Ano Novo Chinês será celebrado neste sábado em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 23/02/2019

Para quem curte e quer saber mais sobre a cultura chinesa, a Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Água de Lily Lau e a Kim Mui com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo promove neste sábado, 23 de fevereiro, das 12h às 20h, atividades comemorativas ao Ano Novo Chinês, na praça Luiz Gonzaga localizada na estrada Kizaemon Takeuti, no bairro Pirajuçara. 

O evento terá uma programação especial repleta de atrações culturais como as danças do Dragão e do Leão, artes marciais, massagem, apresentações musicais e as tradicionais barracas de comidas típicas. O Ano Novo Chinês começou no dia 5 de fevereiro e terminará em 24 de janeiro de 2020. Ele será regido pelo porco da terra. 

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Wanderley Bressan, o evento busca difundir e promover a integração cultural entre os dois países. “O Ano Novo Chinês já faz parte do calendário cultural da cidade. Quem comparecer ao evento poderá conhecer um pouco sobre a cultura chinesa e culinária. A festividade traz para nossa cidade mais cultura, além de levar para as crianças para esporte e lazer”, falou. 

A festividade terá o desfile com todas as escolas, que irão apresentar dragões, leões e outros símbolos da rica cultura chinesa. Ao som do tambor conhecido como Tayko, os alunos desfilarão apresentando roupas de luta. Logo em seguida, serão feitas demonstrações de luta com espadas, nunchaku e outras performances.

Segundo o organizador do evento, Fábio Lachi, a iniciativa busca trazer um pouco da milenar cultural chinesa para Taboão da Serra e região. “Pelo sexto ano consecutivo colocamos a comemoração do Ano Novo Chinês em um ponto diferente da cidade, para que possamos levar a festividade para diversos bairros e não fique concentrado em um lugar só, para dar a oportunidade de todo o munícipe participar e conhecer a festa”, disse. 

Representado por um signo no zodíaco, 2019 será o Ano do Porco que, segundo a sabedoria chinesa representa alegria, harmonia, tranquilidade e positividade. O horóscopo é formado por doze animais, cada um correspondente a um ano: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, galo, macaco, cachorro e porco. No calendário chinês, esse é o ano 4.717.

Comentários