Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Defesas Civis realizam ações em Taboão e Embu

Por Karen Santiago | 6/01/2011

cata_bagulho

ArquivoA operação Cata Bagulho é uma das ações das Defesas Civis

Visando diminuir enchentes, entupimentos de bocas de lobo e deslizamentos de terra, as Defesas Civis das cidades de Taboão da Serra e Embu das Artes já começaram desde o ano passado a realizar operações como: Cata Bagulho, Limpeza de Bueiros, Monitoramento de Áreas de Risco e Vistorias em casas com rachaduras e possíveis riscos de desmoronamentos.

A Defesa Civil de Taboão da Serra realizou a Operação Cata Bagulho em mais de 92 bairros, cerca de 1.400 ruas e avenidas, 40 mil residências e comércios, além de atender mais de 120 mil moradores. Com a operação, aproximadamente 500 caminhões com bagulhos o equivalente a 4.500 toneladas foram retirados da cidade de Taboão.

“Com a operação diminuímos a incidência de colchões, armários nas ruas e córregos, que ficaram mais limpos e a água flui com mais facilidade. Atingimos o objetivo de manter a limpeza e a ordem nas vias públicas da cidade”, avaliou Edson Galina, engenheiro da Defesa Civil.

Em relação às áreas com risco de deslizamento, o engenheiro afirmou que a cidade conta com 60 áreas de risco, cerca de 10 mil famílias moram nestas áreas, segundo dados da Defesa Civil. “Estas áreas são definidas desde 2009 em 147 setores, 12 com risco muito alto, 46 com risco alto, 39 risco médio e 50 baixo”, explicou.

De acordo com Edson Galina estas áreas são monitoradas com freqüência no período de chuvas, “neste período essas áreas são prioridade”, disse. Edson contou que o órgão recebe mais de 20 ligações por dia, sendo que cerca de seis são referentes a vistorias de casas com rachaduras.

edson

Edson Galina explica ações da Defesa Civil

A previsão para este ano é que chova em torno de 5% a 8% a mais que no verão passado, “por isto é necessário que ações preventivas como estas sejam realizadas”, finalizou Galina. A Defesa Civil de Taboão conta atualmente com 80 colaboradores, de outras secretárias, dois engenheiros civis, dois fiscais, quatro vistoriadores e quatro acionadores efetivos, a coordenação do órgão fica a cargo de Carlos Senna.

Em Embu, a Defesa Civil também monitora intensamente as áreas de risco no período de chuvas que começou em Dezembro e se encerra em Março, dia 31. O órgão também faz leituras dos pluviômetros instalados no Parque Rizzo para medir a intensidade das chuvas acumuladas no mês de dezembro.

Com a leitura dos equipamentos pode-se constatar que até o dia 22/12 choveu o equivalente  181,5 mm, e os dias em que mais choveram foram 13,14 e 16/12 com um acumulado de 72 mm, colocando a Defesa Civil em alerta ao risco de deslizamentos, logo que, com este acumulo se atinge o limite de saturação do solo.

Para ajudar nesta prevenção a Secretaria de Serviços Urbanos coloca a disposição 15 funcionários para fazer o desassoreamento e limpeza dos córregos, das bocas de lobo bairro a bairro, e uma equipe com 200 pessoas para a varrição das ruas com a intenção de ajudar a diminuir os pontos de alagamentos existentes na região.

Ações das Defesas Civis
As Defesas Civis realizam outras ações, coordenadas por uma equipe de engenheiros como: Vistorias Técnicas de Risco em edificações; Vistorias de Risco em barrancos, principalmente ocupados por famílias de baixa renda; Acompanhamento técnico em obras emergências, Coordenação de Limpezas de vias públicas pós chuvas; Trabalho em conjunto com os Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana e Monitoramento de áreas de risco.

Serviço:

Defesa Civil de Taboão:
O atendimento no número 199 acontece até as 20h, após esse horário a ligação é transferida para a GCM (153) ou para a Prefeitura que acionam a qualquer momento os integrantes do órgão.

Para acionar a Defesa Civil de Embu ligue: (11) 4785-1270.

Com colaboração de Ricardo Vaz (Assessoria de Taboão da Serra) e Cintia Capodicasa (Assessoria de Embu).

24/09/2017

14º Festival de Flores e Plantas marcou a chegada da primavera em Embu

O 14º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes ocorrido neste final de semana celebra em...

15/09/2017

Projeto Horta em Pet realiza novas oficinas em Embu das Artes

A Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, em parceria com a prefeitura municipal de Embu das...

14/09/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza de córregos

Um forte trabalho de limpeza e desassoreamento dos córregos de Taboão da Serra vem sendo...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

15/08/2017

Onça encontrada em empresa em SP vai voltar para a natureza até sexta-feira

10/08/2017

teste

teste

06/08/2017

Prefeitura de Taboão da Serra realiza limpeza nos córregos da cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Manutenção, está realizando o...

06/08/2017

Em Embu das Artes, Jardim Nova República e São Marcos recebem oficina de horta

No município de Embu das Artes, situado na região oeste da Grande São Paulo, um projeto...

24/09/2017

Itapecerica debateu enfrentamento da Violência contra as Mulheres

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por...

24/09/2017

Matematicando transforma Parque das Hortênsias em sala de aula ao ar livre

Pelo terceiro ano seguido o Parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, se transformou em uma...

24/09/2017

14º Festival de Flores e Plantas marcou a chegada da primavera em Embu

O 14º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes ocorrido neste final de semana celebra em...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.