Defesa Civil em ação e atuante em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 16/01/2011

Entre os dias 10 e 11 de janeiro, a Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra atendeu mais de 60 ocorrências de chamados de emergência em vários bairros do município, devido à grande quantidade de chuva que caiu na região.

O socorro aos munícipes foi realizado com a atuação em diversas frentes e atividades e com o uso de equipamentos diversos. A equipe prestou atendimento nos casos de desabamento de muros, queda de encostas, alagamentos, deslizamentos e queda de árvores, além de atender acidentes de emergência.

“Aqui em nossa cidade temos três Itapecerica para cuidar: a do norte, centro e sul, devido à grande extensão do município. A Defesa Civil tem feito o possível e o impossível para prestar atendimento à população”, relatou Maurício Rocha, coordenador da Defesa Civil.

O órgão também realiza trabalho de prevenção e conscientização junto aos munícipes, como monitoramento de córregos e Operação Cata Bagulho, além de acompanhar e colaborar no trabalho realizado pelas máquinas na limpeza das margens dos rios e córregos.

Durante o ano de 2010, a Defesa Civil de Itapecerica da Serra desenvolveu muitos trabalhos. As atividades de resposta e recuperação de desastres ocorridos no final de 2009 tiveram continuidade nas tarefas realizadas no dia-a-dia, somando-se aos novos casos que ocorreram entre janeiro e dezembro. Foi um ano de muitas realizações no atendimento aos munícipes.

No balanço geral das atividades desempenhadas foram atendidas cerca de 501 ocorrências em áreas diversas: 18 alagamentos; duas ocorrências em córregos na região do Jardim do Carmo e Branca Flor; vistoriados 275 imóveis considerados de risco. Foram cortadas 83 árvores em risco de queda; 39 vistorias e atendimentos em taludes em área de risco; três acidentes com vítimas fatais; dois acidentes sem vítimas; dez ocorrências em muros com problemas; sete incêndios em edificações; quatro buracos em vias públicas; atendimento de um problema com bueiro; além da captura de cobras e animais peçonhentos que foram enviados para o Instituto Butantâ.

Também está em pleno funcionamento a Operação Verão, que busca minimizar os problemas da temporada das águas, entre dezembro e a primeira quinzena de abril. A operação está ocorrendo em todo estado de São Paulo, colabora na prevenção e por aqui atendeu os moradores dos Jardins Sônia Maria, Jacira, Carmo, Branca Flor e Parque Paraíso com a Operação Cata Bagulho. Foram recolhidos diversos materiais que poderiam ser jogados nas margens dos córregos, rios afluentes e ruas, colaborando para evitar maiores transbordamento e inundações.

A limpeza de bocas de lobo, desassoreamento dos córregos e remoção de famílias de áreas de risco foram outras medidas de prevenção realizadas para evitar desastres e perdas de vidas. Além de todas estas atividades, a equipe da Defesa Civil ainda encontrou tempo para participar de cursos de capacitação e se qualificar para poder prestar ainda um melhor atendimento à população itapecericana.

Comentários