Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Determinação retira GCM da rua

Por Karen Santiago | 12/01/2011

gcm

Karen SantiagoGCMs estão em pontos fixos, assim como as viaturas

Por determinação do gabinete da prefeitura e solicitação da Secretária de Saúde, Michele Salles, a Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra não está realizando o patrulhamento rotineiro pelas ruas da cidade desde a última terça-feira, 4 de janeiro.

“A ordem é que temporariamente fique quatro Gcms no Distrito do Jacira, dois no Pronto Socorro e dois no Hospital novo, um no Caps AD e um no Pronto Socorro Central. A situação é emergencial”, explicou o chefe de gabinete do prefeito, Heleno Menezes.

Heleno questionado pela reportagem sobre a determinação afirmou que a principal função da GCM é cuidar do patrimônio público da cidade e que “o morador não é patrimônio público da cidade, somente os bens públicos”. Por ser sua função a GCM deveria cuidar de todo o patrimônio público, mas os únicos locais que recebem segurança são os setores de saúde, segundo apurou a reportagem do Jornal na Net.

Apesar de não ser patrimônio público, o morador está se sentindo inseguro sem os GCMs na rua. Afinal, já solicitaram atendimento, mas devido a determinação não tiveram o direito garantido, porque independentemente de serem ou não patrimônio público necessitam do atendimento, sem auxílio da GCM precisam pedir ajuda à Polícia Militar. "Já precisei dos GCMs próximo a viatura, mas eles não puderam me socorrer, porque receberam a determinação de permanecer com a viatura em um ponto fixo", disse um leitor.

Em relação às viaturas que ficam estacionadas nos dois Prontos Socorros e também no Caps AD, Heleno afirmou que as mesmas podem sim atender ocorrências, mas depois precisam retornar para o mesmo local conforme solicitação da secretária de saúde, Michele Sales. “Para saírem do local, eles (Guardas) precisam pedir autorização para o Comandante da Guarda, ou se não for possível se deslocar até o local passar a ocorrência para a Polícia Militar”, frisou.

Segundo Heleno e a Secretária de Saúde, Michele a determinação foi necessária para suprir as deficiências no PS do Jacira que está sofrendo ataques dos munícipes. “No primeiro dia do ano, um paciente agressivo quebrou a recepção e jogou uma cadeira na enfermeira. Por este motivo pedi ao prefeito para a GCM ficar no local. E no PS central”, explicou Michele.

De acordo com ela, a cidade não está desprotegida. “Para não precisar mais dos Guardas, na próxima semana seguranças de uma empresa privada serão contratados”, finalizou. A cidade já contava com seguranças, mas o contrato venceu no final de 2010, informou Heleno.

A determinação causou estranheza aos moradores da cidade e, além disso, deixou o município vulnerável sem viaturas da Guarda na rua. “Não vejo mais GCMs na rua. Sempre via e a presença deles me deixava seguro. No final da semana passada liguei para eles e fui informado que não tinham viaturas disponíveis. Isso é estranho, não entendi porque está acontecendo isso ”, comentou um leitor do site.

Uma leitora do jornal afirmou em seu comentário, que a GCM já foi reconhecida pelos serviços prestados, mas agora está desaparecida. “Não vemos um GCM na rua, todos estão em postos fixos, porque está acontecendo isso? Onde fica a segurança do munícipe e a valorização do profissional?”, questiona.

Em visita aos locais indicados, a reportagem do Jornal na Net constatou que as viaturas e os GCMs estão fazendo a segurança do local. Os Guardas foram retirados da sua função habitual de cumprir com determinação o que sempre foi realizado pela GCM.

Ocorrências em 2010

Dados divulgados com exclusividade ao Jornal na Net apontam que a Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra apresentou 514 ocorrências de variadas naturezas. Deste número, 57 foram referentes a auxílio ao público, 52 a furtos, 28 a danos e depredação ao patrimônio público, 19 a roubo, 21 a acidentes com vítimas e 44 sem vítimas. Os crimes ambientais e agressão/lesão foram combatidos 21 vezes. Além disso, a GCM da cidade realizou 63 averiguações nos últimos doze meses.

 

28º

zé alface

assim caminha a humanidade ,melhor contratar o tiririca pior que tá...

27º

bad

e seu caro valerio, pelo visto o sr deve ser bem protegido pela pm, para falar que a gcm deve fazer o papel de vigia no municipio. o sr precisa ver a lei municipal de nº833 22/09/1994, é a data de criação da gcm. outra coisa, quantas vezes o sr precisou desta gloriosa gcm? se nao precisou não a critique

26º

bad

Caro sr heleno,como o sr é assesor especial de governo, deveria saber o que diz a lei de nº833 de 22/09/1994. caso o sr nao goste da gcm deste municipio,nao critique a suas ações, pois os municipes estão a merce da criminalidade. pois é um homem que se diz publico nao sabe o que quer dizer à lei acima.

