Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Determinação retira GCM da rua

Por | 12/01/2011

gcm

Karen SantiagoGCMs estão em pontos fixos, assim como as viaturas

Por determinação do gabinete da prefeitura e solicitação da Secretária de Saúde, Michele Salles, a Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra não está realizando o patrulhamento rotineiro pelas ruas da cidade desde a última terça-feira, 4 de janeiro.

“A ordem é que temporariamente fique quatro Gcms no Distrito do Jacira, dois no Pronto Socorro e dois no Hospital novo, um no Caps AD e um no Pronto Socorro Central. A situação é emergencial”, explicou o chefe de gabinete do prefeito, Heleno Menezes.

Heleno questionado pela reportagem sobre a determinação afirmou que a principal função da GCM é cuidar do patrimônio público da cidade e que “o morador não é patrimônio público da cidade, somente os bens públicos”. Por ser sua função a GCM deveria cuidar de todo o patrimônio público, mas os únicos locais que recebem segurança são os setores de saúde, segundo apurou a reportagem do Jornal na Net.

Apesar de não ser patrimônio público, o morador está se sentindo inseguro sem os GCMs na rua. Afinal, já solicitaram atendimento, mas devido a determinação não tiveram o direito garantido, porque independentemente de serem ou não patrimônio público necessitam do atendimento, sem auxílio da GCM precisam pedir ajuda à Polícia Militar. "Já precisei dos GCMs próximo a viatura, mas eles não puderam me socorrer, porque receberam a determinação de permanecer com a viatura em um ponto fixo", disse um leitor.

Em relação às viaturas que ficam estacionadas nos dois Prontos Socorros e também no Caps AD, Heleno afirmou que as mesmas podem sim atender ocorrências, mas depois precisam retornar para o mesmo local conforme solicitação da secretária de saúde, Michele Sales. “Para saírem do local, eles (Guardas) precisam pedir autorização para o Comandante da Guarda, ou se não for possível se deslocar até o local passar a ocorrência para a Polícia Militar”, frisou.

Segundo Heleno e a Secretária de Saúde, Michele a determinação foi necessária para suprir as deficiências no PS do Jacira que está sofrendo ataques dos munícipes. “No primeiro dia do ano, um paciente agressivo quebrou a recepção e jogou uma cadeira na enfermeira. Por este motivo pedi ao prefeito para a GCM ficar no local. E no PS central”, explicou Michele.

De acordo com ela, a cidade não está desprotegida. “Para não precisar mais dos Guardas, na próxima semana seguranças de uma empresa privada serão contratados”, finalizou. A cidade já contava com seguranças, mas o contrato venceu no final de 2010, informou Heleno.

A determinação causou estranheza aos moradores da cidade e, além disso, deixou o município vulnerável sem viaturas da Guarda na rua. “Não vejo mais GCMs na rua. Sempre via e a presença deles me deixava seguro. No final da semana passada liguei para eles e fui informado que não tinham viaturas disponíveis. Isso é estranho, não entendi porque está acontecendo isso ”, comentou um leitor do site.

Uma leitora do jornal afirmou em seu comentário, que a GCM já foi reconhecida pelos serviços prestados, mas agora está desaparecida. “Não vemos um GCM na rua, todos estão em postos fixos, porque está acontecendo isso? Onde fica a segurança do munícipe e a valorização do profissional?”, questiona.

Em visita aos locais indicados, a reportagem do Jornal na Net constatou que as viaturas e os GCMs estão fazendo a segurança do local. Os Guardas foram retirados da sua função habitual de cumprir com determinação o que sempre foi realizado pela GCM.

Ocorrências em 2010

Dados divulgados com exclusividade ao Jornal na Net apontam que a Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra apresentou 514 ocorrências de variadas naturezas. Deste número, 57 foram referentes a auxílio ao público, 52 a furtos, 28 a danos e depredação ao patrimônio público, 19 a roubo, 21 a acidentes com vítimas e 44 sem vítimas. Os crimes ambientais e agressão/lesão foram combatidos 21 vezes. Além disso, a GCM da cidade realizou 63 averiguações nos últimos doze meses.

 

22/05/2018

PM é encontrado morto com um tiro na perna em Embu das Artes

Um policial militar foi encontrado morto com um tiro de arma de f

18/05/2018

Polícia prende homem com carro clonado em Embu das Artes

Policias efetuaram a prisão de homem que dirigia um carro clonado na noite de quinta-feira 17 na...

18/05/2018

DHPP prende 76 homens em operação contra pedofilia em São Paulo

A Polícia Civil prendeu, até o momento, 76 pessoas que armazenavam e compartilhavam imagens...

18/05/2018

Polícia de Taboão prende dois suspeitos de roubo mostrados em reportagem

A equipe da Delegacia Seccional de Taboão da Serra prendeu em flagrante, na manhã desta...

18/05/2018

Família busca por menina de 13 anos que está desaparecida desde quinta 17

Uma adolescente identificada como Daniela Quiarelo, 13 anos, aluna da Escola Estadual Laurita...

17/05/2018

Operação de combate à pedofilia prende 132 pessoas em flagrante

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que mais de 1 milhão de arquivos (entre...

17/05/2018

Empresário de Taboão morre durante assalto a padaria no Morumbi

Um homem morreu e um policial fiou ferido na noite desta quarta-feira (16), em um tiroteio...

16/05/2018

GCM prende dois suspeitos de assalto e receptação em Itapecerica da Serra

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra prendeu, na tarde da última terça-feira (15),...

15/05/2018

Acusados de matar delegado da Polícia Federal no Morumbi moravam em Taboão

Os dois acusados de matar o delegado da Polícia Federal Mauro Sérgio Salles Abdo, baleado dentro...

23/05/2018

Caminhoneiros voltam a fechar BR em Embu das Artes contra preço do diesel

Pelo terceiro dia seguido, caminhoneiros protestam contra a alta no preço do diesel e bloqueiam...

23/05/2018

Johnatan Noventa aprova projeto para sinalizar locais com acidentes frequentes

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 22, o...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.