Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Feira de Embu completa 42 anos

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 21/01/2011

feira1

DivulgaçãoVisite a feira de Embu das Artes que completa 42 anos

Há 42 anos, as ruas do Centro Histórico de Embu das Artes são ocupadas por artistas e artesãos, que expõem e vendem seus produtos. Nos fins de semana e feriados, o Largo 21 de Abril, que recentemente passou por revitalização, ganhando novos contornos nos jardins, coreto inovado e moderno sistema de iluminação, é embelezado pelas pinturas de diversos artistas. Outros artistas e artesãos expõem nas tendas espalhadas pelas ruas, enquanto galerias e lojas permanecem abertas.

A Feira de Embu das Artes foi criada em 31 de janeiro de 1969, quando artesãos da cidade, conduzidos por Assis de Embu, artistas e artesãos que já expunham na Praça da República, em São Paulo, começaram a expor e vender suas obras no Largo dos Jesuítas, em frente ao Museu de Arte Sacra. No decorrer dessas mais de quatro décadas, a Feira revelou talentos e contribuiu para solidificar a tendência cultural e artística iniciada com os primeiros artistas que aportaram na cidade, como, na década 1920, Cássio M’Boy e na de 1950, Tadakiyo Sakai. Nos anos 1970, artistas dos mais variados estilos, muitos ligados ao movimento hippie, se reuniam no Largo 21 de Abril para produzir e vender arte. A Feira hoje conta com mais de 460 expositores e até um Centro de Atendimento ao Expositor (Caex), inaugurado em 2009, no Dia do Artesão (18/3), em que o governo municipal também lançou o selo comemorativo do artesão para ser usado nas embalagens. 

Passear por Embu no fim de semana é um programa que pode ir além da arte e do artesanato, tanto de pequenos objetos quanto de móveis comercializados nas lojas da avenida Elias Yazbek. A cidade dispõe de bons hotéis, restaurantes, choperia e bares aconchegantes. O Parque do Lago Francisco Rizzo, equipado com academia pública, pista para caminhada, lago com carpas, tartaruga e aves, e as praças revitalizadas são convites para diversão de crianças e adultos. Para saber mais sobre as opções de lazer na cidade, consulte o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na principal rua da Feira.

Elke Lopes Muniz

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.