Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Moradores de Itapecerica reclamam de enchentes e situação de obras na nove de Julho

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 30/01/2019

DivulgaçãoConforme explicaram os moradores, por conta da espessura e do material que é feito, os tubos não aguentam a força da água e acabam saindo do lugar

Curta o Jornal Na Net no Facebook e acompanhe as principais notícias da região! 

Os moradores de Itapecerica da Serra procuraram o Jornal Na Net para relatarem as constantes enchentes e a precariedade das obras que estão sendo feitas no córrego Avenida Nove de Julho. Segundo relatam, a via "está sendo transtornada por enchentes" e que "todo ano é a mesma coisa". Eles também reclamaram da situação das obras emergências que começaram a ser feitas. Procurada, porém, a prefeitura disse que a "informação sobre possíveis deficiências na instalação da tubulação não procede". 

"Agora tem uma empresa aqui fazendo [...], mas parece que não tem engenheiro", disse um dos moradores à reportagem. Conforme ainda explicaram, por conta da espessura e do material que é feito, os tubos não aguentam a força da água e acabam saindo do lugar em que foram colocados."

"Eles fizeram aqui a primeira parte, mas já saiu tudo. Não tem nenhuma placa dizendo que emprsa está fazendo, qual engenheiro está assinando e quanto está sendo gasto. O pessoal da nove de julho está preocupado com o que está acontecendo", completa ainda o morador.

A reportagem ouviu a Prefeitura, que respondeu por meio de nota que "a informação sobre possíveis deficiências na instalação da tubulação no córrego da avenida 9 de Julho não procede. Iniciada há duas semanas, a obra ainda não foi concluída devido às constantes chuvas que levam à paralisação dos trabalhos.

Não foram identificados erros na instalação. A erosão foi resultado de descartes como utensílios domésticos, materiais de construção e lixo em geral, provocando tamponamento no sistema.

O volume de chuva nas últimas semanas foi atípico, como consta nos registros pluviométricos. A calha do Rio M’boi Mirim, que recebe as águas do córrego da 9 de Julho e todos os outros córregos do município, não suportaram, causando assim extravasamento no sistema.

Pedimos que a população colabore com o serviço que está sendo realizado não jogando lixo nos córregos, o que causa bloqueio na passagem de água e facilita a possibilidade de transbordamento.

A canalização do córrego da Avenida 9 de Julho é uma reivindicação da população e trará bons frutos aos moradores."

 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.