Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Comunidade Sto. Antônio de Embu recebe ajuda

Por Karen Santiago | 10/01/2011

projeto

Karen SantiagoIntegrantes do projeto visitaram moradores e ouviram suas queixas

Visando encontrar soluções para os problemas de Moradia, Energia, Lazer e Água do bairro Santo Antônio em Embu das Artes, um grupo de cerca de 40 pessoas, estão reunidos desde a última quinta-feira, 6 de janeiro, até sábado dia 15, no município. O grupo formado por moradores, estudantes das universidades UFSCAR, USP e MIT dos EUA visita as residências, anota os problemas e discutem na sede da Ong Família Inês as possíveis soluções para aquele bairro.

Os problemas são levantados e discutidos em sub-grupos divididos em cada tema a ser solucionado em curto prazo. O trabalho é grande e várias ideias tomam conta do ambiente, que é repleto de dedicação e amor ao próximo.

“Os estudantes de engenharia da MIT realizam esse trabalho de parceria em diversos países, no período de um semestre. Logo no início do semestre eles estudam a cultura, linguagem e tecnologia do país a ser visitado. O objetivo é se colocar no lugar daquela família e achar solução. Os alunos estão encantados com a experiência e a oportunidade de conhecer novas culturas”, disse Karine Yuki da Universidade MIT.

Os problemas e soluções são específicos para cada bairro visitado, como o Zé Mineiro e Morumbi II. “A definição do problema é essencial para uma abordagem correta da solução, se não se identificar o problema correto a solução não servirá de nada”, explicou Miguel Chaves da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Miguel, neste domingo, dia 9, quatro problemas foram diagnosticados para serem resolvidos nesta semana. “Água não potável para beber na comunidade Zé Mineiro, falta de melhoria do espaço comunitário campo de futebol, falta de espaço de lazer para crianças e falta de piso apropriado nas casas da comunidade Zé Mineiro”, aponta Miguel.

Os problemas foram divididos por grupos. “O grupo "água não potável para beber" já coletou água em diversos pontos da comunidade do Zé Mineiro, onde os problemas se mostram mais graves. A ideia é analisar a água nas diversas fases desde a nascente até a ingestão do morador a fim de entender os tipos de contaminação e pensar em formas de tratamento. Além disso, o grupo enxergou também um problema relacionado à população, que deve ser instruída para algumas práticas de proteção da água e das fontes”, disse Miguel.

Os outros grupos, cada um com problema irão tratar do “campo de futebol”, “espaço de lazer para as crianças”, dos pisos das casas da comunidade do Zé Mineiro. “A ideia é instruir a população em uma maneira de fazer uma espécie de mosaico com os azulejos encontrados na cooperativa da região (que eram jogados como entulho) para preencher o chão das casas, que atualmente são de terra batida”, finalizou.

Miguel Chaves frisou que desde esta segunda-feira, 10 de janeiro, os grupos trabalham em ideias mais concretas de solução. Além disso, buscam ideias que sobreponham os problemas de espaço e dinheiro por meio de técnicas de criatividade e inovação.

projeto_2

Grupos se reuniram para debater os problemas em cada bairro

projeto_1

Grupo unido pelo mesmo ideal, ajudar a solucionar problemas da comunidade

ONG Família Inês

Criada há sete anos a ONG Família Inês nasceu de um grupo de amigos que se reuniu com objetivo de amenizar os problemas das crianças do bairro Santo Antônio. “Observando as dificuldades realizamos festas de dia das crianças, entrega de ovos de páscoa, entre outros divertimentos para a criançada. O projeto supre a necessidade de lazer, ajudando no direcionamento das crianças”, comentou Fabiano integrante da ONG.