25º

GCM GOIS

Eu também não concordo com essa determinação e espero que em breve a nossa GCM esteja patrulhando as ruas e todos os própios publicos como estávamos fazendo e o melhor, dando ao cidadão itapecericano uma maior segurança e vontade de morar em nossa cidade.

24º

GCM RENATO, bacharel em Direito

A pessoa que fez esta declaração é de uma carência jurídica e social, que me deixa estarrecido. Vamos aos fatos: sobre o artigo 144, ao qual ilustríssimo assessor mencionou. Segundo o mesmo, “morador não é patrimônio.”. Pois eu digo, que o maior patrimônio do município e em especial da GCM é o cidadão Itapecericano. Mesmo que sejam feitas interpretações restritas, gramatical e literal do dispositivo constitucional precitado, tem-se que as guardas municipais podem exercer proteção à pessoa, desde que a incolumidade pública esteja sendo vulnerada por atos de terceiros. Se na cidade, a polícia estadual for impotente para pôr fim à criminalidade, o Município tem a sua parcela de responsabilidade para atuar contra a “vis inquietativa” que perturbe os munícipes. Oras, o Município é ente federativo (artigo 1º e 18 da CF/88), dentro da peculiaridade da Federação brasileira. Como tal, tem o poder de gerir tudo o que diga respeito à cidade (artigos 29, 30, 31 e 182, CF/88), por ser possuidor de autonomia, manifestada através da autonomia política, financeira, administrativa e legislativa. Entre os bens públicos, que se classificam em bens de uso comum, bens especiais e bens dominicais, estão compreendidas as ruas, praças logradouros e até o meio ambiente (artigo 225, CF/88), são considerados bens de uso comum e (artigo 3º da lei municipal 1.863/07), que fala sobre a competência da GCM. Circunstancialmente e diante de um delito, tem o dever de colaborar com a policia estadual e/ou federal, prevenindo a incidência de delitos. É evidente que a GCM tem e deve se fazer presente nos pronto socorros, porém para ficarem estagnados perdem seu rendimento, pois ao fazer o policiamento preventivo inibisse as infrações antes que ocorram. Antes de tomarem decisões deste porte, deve se tentar outras opcões, como abrir horas extras, já que segundo relatado é questão de urgência, posteriormente aumentar o efetivo da GCM.Peço desculpas aos municipes, pela nossa momentânea inoperância, e assim que possível retornaremos as ruas.

23º

Fred

LEI MUNICIPAL Nº 1.863, DE 18/12/2007 Dispõe sobre a criação do Plano de Carreira da Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra - GCMIS, e dá outras providências. CAPÍTULO I - DA GCMIS Seção I - Da Competência Art. 3º A GCMIS é uma Instituição permanente e regular, uniformizada, armada e equipada com base na hierarquia e disciplina, subordinada diretamente à autoridade do Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, dentro dos limites da Lei, destinada a: I - prestar auxílio ao público e a proteção dos bens, das instalações e dos serviços municipais; II - além do exercício regular de suas atribuições legais, aplicar auto de infração e imposição aos estabelecimentos comerciais, licenciados ou não, nos termos da Lei; III - atuar como força auxiliar dos órgãos de segurança no Município, em caráter preventivo e comunitário nos perímetros urbano e rural; IV - exercer o policiamento e a fiscalização do trânsito, mediante Convênio com outros entes da Federação; V - colaborar com o controle do tráfego de veículos no âmbito do Município. sr Helleno preste mais atenção no que se fala,pois pode se tropessar nas palavras.

22º

valerio

Pelo visto a guarda de Itapecirica está cheia de sabichões. Parabéns ao Prefeito, o art. 144 só aborda a possibilidade de criação de guardas para excluí-las expressamente da atividade policial. Policiamento eficaz se faz com qualidade e não com quantidade, não fosse verdade o Rio de Janeiro não estaria vivendo o caos que todos conhecemos. Um treinamento policial seria demais oneroso para os municípios, devendo os guardas exercer trabalho de mera vigilância. O papel do município no que tange a segurança pública esta afeito à áreas de educação, assistencia social, iluminação pública, urbanização, etc. Guardas são protetores do patrimonio do município mas tem muito Charles Bronson metido a polícia....oras concurso tem todo ano. Não precisa ser gênio, a guarda serve para guardar e a polícia para policiar. Quanta ingenuidade da população...

