Prefeitura oferece novas opções de moradias para as famílias do Irati Córrego

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 21/01/2011

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na noite de terça-feira (18), na EMEF Machado de Assis, reunião com 150 moradores da Rua Irati e do entorno do Jardim Trianon, para apresentar o projeto da obra de canalização do córrego Joaquim Cachoeira, a situação de risco de algumas famílias e as novas propostas de moradias.

O encontro teve a participação do secretário de Obras e Infraestrutura Ricardo Rezende, da secretária de Habitação Ângela Amaral, representantes da Defesa Civil e de técnicos do governo municipal. As casas que ficam na beira do córrego Joaquim Cachoeira estão em grande risco de desabamento e precisam ser desocupadas com urgência para evitar que aconteça uma catástrofe.  

“Temos o maior orgulho porque com todas essas fortes chuvas em Taboão da Serra ninguém se machucou, ninguém morreu, porque a gente sempre conseguiu correr na frente e evitar tragédias como estão acontecendo em todo o Brasil, com as mais de 700 mortes no Rio de Janeiro”, alertou Ângela Amaral.

No sábado, 15 de janeiro, algumas residências receberam laudos temporários da Defesa Civil de interdição parcial que serão modificados para sua interdição total. A Prefeitura de Taboão da Serra já retirou mais de 600 pessoas de áreas de risco e garantiu novas opções de moradias. Exemplo disso é o Jardim Comunitário onde foram retiradas as famílias que moravam na beira do córrego Palmital e foram atendidas pelo Programa Auxílio Aluguel. Foi construído um conjunto habitacional que será entregue em breve para estes moradores.

Proposta de Moradias

Atendimento Provisório

Auxílio Aluguel – Mais de 600 pessoas são atendidas - A prefeitura paga o aluguel do imóvel até a entrega de moradia definitiva - Lei 1575/2005 aprovada na Câmara Municipal.

Atendimentos Definitivos

Programa Minha Vida – Casa própria com apenas 10% da renda familiar por 10 anos. Exemplo: Renda de R$ 500,00, valor mensal de R$ 50,00. 
Opções disponíveis: Conjunto Pronto - Jardim Mirna – Vila Portugal - Total 272 de apartamentos, 20 apartamentos disponíveis / Conjunto em obra – Cigarreiras - 76 apartamentos, 15 vagas disponíveis / Mercado – Casas sobrepostas, na Rua das Camélias, 08 apartamentos disponíveis

Indenização de benfeitorias – Pagamento do valor investido em obras de melhorias das casas. Com este valor, a família pode dar entrada em outro imóvel. Existem alguns imóveis disponíveis em áreas que foram regularizadas ou em processo de regularização. 

Plantão de Atendimento

Todas as famílias contarão com total apoio dos técnicos da Prefeitura de Taboão da Serra. O local e dias de funcionamento do Plantão de atendimento será informado no início da próxima semana.

Texto: Renata Gomes

Comentários