Taboão comemorou Dia do Autista com atividades e palestras

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/04/2019

No dia 02 de abril foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Criado em 2007 a data tem por objetivo difundir informações para população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.

Para celebrar a data Taboão da Serra realizou a Semana de Conscientização do Autismo com diversas atividades desenvolvidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi).

Durante a semana, de 01 a 05 de abril, equipes com multiprofissionais se reuniram, no CAPSi com os pais em rodas de conversa para fortalecer o vinculo entre familiares e profissionais da saúde. “O dia do autista é uma data a ser comemorada e por isso fizemos uma semana especial para eles. Mas, é importante ressaltar que durante o ano realizamos trabalhos voltados para o atendimento com os autistas, pais e responsáveis. Temos uma gestão de saúde voltada para todos que utilizam nossa rede em busca de tratamento”, comentou a secretaria de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Além dessa atividade no CAPSi a Secretaria de Saúde levou as crianças, pais e técnicos da rede para um passeio na Fazendinha, em Cotia, e uma roda de conversa com funcionários da Cultura fechou a semana em comemoração ao Dia do Autista. “Foram ações diferenciadas e especificas referente ao tema onde trabalhamos muito a questão da inclusão dessas crianças deixando bem claro que a participação dos familiares é importante para a socialização não deixando que a discriminação e o preconceito façam parte do convívio deles”, ressaltou a Coordenadora da Saúde Mental, Ana Lucia Comino Funari.

No sábado um grande evento organizado pelo vereador Ronaldo Onishi, no Cemur, reuniu mais de mil pessoas no 5º Encontro de Autismo. “Ampliamos nosso atendimento em parceria com as Secretarias de Cultura, Esporte, Educação e Assistência Social porque trabalhando em conjunto ganhamos mais visibilidade à causa”, concluiu Dra. Raquel.  

Serviço

Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi)

Endereço: Estrada das Olarias, nº. 670, Jardim Guaciara

Telefone: 46852115

 

Comentários