Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Determinação retira GCM da rua

Por | 12/01/2011

gcm

Karen SantiagoGCMs estão em pontos fixos, assim como as viaturas

Por determinação do gabinete da prefeitura e solicitação da Secretária de Saúde, Michele Salles, a Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra não está realizando o patrulhamento rotineiro pelas ruas da cidade desde a última terça-feira, 4 de janeiro.

“A ordem é que temporariamente fique quatro Gcms no Distrito do Jacira, dois no Pronto Socorro e dois no Hospital novo, um no Caps AD e um no Pronto Socorro Central. A situação é emergencial”, explicou o chefe de gabinete do prefeito, Heleno Menezes.

Heleno questionado pela reportagem sobre a determinação afirmou que a principal função da GCM é cuidar do patrimônio público da cidade e que “o morador não é patrimônio público da cidade, somente os bens públicos”. Por ser sua função a GCM deveria cuidar de todo o patrimônio público, mas os únicos locais que recebem segurança são os setores de saúde, segundo apurou a reportagem do Jornal na Net.

Apesar de não ser patrimônio público, o morador está se sentindo inseguro sem os GCMs na rua. Afinal, já solicitaram atendimento, mas devido a determinação não tiveram o direito garantido, porque independentemente de serem ou não patrimônio público necessitam do atendimento, sem auxílio da GCM precisam pedir ajuda à Polícia Militar. "Já precisei dos GCMs próximo a viatura, mas eles não puderam me socorrer, porque receberam a determinação de permanecer com a viatura em um ponto fixo", disse um leitor.

Em relação às viaturas que ficam estacionadas nos dois Prontos Socorros e também no Caps AD, Heleno afirmou que as mesmas podem sim atender ocorrências, mas depois precisam retornar para o mesmo local conforme solicitação da secretária de saúde, Michele Sales. “Para saírem do local, eles (Guardas) precisam pedir autorização para o Comandante da Guarda, ou se não for possível se deslocar até o local passar a ocorrência para a Polícia Militar”, frisou.

Segundo Heleno e a Secretária de Saúde, Michele a determinação foi necessária para suprir as deficiências no PS do Jacira que está sofrendo ataques dos munícipes. “No primeiro dia do ano, um paciente agressivo quebrou a recepção e jogou uma cadeira na enfermeira. Por este motivo pedi ao prefeito para a GCM ficar no local. E no PS central”, explicou Michele.

De acordo com ela, a cidade não está desprotegida. “Para não precisar mais dos Guardas, na próxima semana seguranças de uma empresa privada serão contratados”, finalizou. A cidade já contava com seguranças, mas o contrato venceu no final de 2010, informou Heleno.

A determinação causou estranheza aos moradores da cidade e, além disso, deixou o município vulnerável sem viaturas da Guarda na rua. “Não vejo mais GCMs na rua. Sempre via e a presença deles me deixava seguro. No final da semana passada liguei para eles e fui informado que não tinham viaturas disponíveis. Isso é estranho, não entendi porque está acontecendo isso ”, comentou um leitor do site.

Uma leitora do jornal afirmou em seu comentário, que a GCM já foi reconhecida pelos serviços prestados, mas agora está desaparecida. “Não vemos um GCM na rua, todos estão em postos fixos, porque está acontecendo isso? Onde fica a segurança do munícipe e a valorização do profissional?”, questiona.

Em visita aos locais indicados, a reportagem do Jornal na Net constatou que as viaturas e os GCMs estão fazendo a segurança do local. Os Guardas foram retirados da sua função habitual de cumprir com determinação o que sempre foi realizado pela GCM.

Ocorrências em 2010

Dados divulgados com exclusividade ao Jornal na Net apontam que a Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra apresentou 514 ocorrências de variadas naturezas. Deste número, 57 foram referentes a auxílio ao público, 52 a furtos, 28 a danos e depredação ao patrimônio público, 19 a roubo, 21 a acidentes com vítimas e 44 sem vítimas. Os crimes ambientais e agressão/lesão foram combatidos 21 vezes. Além disso, a GCM da cidade realizou 63 averiguações nos últimos doze meses.

 

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

14/10/2017

Dono de bar mata cliente com golpe de facão na nuca e fere ex-mulher em Taboão

Um crime absurdo deixou em choque os moradores da Vila Indiana, em Taboão da Serra, neste...

13/10/2017

PM recupera motocicleta roubada com ajuda de rastreador em Embu das Artes

Policiais do 36º BPM recuperaram na tarde desta sexta-feira (13), uma motocicleta que havia sido...

11/10/2017

Dono do Pátio de veículo de Embu vai responder em liberdade

João Gomes Netto, 67, proprietário do Pátio de veículos de Embu das Artes foi preso na noite...

11/10/2017

Equipe de Ronda Escolar apreende grande quantidade de drogas em Itapecerica

O Batalhão de polícia da Ronda Escolar conseguiu apreender na tarde desta quarta-feira (11), um...

09/10/2017

Pontos de ônibus de Itapecerica da Serra e Embu viram alvo de assaltantes

Moradores das cidades de Itapecerica da Serra e Embu das Artes reclamam dos constantes assaltos...

03/10/2017

PM prende acusados de roubar R$ 300 mil em aparelhos celulares da Casas Bahia

A Polícia Militar prendeu dois homens acusados de roubarem 225 celulares na manhã desta...

27/09/2017

PC prende dois traficantes com maconha, cocaína e lança-perfume em Taboão

Policiais da Delegacia de Investigação de entorpecentes efetuaram a prisão de dois traficantes...

27/09/2017

Operação Força Metropolitana acontecerá até às 22h em Taboão

Uma operação denominada “Força Metropolitana”, foi desencadeada na tarde desta quarta-feira...

26/09/2017

Seccional de Taboão desarticula quadrilha de tráfico que agia na região

A Delegacia Seccional de Taboão da Serra realiza desde as primeiras horas da manhã desta...

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

16/10/2017

Músicos do Futuro farão novo concerto na Câmara de Taboão nesta quarta, 18

A Orquestra Associação Músicos do Futuro (OAMF) fará novo concerto na Câmara Municipal de Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.