Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Comunidade Sto. Antônio de Embu recebe ajuda

Por Karen Santiago | 10/01/2011

projeto

Karen SantiagoIntegrantes do projeto visitaram moradores e ouviram suas queixas

Visando encontrar soluções para os problemas de Moradia, Energia, Lazer e Água do bairro Santo Antônio em Embu das Artes, um grupo de cerca de 40 pessoas, estão reunidos desde a última quinta-feira, 6 de janeiro, até sábado dia 15, no município. O grupo formado por moradores, estudantes das universidades UFSCAR, USP e MIT dos EUA visita as residências, anota os problemas e discutem na sede da Ong Família Inês as possíveis soluções para aquele bairro.

Os problemas são levantados e discutidos em sub-grupos divididos em cada tema a ser solucionado em curto prazo. O trabalho é grande e várias ideias tomam conta do ambiente, que é repleto de dedicação e amor ao próximo.

“Os estudantes de engenharia da MIT realizam esse trabalho de parceria em diversos países, no período de um semestre. Logo no início do semestre eles estudam a cultura, linguagem e tecnologia do país a ser visitado. O objetivo é se colocar no lugar daquela família e achar solução. Os alunos estão encantados com a experiência e a oportunidade de conhecer novas culturas”, disse Karine Yuki da Universidade MIT.

Os problemas e soluções são específicos para cada bairro visitado, como o Zé Mineiro e Morumbi II. “A definição do problema é essencial para uma abordagem correta da solução, se não se identificar o problema correto a solução não servirá de nada”, explicou Miguel Chaves da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Miguel, neste domingo, dia 9, quatro problemas foram diagnosticados para serem resolvidos nesta semana. “Água não potável para beber na comunidade Zé Mineiro, falta de melhoria do espaço comunitário campo de futebol, falta de espaço de lazer para crianças e falta de piso apropriado nas casas da comunidade Zé Mineiro”, aponta Miguel.

Os problemas foram divididos por grupos. “O grupo "água não potável para beber" já coletou água em diversos pontos da comunidade do Zé Mineiro, onde os problemas se mostram mais graves. A ideia é analisar a água nas diversas fases desde a nascente até a ingestão do morador a fim de entender os tipos de contaminação e pensar em formas de tratamento. Além disso, o grupo enxergou também um problema relacionado à população, que deve ser instruída para algumas práticas de proteção da água e das fontes”, disse Miguel.

Os outros grupos, cada um com problema irão tratar do “campo de futebol”, “espaço de lazer para as crianças”, dos pisos das casas da comunidade do Zé Mineiro. “A ideia é instruir a população em uma maneira de fazer uma espécie de mosaico com os azulejos encontrados na cooperativa da região (que eram jogados como entulho) para preencher o chão das casas, que atualmente são de terra batida”, finalizou.

Miguel Chaves frisou que desde esta segunda-feira, 10 de janeiro, os grupos trabalham em ideias mais concretas de solução. Além disso, buscam ideias que sobreponham os problemas de espaço e dinheiro por meio de técnicas de criatividade e inovação.

projeto_2

Grupos se reuniram para debater os problemas em cada bairro

projeto_1

Grupo unido pelo mesmo ideal, ajudar a solucionar problemas da comunidade

ONG Família Inês

Criada há sete anos a ONG Família Inês nasceu de um grupo de amigos que se reuniu com objetivo de amenizar os problemas das crianças do bairro Santo Antônio. “Observando as dificuldades realizamos festas de dia das crianças, entrega de ovos de páscoa, entre outros divertimentos para a criançada. O projeto supre a necessidade de lazer, ajudando no direcionamento das crianças”, comentou Fabiano integrante da ONG.

A ONG aderiu ao projeto Santo Antônio por meio de Mônica, que conheceu Miguel na igreja. “Quando o Miguel me explicou sobre o projeto, me interessei, porque o projeto é muito bom. Miguel veio a uma reunião da ONG e se apresentou aos integrantes do Projeto. Agora o projeto é desenvolvido na sede. Sinto que ajudei a comunidade, é muito bom ver o pessoal empenhado ”, finalizou Mônica.

Neide Martins

OI! sou mãe de usuario de droga e envolvido c/o trafico, apesar de esse problema hj afetar infelizmente quase todas as familias, a descriminação ainda é muito grande e nós familiares nos sentimos muito sós dentro deste problema, preciso de uma palavra amiga, que me acenda uma luz para enfrentar este problema. Obrigada

ANTONIO MORAES PINTO

Parbesn pelo projeto e iniciativa do bairro e membros deste projeto

Carlinhos

É isso aí Alex, gostaríamos de deixar em aberto a possibilidade de vc conhecer o nosso projeto e o nosso bairro e covidá-lo a fazer parte do nosso objetivo. Precisamos de pessoas com idéias novas e a todos que acreditam que juntos podemos melhorar as vidas de algumas pessoas que precisam, por favor se sintam convidados.

Alex

Desculpem a falta de tato, fui um pouco rude. Mas vejo que houve alguma correção no texto, apesar de ainda estar muito repetitivo. voltando ao assunto, É uma iniciativa brilhante, e saber o qto pessoas comuns estam envolvidas e engajadas em coisas tão simples e ao mesmo tempo necessárias. Se nossos chamados governantes fizessem 1% desse esforço, com certeza seriamos uma nação melhor.

Carlinhos

Parabéns pessoal pela iniciativa, vcs do JD. Santo Antônio estão de parabéns. Quanto ao comentário do ALEX, Graças a DEUS que pelo menos teve alguém que acreditou no trabalho destas pessoas e resolveu divulgar o que está acontecendo, PARBÉNS KAREN SANTIAGO

Alex

Parabéns aos envolvidos no projeto. É bom saber que existem pessoas sérias e bem intencionadas nesse planeta. Porém a pessoa que redigiu essa matéria precisa fazer um curso de português e outro de redação.

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

06/04/2017

Festival Gastronômico no Extra Taboão acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de abril

Entre os dias 07 e 09 de abril de 2017 (12h às 22h) o Taboão vai ficar ainda mais delicioso! O...

05/04/2017

Moradores do Monte Alegre investem em monitoramento e sinalização contra o crime

Cansados da violência e sem conseguir se proteger contra os assaltos cada vez mais frequentes na...

03/04/2017

Concurso do Tribunal de Justiça terá vagas pra Taboão, Embu e Itapecerica

Taboão da Serra, Embu das Artes, Cotia, Itapecerica da Serra e São Lourenço, estão entre as...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

25/04/2017

Secretária de Inclusão de Itapecerica fecha parceria com iniciativa privada

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra e a Associação de...

25/04/2017

Vinttage Music Bar estreia com show de Helena Monteiro

A inauguração oficial da casa acontece nesta segunda-feira, dia 24, a partir das 19h, com shows...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.