órgãos para realizar o restabelecimento de energia em algumas áreas.

“Entre 2010 e 2011, a AES Eletropaulo está investindo R$1,4 bilhão na manutenção e expansão da rede. Além das podas, destaque para o aumento dos sistemas de automatização da rede elétrica. A concessionária iniciou a instalação de 1 mil religadores, equipamentos que possibilitam o religamento automático em casos de interrupções de energia, o que evita o deslocamento de equipes até os locais da interrupção”, finaliza a nota.

Texto: Karen Santiago e Sandra Pereira

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