Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Taboão ultrapassa Embu em casos de Dengue

Por Karen Santiago | 3/01/2011

dengue

Karen SantiagoPneus abandonados ao ar livre podem acumular água e criar criadouros do mosquito da Dengue

Dados divulgados com exclusividade ao Jornal na Net apontam que a cidade de Taboão da Serra ultrapassou Embu das Artes em número de casos de Dengue em 2010. Taboão contabilizou 273 casos suspeitos, destes 219 foram confirmados sendo 129 autóctones (contraídos no município) e 90 importados.

Em Embu das Artes foram registrados 131 casos, sendo 87 autóctones e 44 importados. Já em Itapecerica, foram notificados (suspeitos) 30 casos, onze deles se confirmaram e são importados.

Segundo o Diretor de Vigilância Epidemiológica de Itapecerica e Taboão, Milton Parron o número de casos registrados em Taboão se dá devido à área que é praticamente urbana e a temperatura que é mais alta que a cidade de Itapecerica, por exemplo. “Como a cidade é urbana e não tem quase nenhuma área rural, o mosquito não tem para onde se deslocar e como a temperatura é mais alta o mosquito se prolifera”, explicou.

Apesar do número elevado de casos em Taboão, Parron, ressaltou que a situação não é alarmante. “Estamos longe de epidemia de dengue”, frisou. Milton afirmou que os médicos e enfermeiros estão recebendo o alerta para os casos que ainda podem surgir. “Eles estão preparados para encaminhar ao Laboratório e Vigilância Epidemiológica os casos suspeitos”,  finalizou.

Dengue no Estado de São Paulo

Os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo através do Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), mostra que dos 370 municípios onde foram feitos o levantamento, 24, apresentam risco de surto, ou seja, mais de 4% das residências pesquisadas tinham larvas do mosquito. Boa parte das cidades está localizada nas regiões norte e nordeste do país.

O Governo da Cidade de Embu já prepara ações de combate à dengue. Os profissionais da saúde já estão em treinamento e reciclagem. Também, serão feitos investimentos em materiais para a prevenção da doença e garantir o atendimento a todos os casos suspeitos e/ou confirmados. Além disso, na segunda-feira, 3/12, foi realizada a primeira reunião intersecretarial com o objetivo formar uma brigada de combate à dengue. Os encontros serão periódicos e o grupo discutirá ações integradas para conscientização da população de seu papel no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Foram registrados, em 2010, quase 150 mil casos de dengue no estado de São Paulo, matando 127 pessoas. Em 2009, 238 municípios do estado tiveram transmissão de dengue, já em 2010 esse número mais de dobrou, passando para 507. A previsão é que transmissão ocorra em 100% dos municípios.

Saiba como não contrair a Dengue


A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A fêmea pode colocar até 200 ovos por vez e as larvas saem e de cinco a sete dias se transformam em mosquitos na fase adulta. Mas não basta retirar a água o local tem que ser limpo, pois os ovos resistem, por até um ano, aderidos à parede do recipiente.
 

“A Fêmea pica durante o dia, por este motivo o número de casos em Itapecerica é importado, pois os moradores são picados em outras cidades”, ressaltou Milton Parron.

Por isso é importante redobrar o cuidado para não permitir que objetos do dia-a-dia tornem-se criadouros do mosquito como os recipientes que acumulam água. Lembre-se, não basta retirar a água, tem que mantê-los limpos. As caixas d’água devem ser mantidas fechadas e colocar telas no “ladrão”. Quando utilizar tonéis para armazenar água, não se esqueça de mantê-los fechados e procure limpá-los semanalmente.

As calhas entupidas e lajes também podem ser grandes criadouros. É importante verificar periodicamente esses locais e remover a água acumulada. Os pratinhos de plantas devem ser limpos semanalmente ou colocar areia até a borda. Já para as plantas aquáticas, os vasos devem ser lavados com água e sabão, utilizando uma escova, ao menos uma vez na semana. E por fim, manter os sacos de lixo fechados e as lixeiras tampadas que impede, ainda, a aproximação de outros animais que podem trazer doenças como os ratos. 

Veja os sintomas da dengue:
• Febre alta
• Dor de cabeça
• Dor atrás dos olhos
• Dor no corpo e nas juntas
• Manchas vermelhas pelo corpo

Os dados sobre os cuidados a serem tomados e de casos em Embu e no Estado de São Paulo foram cedidos por Júlio Marcondes (Assessor da Prefeitura de Embu das Artes).

adriano fco

Alguém poderia me responder por que os emails enviados pra prefeitura nunca são respondidos?? Será que tem alguém lá pra olhar isso,ou só pra bater papo e tomar café,eis a questão. Por que se for contar quantos já enviei,nunca obti nenhuma resposta,isso por que coloco todos os meus contatos lá. pra que existe o site então??? Só pra propaganda das " obras" do exmo prefeito. Vejo com tristeza essas informações de que não existe epidemia,só casos isolados. Mas existe prevenção nas casas dos moradores,nunca vi ninguém bater em casa pra falar nada a respeito. ou muito menos deixar um canal pra isso,pra que possamos denunciar morador que coloca recipientes plásticos em casa,deixando como risco os seus vizinhos. Não posso obriga-lo a limpar sua casa,e pelo jeito a prefeitura tbm não. pelo email da secretária de saúde ninguém responde,se tiver outro telefone que "funcione"de verdade,agradeço a quem puder me ajudar.

Resposta:Entre em contato pelo número 4668 6000

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

29/04/2017

Vacina contra o vírus H1N1 pretende imunizar 64 mil pessoas em Taboão

A Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza H1N1, organizada pelo Ministério da Saúde,...

19/04/2017

Vacinação contra gripe pretende imunizar 10 milhões de paulistas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta segunda-feira (17) a vacinação contra...

17/04/2017

Médicos de Itapecerica participam de oficina promovida pela Prefeitura

O setor de Educação Permanente da Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra promoveu,...

07/04/2017

TaboãoPrev recebe o 2º Ciclo de Palestras para Saúde do Servidor

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Taboão da Serra retoma, na próxima...

06/04/2017

Emoção e saudosismo marcam aniversário do CMHR Arco Íris em Itapecerica

Uma grande festa celebrou a comemoração de 25 anos do Centro Municipal de Habilitação e...

24/03/2017

Mutirão de saúde no AME Taboão, HGP e HGIS termina neste sábado, 25

Termina neste sábado, 25, o mutirão de saúde realizado pelo governo do estado para antecipar...

17/03/2017

Hospital Geral de Taboão, de Itapecerica e AME terão mutirão de saúde do governo

O governo do estado vai realizar um mutirão de saúde entre os dias 18 e 25 de março.Durante o...

15/03/2017

Campanha de Saúde celebra Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Itapecerica da...

07/03/2017

AME Taboão da Serra tem bom índice de aprovação pelos usuários e pacientes

A pesquisa anual de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde apontou uma média de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.