Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Fernando Fernandes inaugura Centro de Cultura e Esporte no Jd. das Margaridas com atividades gratuitas para população

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 15/04/2019

DivulgaçãoO espaço, que tem capacidade para atender cerca de 600 pessoas, oferecerá diversas atividades gratuitas para os moradores

Curta o Jornal Na Net no Facebook e acompanhe as principais notícias da região! 

O prefeito Fernando Fernandes inaugurou na manhã deste domingo, dia 14, o Centro de Cultura e Esportes, no Jardim das Margaridas, em Taboão da Serra. O espaço, que tem capacidade para atender cerca de 600 pessoas, oferecerá diversas atividades gratuitas para os moradores do bairro e da região, desempenhando um importante papel social na vida da comunidade: trabalhar a convivência e promover o exercício da cidadania.

“Esses equipamentos, além das atividades que desenvolvem no esporte e na cultura, despertam um sentimento especial, que é a questão da cidadania. As pessoas têm que ter um espaço que promova a convivência para que se conheçam porque é através dessa convivência que vem o respeito pela própria comunidade, pelas pessoas. Ele tem um significado muito grande”, disse o prefeito Fernando Fernandes.

No Centro, que ao todo tem 1329,59 metros quadrados, serão oferecidas atividades culturais e de lazer para os moradores, como zumba, futsal, vôlei, basquete, handebol, ballet, judô, capoeira, karatê, kung fu, jazz, dança contemporânea, de rua, de salão e teatro. E para isso o espaço conta com uma sala de ballet e outra para oficinas e palestras, pátio, playground, quadra poliesportiva coberta, além de uma sala administrativa, cozinha, banheiros acessíveis e depósito de materiais.

A deputada Analice Fernandes, que também esteve presente no evento, disse que o Centro será o “antídoto” para o mundo que nega espaços aos jovens porque terá um “cunho importante de transformação de vidas”. “Podem apostar que o dia a dia desta comunidade vai ser diferente”, afirmou. Ela também pediu às mães que estimulem a participação dos filhos nas atividades e à comunidade para preservar o Centro. “Todos que por aqui passarem, cuidem desse espaço”, demandou.

Além de uma “ferramenta eficaz de transformação social”, a unidade também será mais um espaço de inclusão na cidade, pois alunos com deficiência visual e auditiva da escola Ciadev frequentarão o local para praticarem as atividades. A iniciativa, ainda segundo o Secretário da pasta de Cultura e Turismo, Wanderley Bressan, é fruto do trabalho “transversal”. “Todas as secretarias têm parceria com a Secretaria de Cultura”, afirmou.

Bressan ainda falou sobre a importância da promoção cultural, que muitas vezes é entendida erroneamente como a “cereja do bolo”, mas que na verdade é o “fermento do bolo”. “Quando um espaço como esse é inaugurado [...] estamos ensinando princípios como cidadania, disciplina, trabalho em equipe, solidariedade”, disse.

O vereador Cido (DEM) falou em nome de toda a Câmara Municipal. Ele relembrou a história do local onde foi construído o Centro, que chegou a ter o prédio demolido, a construção do condomínio Jardim das Margaridas e de uma creche para atender às crianças da região. “A nossa creche no Jardim Saint Moritz, o nosso condomínio e este equipamento foram três compromissos que o senhor honrou comigo”, agradeceu.

O prédio, para atender ao Código Florestal, terá cerca de 931,50 metros quadrados de Área Preservação Permanente - APP - nos fundos do terreno, onde serão plantadas 71 espécies de árvores nativas e frutíferas. O investimento da obra foi de mais de 1,3 milhão de reais, sendo cerca de 147 mil vindos da prefeitura e mais de 1,1 milhão provenientes de recursos federais.

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.