Crianças portadoras de autismo participam de atividades aos sábados no CIE Monte Alegre

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 28/03/2019

A Secretaria de Esportes e Lazer de Taboão da Serra em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) promove atividades físicas aos sábados, para crianças com Transtorno do Espectro Autista acompanhados de seus pais, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Monte Alegre.

O objetivo do projeto é fazer as crianças conhecerem novos espaços, promover a socialização, lazer e sensibilidade, além da necessidade da inclusão social dos autistas e suas famílias nos sistemas de saúde com a interação dos pais, familiares e amigos. Abril é considerado o mês de conscientização sobre o autismo. “Essa ação foi criada porque entendemos que este apoio é fundamental para a comunicação, socialização e o desenvolvimento da criança”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.

As atividades acontecem aos sábados, das 9h às 12h. Ao todo, 32 crianças ente 3 e 16 anos, junto com os pais são atendidas pelo projeto. E as atividades são monitoradas pelos educadores físicos Leandro, Drica, André e Tone, com o suporte do psicólogo Rafael e do enfermeiro Juscival.

A conquista faz parte uma política pública inclusiva fruto dos encontros anuais de autismo realizados pelo vereador Dr. Ronaldo Onishi, que há 6 anos atua em favor da conscientização sobre o espectro do Autismo. A implementação da inclusão de autistas no esportes nasceu no 4º Encontro de Autismo e o 5º Encontro está marcado para o dia 6 de abril no Cemur.

“Nosso encontro anual começou conscientizando, sensibilizando e agora caminha para a construção de políticas públicas inclusivas. A gente sabe que ainda tem muito a ser feito e todos os anos trabalhamos para ampliar as conquistas”, observa o vereador Dr. Ronaldo Onishi.

A iniciativa no CEI tem gerado satisfação entre crianças e pais atendidos." Sábado de manhã cedinho ela acorda toda animada. É um projeto maravilhoso trabalha socialização, coordenação, interação com as pessoas e materiais adaptados”, comemora Magda, avó da Giovana, uma das crianças que fazer parte do projeto

Já a mãe Eliane, mãe de Bruno, outra criança atendida, diz que "todo sábado ele já pede para vir e se solta". "Está sendo muito bom para ele”, completa

Segundo a coordenadora de Saúde Mental de Taboão da Serra, Ana Paula Comino Funari, o intuito do projeto é construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva para todas as pessoas. “Temos todo um aparato para realizar o atendimento a esses pacientes estudando caso a caso com os todos os profissionais envolvidos”, disse.

O (CAPSi) de Taboão da Serra atende 174 pacientes desenvolvendo atividades como acolhimento, atendimentos individuais em grupos e familiar, consultas médicas com pediatra e psiquiatra e discussão dos casos em equipe para elaboração de plano terapêutico singular.

O autismo é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões no Brasil. As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas, quando diagnosticado precocemente, existem mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.

Serviço
Centro de Iniciação ao Esporte (CIE)
Endereco: rua Antonio Pestana, nº. 326, Parque Monte Alegre
Foto 01: Atividades com autistas acontece todo sábado no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Monte Alegre na rua Antônio Pestana, 326, Parque Monte Alegre (foto – Ricardo Vaz)

Comentários