Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Comunidade Sto. Antônio de Embu recebe ajuda

Por Karen Santiago | 10/01/2011

projeto

Karen SantiagoIntegrantes do projeto visitaram moradores e ouviram suas queixas

Visando encontrar soluções para os problemas de Moradia, Energia, Lazer e Água do bairro Santo Antônio em Embu das Artes, um grupo de cerca de 40 pessoas, estão reunidos desde a última quinta-feira, 6 de janeiro, até sábado dia 15, no município. O grupo formado por moradores, estudantes das universidades UFSCAR, USP e MIT dos EUA visita as residências, anota os problemas e discutem na sede da Ong Família Inês as possíveis soluções para aquele bairro.

Os problemas são levantados e discutidos em sub-grupos divididos em cada tema a ser solucionado em curto prazo. O trabalho é grande e várias ideias tomam conta do ambiente, que é repleto de dedicação e amor ao próximo.

“Os estudantes de engenharia da MIT realizam esse trabalho de parceria em diversos países, no período de um semestre. Logo no início do semestre eles estudam a cultura, linguagem e tecnologia do país a ser visitado. O objetivo é se colocar no lugar daquela família e achar solução. Os alunos estão encantados com a experiência e a oportunidade de conhecer novas culturas”, disse Karine Yuki da Universidade MIT.

Os problemas e soluções são específicos para cada bairro visitado, como o Zé Mineiro e Morumbi II. “A definição do problema é essencial para uma abordagem correta da solução, se não se identificar o problema correto a solução não servirá de nada”, explicou Miguel Chaves da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Miguel, neste domingo, dia 9, quatro problemas foram diagnosticados para serem resolvidos nesta semana. “Água não potável para beber na comunidade Zé Mineiro, falta de melhoria do espaço comunitário campo de futebol, falta de espaço de lazer para crianças e falta de piso apropriado nas casas da comunidade Zé Mineiro”, aponta Miguel.

Os problemas foram divididos por grupos. “O grupo "água não potável para beber" já coletou água em diversos pontos da comunidade do Zé Mineiro, onde os problemas se mostram mais graves. A ideia é analisar a água nas diversas fases desde a nascente até a ingestão do morador a fim de entender os tipos de contaminação e pensar em formas de tratamento. Além disso, o grupo enxergou também um problema relacionado à população, que deve ser instruída para algumas práticas de proteção da água e das fontes”, disse Miguel.

Os outros grupos, cada um com problema irão tratar do “campo de futebol”, “espaço de lazer para as crianças”, dos pisos das casas da comunidade do Zé Mineiro. “A ideia é instruir a população em uma maneira de fazer uma espécie de mosaico com os azulejos encontrados na cooperativa da região (que eram jogados como entulho) para preencher o chão das casas, que atualmente são de terra batida”, finalizou.

Miguel Chaves frisou que desde esta segunda-feira, 10 de janeiro, os grupos trabalham em ideias mais concretas de solução. Além disso, buscam ideias que sobreponham os problemas de espaço e dinheiro por meio de técnicas de criatividade e inovação.

projeto_2

Grupos se reuniram para debater os problemas em cada bairro

projeto_1

Grupo unido pelo mesmo ideal, ajudar a solucionar problemas da comunidade

ONG Família Inês

Criada há sete anos a ONG Família Inês nasceu de um grupo de amigos que se reuniu com objetivo de amenizar os problemas das crianças do bairro Santo Antônio. “Observando as dificuldades realizamos festas de dia das crianças, entrega de ovos de páscoa, entre outros divertimentos para a criançada. O projeto supre a necessidade de lazer, ajudando no direcionamento das crianças”, comentou Fabiano integrante da ONG.

A ONG aderiu ao projeto Santo Antônio por meio de Mônica, que conheceu Miguel na igreja. “Quando o Miguel me explicou sobre o projeto, me interessei, porque o projeto é muito bom. Miguel veio a uma reunião da ONG e se apresentou aos integrantes do Projeto. Agora o projeto é desenvolvido na sede. Sinto que ajudei a comunidade, é muito bom ver o pessoal empenhado ”, finalizou Mônica.

Neide Martins

OI! sou mãe de usuario de droga e envolvido c/o trafico, apesar de esse problema hj afetar infelizmente quase todas as familias, a descriminação ainda é muito grande e nós familiares nos sentimos muito sós dentro deste problema, preciso de uma palavra amiga, que me acenda uma luz para enfrentar este problema. Obrigada

ANTONIO MORAES PINTO

Parbesn pelo projeto e iniciativa do bairro e membros deste projeto

Carlinhos

É isso aí Alex, gostaríamos de deixar em aberto a possibilidade de vc conhecer o nosso projeto e o nosso bairro e covidá-lo a fazer parte do nosso objetivo. Precisamos de pessoas com idéias novas e a todos que acreditam que juntos podemos melhorar as vidas de algumas pessoas que precisam, por favor se sintam convidados.

Alex

Desculpem a falta de tato, fui um pouco rude. Mas vejo que houve alguma correção no texto, apesar de ainda estar muito repetitivo. voltando ao assunto, É uma iniciativa brilhante, e saber o qto pessoas comuns estam envolvidas e engajadas em coisas tão simples e ao mesmo tempo necessárias. Se nossos chamados governantes fizessem 1% desse esforço, com certeza seriamos uma nação melhor.

Carlinhos

Parabéns pessoal pela iniciativa, vcs do JD. Santo Antônio estão de parabéns. Quanto ao comentário do ALEX, Graças a DEUS que pelo menos teve alguém que acreditou no trabalho destas pessoas e resolveu divulgar o que está acontecendo, PARBÉNS KAREN SANTIAGO

Alex

Parabéns aos envolvidos no projeto. É bom saber que existem pessoas sérias e bem intencionadas nesse planeta. Porém a pessoa que redigiu essa matéria precisa fazer um curso de português e outro de redação.

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

24/09/2017

Itapecerica debateu enfrentamento da Violência contra as Mulheres

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

24/09/2017

14º Festival de Flores e Plantas marcou a chegada da primavera em Embu

O 14º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes ocorrido neste final de semana celebra em...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.