21º

Donizeth

Me desculpe mas vcs não sabem o que estão falando... os gcms estão fixos só nos PS, eu não vi nenhum gcm em porta de posto de saúde!!!! Em relação ao que dizem ser palavras do ,,, sr: Heledo, acho que teve mal "entendido" a equipe de segurança contratada para os PS são para dar segurança para a população e para os servidores que a todo o tempo são agredidos e ameaçadas por pessoas mal educadas, com isto os (3)gcms voltarão para as ruas.

Resposta:

Nesta quinta-feira, após a matéria, realmente eles voltaram para a rua. Poucos mais voltaram. A determinação como diz a matéria aconteceu desde a terça-feira da semana passada.

20º

ADRIANO

SÓ queria saber por que no Brasil as coisas não funcionam. Sempre aparece alguns em cargos que merece uma atenção maior,mas infelizmente inventam idéias mirabolantes. As vezes imagino que nosso municipio vive as margens de tudo. Já ouvi agumas vezes que aqui é cidade dormitório,creio que tem pessoas levando essa idéia literalmente....que sono...... Não se deram conta de como esse lugar está crescendo,as idéias de professores "pardais"não acompanham. O

19º

Francisco Contreras

A Prefeitura de Itapecerica da Serra está muito mau assessorada. O sr. Heleno Menezes desconhece totalmente a lei, o art 144 da Constituição Federal estabelece que segurança pública é dever do Estado (Entes federados, municipio, estado e união),e que compete ao muncipio a criação de guardas municipais para a proteção dos seus bens, serviços e instalações. Vejamos que em momento algum a lei trata de patrimônio, bens, serviços e instalações são bem mais que patrimônios. Tudo o que for relacionado ao bom andamento dos serviços da municipalidade é competência da guarda civil zelar.Vale lembrar que a guarda civil é ÚNICO orgão municipal inserido no capítulo da segurança pública.Se o prefeito necessitar de um assessor com melhores conhecimentos me coloco à disposição.

18º

GCM RAMOS

gostaria de dizer muita coisa,mas infelizmente não posso. então vou dizer só uma "isso é uma vergonha". obrigado a todos que reconhecem o valor desta gcm e nos desculpem por não poder fazer mais por vcs

17º

Carlos

É um absurdo o secretário João Pereira não saber o que acontece dentro de sua secretaria!!!! Sr João, seja mais ativo, tenha mais cuidado com nossa cidade, que por sinal o sr conhece muito bem, pois ja foi vereador por diversas vezes. O transito é bagunçado, o transporte coletivo é bagunçado e agora o sr está deixando bagunçar a segurança também ? Não deixe que outras pessoas fale por vc !!! Abraçe a Secretaria de Segurança e leve a sério, senão o sr coloca o seu emprego em risco.

16º

adriano

OS ( pirrius) são essas pessoas que ficam com essas motos nojentas na madrugada. Eles passam em frente as casas de moto uiuiuiuiui...uiuiuiuiui... Parece até piada,mas é verdade,muitos deles parecem passar fome,não sei como isso é permitido,já que segurança pública é obrigação do estado,e municipio. Não de terceiros se dizendo "staff" dos moradores. Mas o pior de tudo é alguém que pague por mês por isso,graças aos moradores que infelizmente contribuem pra essa prática cada vez mais comum!! pirriu iuiuiuiuioui..........se vc não os viu,com certeza ainda os verá! abraços!

Resposta:

Nunca os vi.. Qualquer coisa que precisar, estarei por aqui. Vou ver sobre o lixo, ok? Atenciosamente, Karen

15º

adriano

A Prefeitura deveria colocar os (pirrius) pra segurança do ps e hospital. Pra quem não sabe,os pirrius são aqueles que andam de moto com essa sirene cretina pela madrugada. Está cheio deles espalhados por aqui,uns até comem restos de frutas em frente ao sacolão. sei disso por que já vi pela janela,um deles arrastando uma cx de madeira pro canto. Agora lhe pergunto,esse serviço deveria ser feito por quem???? segurança pública,mas pra que tentar impedir isso,é a farra do boi....

Resposta:Quem são os Pirrius, Adriano?

