Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Taboão da Serra celebra 60 anos de emancipação nesta terça-feira, dia 19

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 19/02/2019

DivulgaçãoA cidade lidera o ranking nacional de densidade demográfica

Curta o Jornal Na Net no Facebook e acompanhe as principais notícias da região! 

Taboão da Serra completa nesta terça-feira, dia 19, 60 anos de emancipação político-administrativa. Sua história de independência se iniciou em 1959, por meio de um decreto governamental que a separou da cidade mãe, Itapecerica da Serra.
 
Junto com ela, também nasceu Embu das Artes, que comemora sua emancipação na data de assinatura do decreto, enquanto Taboão comemora na data de sua publicação.
 
O município, localizado na região sudoeste da Grande São Paulo, ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de densidade demográfica, com aproximadamente 280 mil habitantes, distribuídos numa áre de 20,478km², segundo aponta o Instituto Nacional de Geografia Estatística (IBGE).
 
Aos seus 60 anos, a cidade carrega em sua história uma série de conquistas em áreas importantes para o cidadão taboanense, como a chegada da sede do Corpo de Bombeiros, da ETEC, do BomPrato e do espaço Arena Multiuso. Taboão também alcançou a marca histórica em 2018 de ser a 4º cidade que mais gerou emprego em todo o Estado de São Paulo, lugar nunca alcançado por nenhum outro município da região.
 
Como conta a história, a cidade foi emancipada por pioneiros de Itapecerica e seu nome tem relação com uma planta chamada Taboa, que existia na entrada da cidade, onde hoje é o Largo do Taboão. Os mais antigos diziam que para chegar até o município, era preciso atravessar uma das duas pontes de madeira que existiam naquele local.
 
Apesar de ter se elevado como município apenas no ginal da década de 50, sua vida começou a ter fôlego em 1910, quando um vilarejo chamado Vila Poá foi instalado nas margens dos córregos Poá e Pirajuçara. No início eram poucas casas, a maioria chácaras que produziam batatas, cenouras e mandiocas, além de diversos pomares e algumas parreiras.
 
Para comemorar os 60 anos do município, a Câmara Municipal realizará nesta terça-feira, dia 19, um a sessão solene no Cemur, localizado na praça Nicola Vivilechio, a partir das 19h.
 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.