Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Embu das Artes comemora 60 anos de emancipação nesta segunda-feira, dia 18

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 18/02/2019

DivulgaçãoEmbu foi emancipado de Itapecerica da Serra e elevado a município junto com Taboão da Serra

Curta o Jornal Na Net no Facebook e acompanhe as principais notícias da região! 

A cidade de Embu das Artes completa nesta segunda-feira, dia 18, 60 anos de emancipação política-administrativa. E em comemoração a data, a Câmara Municipal realizará no próximo sábado, dia 23, sessão solene.
 
A história de Embu começou em 1959, quando conseguiu independência de Itapecerica da Serra por meio de um plebiscito popular. A cidade das artes se elevou a município junto com Taboão da Serra, que conseguiu emancipação pelo mesmo decreto governamental de independência.
 
Embu comemora aniversário em 18 de fevereiro, data em que o decreto foi assinado. Já Taboão celebra um dia depois, em 19 de fevereiro, na data de publicação do documento.
 
O município, situado na região sudoeste da Grande São Paulo, tem 270 mil habitantes, segundo o Instituto Nacional de Geografia Estatística (IBGE), e sua fama pelas "Artes" se deve à grande feira de artesanato que acontece aos sábados, domingos e feriados no Centro Histórico, que recebe cerca de 30 mil visitantes por final de semana.
 
A influência da cultura artesã é tão grande na cidade que em 2011, por meio de plebiscito, os munícipes decidiram por mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi conhecida popularmente.
 
Outra curiosidade é que Embu está entre os 29 municípios de São Paulo considerados estâncias turísticas. E isso se deve ao fato de sua forte ligação com a arte, mas também de sua construção histórica, que começou em 1554, com a chegada dos jesuítas na região, até então habitada apenas por índios guaranis.
 
Para homenagear esta data, uma programação prevê a apresentação da Banda Municipal no Largo 21 de Abril e Sessão Solene na Câmara Municipal.
Programação:
 
18/2, às 9h - Apresentação da Banda Municipal
Local: Coreto do Largo 21 de Abril, Centro
Realização: Secretaria Municipal de Cultura
 
23/2, às 9h - Sessão Solene pelo 60º aniversário de Embu das Artes
Local: Câmara Municipal de Embu das Artes (rua Marcelino Pinto Teixeira, 50, Pq. Industrial)

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.