Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Taboão da Serra terá 5º Encontro do Autismo para discutir políticas de inclusão na cidade

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 2/04/2019

Sandra Pereira O evento é fruto de uma emenda parlamentar do vereador Ronaldo Onishi, que, além do encontro, criou a Semana do Autismo

Curta o Jornal Na Net no Facebook e acompanhe as principais notícias da região! 

A cidade de Taboão da Serra sediará no próximo sábado, dia 6, o 5º Encontro de Autismo, que irá reunir diversas pessoas no Cemur, a partir das 08h, para discutir políticas públicas que visam promover a inclusão social de portadores de autismo na cidade. O evento é organizado pelo vereador Ronaldo Onishi, que, além do encontro, criou a Lei 2195/2014, instituindo a Semana do Autismo na cidade.

“Esse ano serão os próprios autistas que darão palestras, que falaram com o público. Teremos aqui um aluno da USP que dará uma palestra, teremos cantores autistas que farão apresentações. Será um evento maravilhoso. Acredito eu que este governo tratando da inclusão em rede. Começamos conscientizando, depois mobilizando e agora estamos com ações concretas de inclusão”, disse o vereador.

Onishi luta há seis anos pela causa na cidade. Este ano, Taboão da Serra passou a oferecer atividades esportivas todos os sábados no Centro de Iniciação de Esportes (CIE) do Jardim Monte Alegre para autistas e seus pais. A iniciativa nasceu no último 4º Encontro de Autismo, realizado o ano passado, e é uma conquista importante pela causa no município.

As atividades no esporte têm feito tanto sucesso que as mães não poupam elogios. “Sábado de manhã cedinho ela acorda toda animada. É um projeto maravilhoso, trabalha socialização, coordenação, interação com as pessoas e possui materiais adaptados”, comemora Magda, avó da Giovana. Já Adriana, mãe de Henrique, afirma que já na sexta-feira o filho já fica ansioso. “Ele gosta bastante”, diz.

O autismo é um transtorno que afeta a capacidade de aprendizado e de interação social. Hoje, no Brasil, estima-se que mais de 2 milhões de pessoas sejam portadores de autismo, segundo dados do relatório do Center of Deseases Control and Prevention (CDC). E é visando conscientizar e combater o preconceito existente em torno da doença que o evento acontece. Para se inscrever no Encontro, basta se inscrever clicando aqui.

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.