14º

Ronaldo

Que reportagem esdrúxula! você entra em contradição com você mesmo. E acho que esqueceu a Palavra publica nos “o morador não é um patrimônio" "Publico" e realmente não é.E se a guarda esta passando as informações dos chamados para a Policia Militar algo esta sendo feito. Essa informação sim deveria ter sido averiguada para saber se está ocorrendo de fato o dito pela Secretaria e Secretario. E mais ja foi dito que o Secretario de segurança é outro e atraz deles que uma equipe de reportagem seria teria ido atraz. Houve um ataque a um Hospital e por isso foi solicitado a que a policia ficasse no local você prefere que a os "municipes ou vandalos" destruam o patrimonio ai sim patrimonio publico?

Resposta:Não esqueci a palavra Ronaldo. Pois, o morador é patrimônio da cidade. Há uma diferença entre patrimônio público (câmara, prefeitura, praça), com o morador. Que é patromônio da cidade, porém quem faz a Guarda da cidade é a GCM.

13º

adriano

Acredito que seja quase impossível aumentar o efetivo. Se for pra equipar com viaturas e todo equipamento necessário,terão que se humilhar por alguma verba,parece que o municipio vive com a caneca na mão. É claro que necessita de verba federal,estadual. só não consigo entender uma coisa,querem reformular o transporte alternativo. Alegam que o numero é insuficiente,não atendem mais as exigências,só depois de 15 anos foram perceber isso??? O efetivo da "gcm" também não é insuficiente pra atender toda região??? Então,devemos fazer o que,não seria a mesma questão???? Só

12º

flavia

Isto e uma vergonha, em outras cidades vemos a gcm protegeno o cidadão fazendo um ótimo trabalho como embu,cotia,tabão e outras eu estou indiginada pois já solicitei o ajuda de nossa gcm e fui muito bem atendida estes homens estão de parabens, mas está adiminstração está precisando abrir os olhos para o cidadão que paga seus impostos e precisa de segurança nas ruas.

11º

Jribeiro

Fico indignada com as palavras do assessor do nosso prefeito. Sr Heleno não fala essa besteira !!! O prefeito sabe disso ? Sabe que vc feriu todos os municipes de Itapecerica da Serra. Sr. Heleno nos deve desculpas !!!! Deve desculpas aos moradores de Itapecerica. A GCM vem fazendo um otimo trabalho, sempre cuidou do patrimonio publico e tambem das ruas.

10º

carlos

Quem é esse Heleno ? Pelo que sei o Secretario de Segurança é o Sr. João Pereira que nem é citado na matéira. A guarda Municipal é subordinada a Secretaria de Segurança e o secretario nos deve uma resposta. A coisa parece que ta totalmente bagunçada. Sr. João Pereira, o que esta acontecendo em sua secretaria? Tem gente metendo o dedo onde não é chamado. Quanto ao Sr. Heleno, que papelão falar uma coisa dessa. Pago meus impostos em dia e peço o minimo de respeito !!!!

Resposta:Carlos, em entrevista com o João Pereira, ele afirmou não saber sobre o ocorrido, por isso coloquei o sr. Heleno responsável pela decisão. Espero ter esclarecido. Atenciosamente, Karen

Flavia

Não consigo entender porque a prefeitura de Itapecerica não valoriza esses homens que arriscam suas vidas para proteger os moradores, o patrimonio público e, além disso, atender as diversas ocorrências de crime. Nas outras cidades a GCM é motivo de orgulho, e aqui em Itapecerica, quando tudo parecia ir bem, eles (prefeitura - gabinete) jogam um balde de água fria. O trabalho está sendo bem feito, porque estragar tudo? Deixa os Guardas trabalharem. Pelo que entendi, eles (prefeitura) preferem deixar os GCMs parados e deixar a cidade desprotegida. É um absurdo. Concordo que cuidar do patrimonio público é a principal função, mas de td o patrimonio, incluindo os moradores (colocação infeliz essa, hein senhor Heleno). Peço para que eles (GCMs) voltem para a rua, sinto-me mais segura. E, além disso, acredito que já está na hora de aumentar o efetivo e disponibilizar viaturas. Segurança tem que ser uma das principais prioridades da prefeitura, assim como Educação e Saúde. Pensem nisso, e deixem o ego de lado, porque eu vejo na pele que a cidade está desprotegida. Se o único jeito é contratar seguranças, então contrate, mas não deixam a cidade sem proteção.

