Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Dra. Elaine Abud toma posse como primeira mulher eleita para a presidência da OAB de Taboão

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 19/02/2019

Gabriela Pereira

Curta o Jornal Na Net no Facebook e acompanhe as principais notícias da região! 

A dra. Elaine Abud Santana tomou posse na noite desta segunda-feira, dia 18, como presidente da subseção da Ordem dos Advogados (OAB) de Taboão da Serra para o triênio 2019/2021. Ela é a primeira mulher eleita para o cargo ao longo dos 87 anos da instituição. Também foram empossados José Cordeiro, como vice-presidente, José Roberto, como secretário geral, Vanessa Borela, como secretária-adjunta, e Márcia Lograta, como tesoureira.
 
"Eu inicio essas palavras com muita emoção porque eu sou a primeira mulher eleita para este cargo em Taboão da Serra. E nós mulheres sabemos o peso e a responsabilidade disso", disse emocionada a recém presidente eleita, que ressaltou a importância do empoderamento para a mulher "entender que ela é capaz de chegar onde ela quiser, onde ela desejar" e que a programação deste ano na OAB será também voltada para isto.
 
Um dos desafios de sua gestão, ainda corforme revelou, é fortalecer a advocacia na região. "O foco nosso é o advogado. Ele está muito esquecido em Taboão, a desunião é absurda. A gente já faz o trabalho de assistência juduciária, em que a gente atende mais de 60 pessoas por dia [...], mas agora chegou a hora da gente olhar um pouco para o advogado, né?", afirmou.
 
Laércio Lopes, vice-presidente de Taboão da Serra, disse que sempre "torceu muito" pela presidente eleita e ressaltou que "homens de verdade torcem pelo empoderamento da mulher". "Fiz questão de vir com uma gravata rosa para homenageá-la porque ser a primeira mulher presidente aqui da OAB é motivo de grande orgulho para nós", disse.
 
O Professor Moreira, representando os vereadores da Câmara de Taboão, também compôs a mesa e parabenizou a OAB, que "é importante, democrática e que representa de fato os anseios da sociedade na luta das grandes desigualdades socias", pedindo que a instituição "esteja sempre mais próxima da população carente", que "muitas vezes procura advogados e tentando defender os seus direitos".
 
Quem também esteve presente na cerimônia foi a dra. Raquel Preto, tesoureira da Secional São Paulo. Ela defendeu a importância do papel da advocacia no resgate da cidadania e na aplicação da justiça. "Não há advocacia se não houver cidadania respeitada e reconhecida", disse enfática. "Não é possível fazer justiça sem a presença de um advogado ao lado do cidadão", completou.
 
A fala pode ser ligada a uma das prioridades do mandato da dra. Elaine, que é instalar o "OAB Concilia", projeto de oposição ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Cejusc, que dispensa a presença de um advogado para que as partes envolvidas em um conflito possam buscar um acordo.
 
Durante a cerimônia, também foram empossados os presidentes e membros das 21 comissões da OAB de Taboão da Serra.
 
 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.