Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Defesa Civil em ação e atuante em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 16/01/2011

def1

DivulgaçãoDefesa Civil faz balanço das ocorrências de 2010

Entre os dias 10 e 11 de janeiro, a Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra atendeu mais de 60 ocorrências de chamados de emergência em vários bairros do município, devido à grande quantidade de chuva que caiu na região.

O socorro aos munícipes foi realizado com a atuação em diversas frentes e atividades e com o uso de equipamentos diversos. A equipe prestou atendimento nos casos de desabamento de muros, queda de encostas, alagamentos, deslizamentos e queda de árvores, além de atender acidentes de emergência.

“Aqui em nossa cidade temos três Itapecerica para cuidar: a do norte, centro e sul, devido à grande extensão do município. A Defesa Civil tem feito o possível e o impossível para prestar atendimento à população”, relatou Maurício Rocha, coordenador da Defesa Civil.

O órgão também realiza trabalho de prevenção e conscientização junto aos munícipes, como monitoramento de córregos e Operação Cata Bagulho, além de acompanhar e colaborar no trabalho realizado pelas máquinas na limpeza das margens dos rios e córregos.

Durante o ano de 2010, a Defesa Civil de Itapecerica da Serra desenvolveu muitos trabalhos. As atividades de resposta e recuperação de desastres ocorridos no final de 2009 tiveram continuidade nas tarefas realizadas no dia-a-dia, somando-se aos novos casos que ocorreram entre janeiro e dezembro. Foi um ano de muitas realizações no atendimento aos munícipes.

No balanço geral das atividades desempenhadas foram atendidas cerca de 501 ocorrências em áreas diversas: 18 alagamentos; duas ocorrências em córregos na região do Jardim do Carmo e Branca Flor; vistoriados 275 imóveis considerados de risco. Foram cortadas 83 árvores em risco de queda; 39 vistorias e atendimentos em taludes em área de risco; três acidentes com vítimas fatais; dois acidentes sem vítimas; dez ocorrências em muros com problemas; sete incêndios em edificações; quatro buracos em vias públicas; atendimento de um problema com bueiro; além da captura de cobras e animais peçonhentos que foram enviados para o Instituto Butantâ.

Também está em pleno funcionamento a Operação Verão, que busca minimizar os problemas da temporada das águas, entre dezembro e a primeira quinzena de abril. A operação está ocorrendo em todo estado de São Paulo, colabora na prevenção e por aqui atendeu os moradores dos Jardins Sônia Maria, Jacira, Carmo, Branca Flor e Parque Paraíso com a Operação Cata Bagulho. Foram recolhidos diversos materiais que poderiam ser jogados nas margens dos córregos, rios afluentes e ruas, colaborando para evitar maiores transbordamento e inundações.

A limpeza de bocas de lobo, desassoreamento dos córregos e remoção de famílias de áreas de risco foram outras medidas de prevenção realizadas para evitar desastres e perdas de vidas. Além de todas estas atividades, a equipe da Defesa Civil ainda encontrou tempo para participar de cursos de capacitação e se qualificar para poder prestar ainda um melhor atendimento à população itapecericana.

Adriano

Será que se acontecer uma chuva pelo menos a metade do que ocorreu no Rio de janeiro,estaremos preparados?? Como Itapecerica,existem diversas construções em areas de risco,só quero ver se isso vier acontecer. Lá,eles tbm não esperavam por isso,construiam em qualquer lugar. Infelizmente aconteceu tudo que vimos nos ultimos dias. Itapecerica é um lugar bom,mas com sérios problemas na estrutura de atendimento ao cidadão. Sem falar das construções em lugares que já deveriam ter parado,como no PARQUE PARAISO. Ainda se constrói em lugares em que isso já deveria ter parado a 20 anos,mais infelizmente os prefeitos não se preocuparam com isso. Qualquer espaço que seja ainda serve de puxadinho,já que fiscalização não existe. Só existe pra mim,se levantar uma parede fiscais estarão lá,assim é fácil multar as pessoas e embargar obras. Muito simples de se trabalhar dessa maneira. Alguém sabe me explicar pra que o cd que foi enviado junto com iptu???? Que piada,sem mais!!

24/09/2017

14º Festival de Flores e Plantas marcou a chegada da primavera em Embu

O 14º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes ocorrido neste final de semana celebra em...

15/09/2017

Projeto Horta em Pet realiza novas oficinas em Embu das Artes

A Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, em parceria com a prefeitura municipal de Embu das...

14/09/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza de córregos

Um forte trabalho de limpeza e desassoreamento dos córregos de Taboão da Serra vem sendo...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

15/08/2017

Onça encontrada em empresa em SP vai voltar para a natureza até sexta-feira

10/08/2017

teste

teste

06/08/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza nos córregos da cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Manutenção, está realizando o...

06/08/2017

Em Embu das Artes, Jardim Nova República e São Marcos recebem oficina de horta

No município de Embu das Artes, situado na região oeste da Grande São Paulo, um projeto...

24/09/2017

Itapecerica debateu enfrentamento da Violência contra as Mulheres

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

24/09/2017

14º Festival de Flores e Plantas marcou a chegada da primavera em Embu

O 14º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes ocorrido neste final de semana celebra em...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.