Marcos

Será que a Prefeitura de Itapecerica da Serra está pensando em utilizar os Guardas Municipais e suas viaturas como Enfermeiros e Ambulâncias? Será que a Prefeitura no Final do Ano, não se planeja e não tem uma relação de gastos durante o próximo ano? Claro que tem! Mas para onde vão os Bilhões que é subsidiado para que a cidade cresça e se desenvola? Principalmente no âmbito educacional, saúde e segurança. Visualizamos Escolas abandonadas, professores mal remunerados, saúde precária e os Homens que poderiam nos fornecer tal serviço cuidando do Patrimônio Público? Daqui a pouco, vai ter membros da Prefeitura que vão solicitar Guardas nas portas de casa, já que estes devem achar que as mesmas são também patrimônio público!

sueli

Que colocação mais infeliz do Sr Heleno, nosso prefeito tá muito mal assessorado. Quer dizer que o municipe não é um patrimonio da cidade!!! Nos que pagamos o seu salario Sr. Heleno, que por sinal ganha muito bem pra falar essas besteiras. Estou indignada!!!!

mevio da silva neves

Sr. Heleno chefe de gabinete do prefeito, empresa privada de segurança, vai ganhar nosso dinheiro no municipio e não vai dar proteção nenhuma, não anda armados e não tem poder de polícia, não são bem capacitados para tal serviço, única coisa que diferencia do servidor público é o terno preto ou seja uniforme.apoie essa idéia concurso público! seja inteligente!

mevio da silva neves

Sr. Heleno chefe de gabinete do prefeito,o municípe são patrimonio da cidade sim, tem que ser respeitado sim, o seu bem público tem quer ser protegido sim, pois, eles que pagam seu salário e de todos os servidores público, são eles que dão poder ao vereador e ao Prefeito. sou contra, contratar serviços de segurança privada, mas sou a favor de concurso Público para proteger os orgão publico , principalmente da gurda municipal.

mevio da silva neves

de fato a GCMIS está fazendo o serviço certo, proteger patrimônio público, contra os vandalos que passa pelos orgãos para receber atendimento, ou seja, "os raivosos". GMIS existe por motivo que a Policia Militar do Estado de São Paulo é omisso, não faz o seviço correto, não protege o cidadão.

Osvaldo

Lugar de polícia é nas ruas, não para fazer segurança em postos de saúde... A simples circulação de viaturas e policiais pela cidade funcionam como policiamento preventivo, inibindo ações de marginais mau intencionados. Se as viaturas ficam sempre em locais fixos, os marginais ficam com liberdade para agir. Isso tem que acabar.

adriano

Só não entendi uma coisa,serão contratados seguranças?? Deixaram o contrato vencer,sem ao menos abrir uma licitação pra que uma nova empresa fizesse esse trabalho?? ninguém sabia que o contrato se encerraria em 2010?? Tem coisas que não da pra entender,não é a toa que tem muito GCM que busca um novo trabalho. Ser humano não se sente valorizado se entristece a cada dia,as vezes tem no sangue servir as pessoas. Ai,o cidadão se vê enfiado num ps,próximo concurso da PM o mesmo já está com sua inscrição na mão. Viver do retrocesso melhor buscar novos horizontes mesmo,água parada apodrece.. Tudo isso na cidade de pedra.... positivo e operante...comando..

irineu ferreira de souza

empresa de segurança, mais ja nao tem a guarda municipal, nao seria mais facil almentar o efetivo, ao inves de pagar uma empresa privada.

26/04/2017

Homens são presos em flagrante por furto em estabelecimento comercial em Taboão

Policiais da RP conseguiram prender em flagrante dois homens que estavam furtando objetos de um...

25/04/2017

Polícia Rodoviária Federal divulga Balanço da operação Tiradentes

Durante a Operação Tiradentes da Polícia Rodoviária Federal 2017 que ocorreu entre os dias 20 e...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

19/04/2017

Polícia apreende carro com placa adulterada em Embu

Policias do CGP suspeitaram de um individuo que estava em um veiculo Celta de cor vermelha. Ao...

19/04/2017

Mulher é presa efetuando compras com cartão clonado em Taboão

Policiais conseguiram efetuar a prisão de uma mulher que efetuava compras com cartão clonado em...

17/04/2017

Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais da região

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma...

12/04/2017

Prefeitura lacra asilo clandestino onde idoso morreu em Taboão

Depois da morte de um idoso e a remoção de outros seis de um asilo clandestino localizado na Rua...

12/04/2017

Policiais encontram armas e munições em carro abandonado em Itapecerica

 

Policiais do 25º BPM conseguiram aprender duas armas que estavam dentro de um carro...

11/04/2017

GCM acha idoso morto e outros 6 em cárcere privado num abrigo clandestino

Após ouvirem gritos de socorro e pedidos de ajuda vizinhos de um imóvel localizado na rua...

11/04/2017

PM prende homem que realizava roubos em Taboão com simulacro de pistola

Policiais militares conseguiram prender na tarde desta terça-feira (11), um individuo que...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.