Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Coral das Artes de Embu encerra atividades

Por Karen Santiago | 3/01/2011

coral1

DivulgaçãoÚltima apresentação aconteceu em dezembro de 2010

O Coral das Artes de Embu encerrou suas atividades com dois concertos no mês de dezembro. Após dezessete anos, o Coral que mais levou o nome da “Terra das Artes” para vários países e estados de São Paulo, segundo o Maestro Daniel, precisou interromper sua trajetória por falta de recursos e patrocínio da prefeitura e secretaria de Cultura.

“Decidimos encerrar as atividades em um consenso entre os componentes do coral. O principal motivo para interromper a trajetória foi à falta de apoio do prefeito Chico Brito que não facilitou o nosso trabalho, afinal fazíamos tudo por nossa conta”, explicou o maestro Daniel.

Magoado, o regente Daniel, contou a Reportagem do Jornal na Net que uma vez o coral precisou viajar em um ônibus de linha porque não contou com os ônibus da prefeitura. “Chegamos ao local, e nos deparamos com os outros corais que foram em ônibus reservados e disponibilizados pela prefeitura de cada cidade, só nosso coral não contava com o apoio e o incentivo”.

O coral que é uma Instituição Privada também não contava com um local para ensaio. “O local onde ensaiávamos (centro da melhor idade) ficou proibido para os ensaios, eles trocaram a fechadura da porta e precisamos procurar outros locais, como a Igreja Batista. Já chegamos a ensaiar em escadas. Recebíamos o apoio dos vice-prefeitos ”, disse.

De acordo com Daniel, o coral tentou participar do projeto: Pontos de Cultura que contou com o investimento de R$ 1,4 milhão parte do governo federal e municipal, mas não conseguiu ser contemplado. “Faziamos o nosso trabalho com muito amor e gosto. A turma era unida e dedicada, mas acabou. Não conseguimos fazer todo o trabalho sem apoio e interesse da prefeitura”, finalizou.

O Coral das Artes Embu deixa o legado de um invejável currículo onde se destacam o título de melhor coral da Grande São Paulo e terceiro melhor do Estado, no Mapa Cultural Paulista, organizado pelo Governo Estadual e o primeiro lugar em concurso promovido pela União Cultural Brasil – Estados Unidos.

Além de se apresentar em espaços nobres como Memorial da América Latina, Mosteiro de São Bento, Teatro Guaira, em Curitiba, Catedral Evangélica de São Paulo e Teatro Municipal de Campina Grande, na Paraíba. Cantou sob a égide de grandes corporações como Banco do Brasil, Banespa, Banco Itaú, Petrobrás entre outros.

O Coral também participou de festivais nacionais e internacionais em diversos Estados do Brasil, além de Argentina, Itália e Portugal. Ao maestro Daniel Vieira e coralistas a nossa homenagem e gratidão pelas grandes e memoráveis concertos que nos propiciaram.

Questionado sobre o término das atividades do Coral, o secretário de Cultura, Paulo de Oliveira explicou ao Jornal na Net que por se tratar de uma instituição privada e por não constar nenhum pedido formal de ajuda a secretaria assim como a prefeitura não pode ajudar o Coral.

De acordo com o secretário, a prefeitura tomou ciência da crise pela qual o coral estava passando e até tentou marcar uma reunião com os integrantes, mas segundo Paulo, nenhum componente compareceu.

Em relação ao transporte e local para ensaiar, Paulo de Oliveira ressaltou que a secretária não pode disponibilizar nenhum serviço da prefeitura, sem o registro de pedido formal. Sobre os Pontos de Cultura, o secretário esclareceu que o edital é aberto acompanhado pelo Ministério de Cultura e que todos os ganhadores que foram contemplados possuem todas as documentações em dia. “Todos os projetos juntos atendem mais de mil pessoas”, finalizou.

 

marcos toledo

só consegui ler essa matéria agora e sou amigo pessoal do ex-secretario da cultura do município . um pecado o coral acabar.

26/05/2017

1º Fórum de Cultura & Arte de Embu das Artes acontece neste sábado (27)

A Secretária Municipal de Cultura irá realizar no próximo sábado (27), O primeiro Fórum...

25/05/2017

Abolição da escravatura é comemorada com atividades culturais em Taboão

Dia 13 de maio é comemorado a Abolição da Escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada...

22/05/2017

Seminário com autoridades debate racismo em Itapecerica

Raças, credos e gêneros, todos juntos discutindo uma sociedade sem discriminação, mais...

10/05/2017

Festa de Santa Cruz anima público com diversidade de cultura popular

As secretarias de Cultura e a de Turismo da Prefeitura de Embu das Artes realizaram nos dias 5,...

05/05/2017

Ricardo Ozcar lança segundo CD no Pé da Serra em Embu

Explodiu! Na véspera de feriado, 30/04, a Casa de Shows Pé da Serra, em Embu das Artes, foi o...

13/04/2017

Encenação da Paixão de Cristo de Taboão acontece nesta sexta (14)

A maior e mais tradicional Paixão de Cristo da região acontecerá nesta sexta-feira, 14, no...

12/04/2017

Em Taboão, Desfile de 7 de Setembro abordará “A Evolução da Arte do Mundo”

Após ouvir sugestões de diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e...

09/04/2017

Prefeitura de Taboão inicia inscrições para o Coral da Cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra abre neste mês de abril as inscrições para o Coral da Cidade....

06/04/2017

VIII Noite da Pizza da Músicos do Futuro acontece neste sábado em Taboão

A Associação Músicos do Futuro, entidade parceira da Prefeitura de Taboão da Serra, realiza...

06/04/2017

Ucrânia e sua arte Milenar: Exposição é destaque no Itapecerica Shopping

De 8 a 22 de abril, o Itapecerica Shopping receberá a exposição “Pêssankas: Ucrânia e sua arte...

26/05/2017

Avó de menino que morreu ao cair do 19º andar é acusada de abandono de incapaz

O cidade de Taboão está em choque com a tragédia que vitimou uma criança de 4 anos que morreu...

26/05/2017

Escolas de Embu, Itapecerica e Taboão abrem vagas para programa de reforço

Programa de reforço abre inscrições para vagas em escolas estaduais das regiões de Embu,...

26/05/2017

Problemas de coluna na infância conheça as causas e os tratamentos

É cada vez mais frequente crianças apresentarem reclamações sobre incômodos e dores nas costas,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.