Taboão conquista três prêmios no 33º Congresso de Saúde em Águas de Lindoia

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/04/2019

Águas de Lindoia sediou o 33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo onde foi celebrado a 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas.

Com o tema “Saúde e Democracia: Consolidação e Financiamento do SUS”, 110 municípios tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências e concorrerem ao 9º Prêmio David Capistrano.

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra conquistou três prêmios com os seguintes trabalhos: Programas de Automonitoramento Glicêmico para Pacientes Diabéticos Insulinodependentes (Eixo Atenção Básica), Processo de Implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil como Forma de Transformação e Reorganização do Trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (Eixo Promoção em Saúde e Práticas Integrativas Complementares) e Samu e Atenção Básica uma parceria que deu certo em Taboão da Serra (Eixo Atenção Básica).

Esse feito fez com que o município garantisse sua participação na “16ª Mostra Brasil aqui tem SUS”, edição 2019 que acontece no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde no período de 2 a 5 de julho de 2019, em Brasília/DF. “Concorremos com 995 trabalhos e pudemos promover um debate sobre cada ação e experiência vivenciada em Taboão. Trocamos experiências e pudemos entender o trabalho de cada município e no final saímos vitoriosos com a premiação desses trabalhos”, comentou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Além de Taboão mais dez trabalhos receberem o prêmio, outros dez Menção Honrosa e 47 selecionados para a Mostra Nacional. “Isso demonstra a grandeza do congresso e sabíamos que com o trabalho da nossa pasta, o empenho de cada funcionário e o compromisso deste governo com a nossa gestão da saúde teríamos êxito diante de tudo que fizemos além de fortalecermos o debate para dar sustentabilidade ao SUS”, ressaltou Dra. Raquel.

É importante destacar que Taboão levou cerca de vinte trabalhos abrindo discussões em todos os eixos temáticos do congresso. “Só para ter uma ideia e fazer um comparativo apenas na Saúde Mental foram selecionados seis trabalhos que se apresentaram de forma oral no ultimo dia do evento”, explicou a Coordenadora da Saúde Mental, Ana Lucia Comino Funari.

Rodas Temáticas

O 33º Congresso de Secretários Municipais abordou temas como: Acesso á Atenção Especializada Ambulatorial, Acolhendo e articulando demandas da população em situação de rua, Enfrentamento do aumento da mortalidade em situação de rua, Formação e Residência do Profissional Médico, Judicialização na Saúde, O papel da Vigilância Sanitária no SUS, Organização da rede substitutiva de Saúde Mental: desinstitucionalização de moradores de hospitais psiquiátricos, Rede de Atenção à pessoa com Deficiência, Rede de Atenção Oncológica: acesso a regulação, Regionalização em Saúde e a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde, Relações interfederativas nas instâncias de pactuação do SUS, RUE:
Portas de Urgência no SUS, Saúde Bucal no SUS e Violência com um problema de Saúde Publica.  

Nova mesa diretora

Durante o 33º Congresso de Saúde foram eleitos por 92 gestores, a nova mesa diretora do COSEMS/SP, biênio 2019/2021, onde a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner passa a ocupar o cargo de 1ª Secretaria ao lado do atual presidente José Eduardo Fogolin (secretário de Saúde de Bauru), Geraldo Reple (São Bernardo) e Carmem Guariente (Araçatuba) como primeiro e segundo vice-presidente.

 

Comentários