A ONG aderiu ao projeto Santo Antônio por meio de Mônica, que conheceu Miguel na igreja. “Quando o Miguel me explicou sobre o projeto, me interessei, porque o projeto é muito bom. Miguel veio a uma reunião da ONG e se apresentou aos integrantes do Projeto. Agora o projeto é desenvolvido na sede. Sinto que ajudei a comunidade, é muito bom ver o pessoal empenhado ”, finalizou Mônica.

Neide Martins

OI! sou mãe de usuario de droga e envolvido c/o trafico, apesar de esse problema hj afetar infelizmente quase todas as familias, a descriminação ainda é muito grande e nós familiares nos sentimos muito sós dentro deste problema, preciso de uma palavra amiga, que me acenda uma luz para enfrentar este problema. Obrigada

ANTONIO MORAES PINTO

Parbesn pelo projeto e iniciativa do bairro e membros deste projeto

Carlinhos

É isso aí Alex, gostaríamos de deixar em aberto a possibilidade de vc conhecer o nosso projeto e o nosso bairro e covidá-lo a fazer parte do nosso objetivo. Precisamos de pessoas com idéias novas e a todos que acreditam que juntos podemos melhorar as vidas de algumas pessoas que precisam, por favor se sintam convidados.

Alex

Desculpem a falta de tato, fui um pouco rude. Mas vejo que houve alguma correção no texto, apesar de ainda estar muito repetitivo. voltando ao assunto, É uma iniciativa brilhante, e saber o qto pessoas comuns estam envolvidas e engajadas em coisas tão simples e ao mesmo tempo necessárias. Se nossos chamados governantes fizessem 1% desse esforço, com certeza seriamos uma nação melhor.

Carlinhos

Parabéns pessoal pela iniciativa, vcs do JD. Santo Antônio estão de parabéns. Quanto ao comentário do ALEX, Graças a DEUS que pelo menos teve alguém que acreditou no trabalho destas pessoas e resolveu divulgar o que está acontecendo, PARBÉNS KAREN SANTIAGO

Alex

Parabéns aos envolvidos no projeto. É bom saber que existem pessoas sérias e bem intencionadas nesse planeta. Porém a pessoa que redigiu essa matéria precisa fazer um curso de português e outro de redação.

23/07/2017

Agência do BB de Taboão é acusada de manter funcionários em condições insalubres

O Sindicato interrompeu as atividades em uma agência do Banco do Brasil no centro de Taboão da...

23/07/2017

Empresário de Taboão está desaparecido e família pede ajuda para encontrá-lo

O empresário e morador de Taboão da Serra conhecido como Fábio Mario Martins, da Fator Veículos,...

07/07/2017

Fernando e Analice Fernandes inauguram Arena Multiuso com festa

A obra que teve a participação da deputada estadual Analice Fernandes, acaba de ser inaugurada,...

04/07/2017

Manifestantes fazem ato em Taboão contra reintegração de posse em área no Laguna

Um pequeno grupo de moradores de uma área invadida no parque Laguna no limite entre Taboão da...

02/07/2017

Cratera na rua Mário Latorre continua aberta em Taboão da Serra

Há uma semana uma verdadeira cratera está aberta na rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, em...

01/07/2017

Abertura do Quentão de Taboão reuniu autoridades e amplo público

A abertura do Quentão do Taboão nesta sexta-feira, 30, marcou a inauguração da Arena Multiuso de...

27/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

26/06/2017

1ª Caminhada contra as drogas mobiliza Embu-guaçu e reúne mais de 2 mil pessoas

Mais de duas mil pessoas participaram da 1ª Caminhada contra as drogas realizada pelos Policiais...

21/06/2017

Polícia Militar vai dobrar quantidade de motos da Rocam em Taboão e Embu

Desde o dia 8 de junho o tenente-coronel PM Marcos Vitiello assumiu o comando do 36º Batalhão de...

26/07/2017

Como falar com você mesmo no WhatsApp; dica é útil para salvar informações

Criar uma conversa para falar com você mesmo no WhatsApp pode ser útil para salvar uma foto e...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.